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Biblioteca

O material educativo do IASEA baseia-se em melhores práticas, e experiências bem sucedidas em escolas públicas no Brasil e no exterior.

Aqui selecionamos uma coletânea de estudos e publicações sobre o Ensino Socioemocional e Socioambiental. O objetivo dessas publicações é difundir o conhecimento e auxiliar organizações e escolas na replicação de dinâmicas escolares bem sucedidas.

ENSINO SOCIOEMOCIONAL

 

Dias de Paz: a abertura das escolas paulistas para a comunidade

 

O Programa Abrindo Espaços promoveu a abertura de escolas públicas nos fins de semana, com oferta de atividades de esporte, lazer, cultura, inclusão digital e preparação inicial para o mundo do trabalho. O programa contribuiu para romper o isolamento institucional da escola e fazê-la ocupar papel central na articulação da comunidade, estimulando a convivência entre grupos diferentes e favorecendo a resolução de conflitos pela via da negociação.

 

Mais educação, menos violência: caminhos inovadores do programa de abertura das escolas públicas nos fins de semana

 

Por meio da criação e implantação do Programa Abrindo Espaços, a UNESCO no Brasil teve a oportunidade de atuar como laboratório de idéias, ajudando a criar as diretrizes metodológicas de um programa nacional baseado na cultura de paz, com o objetivo de propor um espaço de inclusão social e de valorização da escola pública.

 

 

Paz, como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas

 

Paz, para ser vivida, tem de ser construída, dia a dia, nos pequenos atos, de onde germinam as grandes transformações. Paz é para ser realizada, não só idealizada. Paz se faz, não é dada. O Programa Abrindo Espaços vem contribuindo para redefinir o papel da escola e firmá-la como referência entre os jovens. Ao ampliar o acesso a atividades de lazer, cultura e esporte, cria oportunidades para que os jovens exercitem valores como a não-violência, a liberdade de opinião e o respeito mútuo, fortalecendo suas noções de identidade no grupo social.

Escolas de Paz

 

O livro é dedicado a jovens, professores, diretores e animadores que acreditam ser possível construir uma cultura de paz. Esta publicação baseia-se em pesquisa de avaliação, tendo como pano de fundo o cotidiano e quadro de percepções dos jovens, animadores, professores  e diretores de escolas relacionadas com o Programa Escolas de Paz, parceria entre a Unesco e  a Secretaria Estadual de Educação do RJ. O livro tem o objetivo de refletir sobre o alcance social da experiência, colaborar com correções no processo e servir de modelo para propostas de replicação, contribuindo para a formulação de políticas públicas para a juventude.

Escolas Inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas

 

O estudo tem como objetivo dar visibilidade a uma série de experiências que vem sendo desenvolvidas em escolas públicas de 14 regiões metropolitanas brasileiras. As diversas experiências apresentadas colaboraram significativamente para a prevenção e  enfrentamento de situações de violência nas escolas, e apresentaram repercussões diretas na qualidade da educação e no rendimento escolar dos alunos.

 

Escola que protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes

 

 

Dentre os problemas mais pungentes que as escolas públicas têm  enfrentado no Brasil, estão as diversas formas de violência cometidas contra crianças e adolescentes, inclusive no ambiente familiar. A análise desse quadro social revela que as marcas físicas visíveis no corpo deixam um rastro de marcas psicológicas invisíveis e profundas. Combater a teia de violência que muitas vezes começa dentro de casa e em locais que deveriam abrigar, proteger e socializar  é uma tarefa que somente poderá ser cumprida pela mobilização de uma rede de proteção integral, onde a escola se destaca como possuidora de responsabilidade social ampliada.

Percepções dos alunos sobre as repercussões da violência nos estudos e na integração social na escola

 

Esse texto evidencia as percepções de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio sobre as repercussões da violência na escola  para os seus estudos, e como são suas relações com os demais atores das instituições de ensino. Aponta principalmente os efeitos negativos na violência no rendimento escolar e nas relações sociais.

 

Violência nas Escolas: dez abordagens européias

 

A escola, um ambiente social antes considerado seguro, deixou de ter essa característica, não só no Brasil, mas em numerosos países do mundo. O presente trabalho corresponde a uma abertura de horizontes aonde, na integração de diferentes disciplinas, como a psicologia, a criminologia, a psicossociologia, as ciências da educação e a sociologia, são discutidas experiências bem sucedidas em dez países europeus. Renomados especialistas apresentam o estado da arte em seus países, abordando temas conceituais, causas dos fenômenos, implicações, experiências e políticas públicas.

 

 

Pathways to success for youth: What counts in after-school

 

O relatório Caminhos para o sucesso na juventude: a importância do contraturno escolar discute os resultados de uma pesquisa sobre os efeitos e resultados de atividades de educação complementar no contraturno escolar em  Massachusetts, EUA. Este estudo foi concebido para responder às seguintes questões: Como a participação em um programa no contraturno escolar pode afetar uma criança? Que fatores são suscetíveis para a condução de programas de alta qualidade? Quais aspectos dos programas são mais propensos a promover resultados positivos?

Safe and sound: An educational leader’s guide to evidence-based SEL programs

 

A publicação Seguro e Sadio: Um guia educacional sobre programas de Aprendizagem Social e Emocional revisa 80 programas de aprendizagem social e emocional projetados para uso em salas de aula. Entre os programas, existem alguns mais abrangentes e outros mais focados, tais como programas para a educação sobre drogas ou programas contra a violência. O guia também oferece orientação para os líderes educacionais sobre como integrar  esforços, normalmente isolados, com outras atividades da escola, fornecendo instrução acadêmica para integração.

Social and emotional learning and student benefits: Implications for the Safe School/Healthy Students core elements

 

O estudo Os benefícios da aprendizagem social e emocional para os alunos: Implicações e elementos fundamentais para Escolas Seguras / Estudantes Saudáveis pesquisa os efeitos mais recentes da ASE para estudantes e inclui estratégias para a implementação de programas. O documento explica como funciona a ASE, demonstra como o programa pode ser uma importante ferramenta integrativa de prevenção de vários problemas adolescentes, e demonstra claramente o papel significativo da ASE na promoção do desenvolvimento saudável e desempenho escolar de todos os alunos.

 

 

Social and Emotional Learning and Bullying Prevention

 

O bulying é um problema a ser enfrentado em esfera global. As escolas podem tomar medidas específicas para melhorar o clima entre os alunos e incentivar interações positivas destinadas a reduzir o assédio físico e psicológico. A prevenção do bullying é totalmente congruente com a ASE, que pode ser incorporada em atividades curriculares. Os objetivos do relatório Aprendizagem Social e Emocional e a Prevenção do Bullying são: (a) fornecer uma descrição básica da  estrutura de ASE para escolas, (b) ilustrar a relação entre fatores sociais e emocionais e o bullying, e (c) explicar como as atividades de ASE podem ser implementadas para a prevenção do bullying.

 

Leading an SEL school – steps to implement social and emotional learning for all students

 

O guia Gestão de Programas ASE nas Escolas - Passos para implementar o aprendizado social e emocional para todos os alunos destaca o papel que a aprendizagem social e emocional pode desempenhar na formação de escolas seguras e estudantes saudáveis. Descreve os passos para a implementação, de forma sustentável, de programas ASE de alta qualidade, fornece conselhos práticos, descreve as lições aprendidas e aponta as melhores ferramentas para implementação e sustentação de um programa ASE. Todo o processo  é apresentado de forma concisa e objetiva.

 

School-family partnership strategies to enhance children’s social, emotional, and academic growth

 

Escolas e as famílias têm um papel essencial a desempenhar na promoção do desenvolvimento emocional positivo e desempenho escolar das crianças. Quando os educadores e os pais trabalham juntos como parceiros, eles aumentam  as chances de sucesso. O guia Estratégias de parcerias Escola-Família para aumentar o desenvolvimento social, emocional e acadêmico das crianças fornece aos educadores métodos e estratégias para promover o desenvolvimento social, emocional e acadêmico das crianças por meio de ações e atividades em parcerias entre as escolas e as famílias.

 

The Impact of After-School Programs that Promote Personal and Social Skills 

 

Há evidências de que a forma como os jovens gastam seu tempo fora do horário normal da escola, e aonde, têm implicações importantes no seu desenvolvimento. Infelizmente estimativas apontam que milhões de crianças permanecem sem supervisão de um adulto por algum período de tempo depois da escola, o que coloca os jovens em situações de risco, como uso de drogas, e exposição a outros fatores de ameaça comportamental. O estudo O Impacto de Programas de Contraturno escolar que promovem Habilidades Pessoais e Sociais mostra como os jovens se beneficiam quando passam o tempo envolvidos em atividades estruturadas e monitoradas.

 

Positive impact of social and emotional learning for kindergarten to eighth-grade students: Findings from three scientific reviews 

 

O relatório Impacto positivo da aprendizagem social e emocional para estudantes do jardim de infância a oitava série resume os resultados de três grandes pesquisas sobre o impacto dos programas de ASE em (i) alunos inicialmente identificados com graves problemas emocionais ou comportamentais no contexto escolar,  (ii) escolas com alunos  identificados sem graves problemas emocionais ou comportamentais, mas com baixo rendimento escolar, (iii) participantes de programas de educação complementar no contraturno escolar.

 

Social, emotional, and academic learning: Complementary goals for school-family partnerships

 

A casa e a escola são os mais poderosos e impactantes ambientes para o desenvolvimento de crianças e jovens. Atingir os objetivos gerais da educação torna-se mais fácil quando o foco na aprendizagem social e emocional é consistentemente reforçado tanto no contexto escolar quanto no familiar. O estudo Aprendizagem social, emocional e acadêmica: metas complementares para parcerias escola-família estabelece a importância de se ampliar as parcerias escola-família, enquanto aborda e examina  estratégias que podem apoiar  famílias e educadores nesse processo colaborativo.

 

 

How leadership influences student learning

 

A efetiva liderança na educação faz toda a diferença na melhoria da aprendizagem. Não há nada de novo, especial ou controverso sobre essa idéia. O estudo Como a liderança influencia a aprendizagem do aluno mostra que o que ainda não é muito claro, mesmo depois de várias décadas de esforços para a renovação da escola, é como a questão da liderança é fundamental, como esses efeitos são importantes na promoção do ensino de qualidade, e quais são os ingredientes essenciais para a liderança de sucesso.

 

Relating to Romeo: Connecting students and curricula

 

Relativo a Romeu: Conectando estudantes e currículo relata como um professor na Inglaterra utiliza  a ASE de forma inovadora para aumentar o interesse dos seus alunos, e maior envolvimento, em literatura e redação. “Que situações poderiam estressar Romeu e Julieta? Pergunta o professor Amy Corvino para seus alunos. Mãos levantam-se rapidamente e os alunos disparam: As famílias são inimigas! Eles vivem um caos! Eles querem casar! Romeo está sendo banido! A ama de Julieta a traiu!”

Safe and sound: An educational leader’s guide to evidence-based SEL programs

 

A publicação Seguro e Sadio: Um guia educacional sobre programas de Aprendizagem Social e Emocional revisa 80 programas de aprendizagem social e emocional projetados para uso em salas de aula. Entre os programas, existem alguns mais abrangentes e outros mais focados, tais como programas para a educação sobre drogas ou programas contra a violência. O guia também oferece orientação para os líderes educacionais sobre como integrar  esforços, normalmente isolados, com outras atividades da escola, fornecendo instrução acadêmica para integração.

Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: Uma pesquisa de mensuração para apoiar políticas  públicas

 

Preparar as crianças e jovens para os desafios do século 21 supõe criar condições para o desenvolvimento de todas as competências necessárias para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal em um mundo cada vez mais exigente. 

Desenvolvimento Sócio-Emocional de um Grupo de Crianças de uma Turma do 1º Ano de Escolaridade

 

Os professores de alunos com problemas de comportamento confrontam-se, diariamente, com enormes desafios, na medida em que a agressividade, a impulsividade, a falta de autocontrole, a desconcentração e o desrespeito pela autoridade manifestada por estas crianças colocam em risco o sucesso da aprendizagem, as relações saudáveis entre os alunos e o clima positivo na sala de aula. Na planificação da intervenção os professores deverão ter em consideração não só objetivos relacionados com as aprendizagens acadêmicas, mas também a promoção do desenvolvimento social e, particularmente, de comportamentos socialmente adequados que facilitem a socialização dos alunos.

 

 

Avaliação de impacto de um programa de prevenção de competências sócio-emocionais no bem-estar dos professores

 

O presente estudo visa analisar o impacto de um programa de competências sócio-emocionais – o MindUP - em um grupo de professores. Para isso, foram avaliados quatro componentes de funcionamento dos docentes - burnout, auto-eficácia, mindfulness e bem-estar – em dois momentos diferentes: antes e após a aplicação do programa.

 

Promoção de Competências Sócio-Emocionais em Crianças do Ensino Básico

 

Este estudo envolveu a elaboração, aplicação e avaliação de um programa de promoção de competências sócio-emocionais numa turma do 4.º ano de escolaridade do Ensino Básico. O programa desenvolveu-se em 14 sessões, no âmbito das atividades de formação cívica, e os temas foram: comunicação não verbal (identificação das emoções em si próprio, nos outros e regulação das emoções); desenvolvimento pessoal (promoção da autoestima e comportamento assertivo); e desenvolvimento social (resolução de conflitos interpessoais). 

 

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. 

 

O presente estudo tem o objetivo de oferecer subsídios filosóficos e teóricos para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas instituições escolares. Nas considerações finais, reflete-se sobre as implicações da transformação do olhar em relação ao desenvolvimento humano e processo ensino-aprendizagem na prática do professor, principal protagonista na mudança do cenário educacional.

 

Do tecer ao remendar: os fios da competência socio-emocional

 

A educação de infância surge como uma importante estratégia de prevenção ao ajudar crianças a desenvolver com segurança as suas competências sociais e emocionais. Por seu lado os educadores devem estar conscientes da importância da competência social e dos comportamentos interpessoais como requisito essencial para uma boa adaptação da criança, tanto no presente, como no seu desenvolvimento futuro.

 

Avaliação Integrada de Matemática, Habilidades Socioemocionais e Resolução Colaborativa de Problemas

 

Desde 2009, os resultados dos estudos realizados anualmente pela Mind Lab indicam que a utilização do “Programa MenteInovadora”, que já beneficiou milhares de professores e alunos em todo o mundo, desenvolvendo habilidades e competências, provoca impactos positivos no incremento da proficiência dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento, no desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e socioemocionais, e na prática pedagógica dos professores. 

 

Programas de prevenção e intervenção que promovem relações positivas entre pares na primeira infância

 

Em condições ótimas, as crianças aprendem durante os anos pré-escolares habilidades sociais essenciais que lhes possibilitam fazer e manter as primeiras amizades e conviver bem como membros de seus grupos. Crianças que apresentam atrasos na aquisição dessas competências socioemocionais correm maior risco de ter, no ingresso na escola primária, problemas com outros estudantes e dificuldades de comportamento que podem evoluir para dificuldades emocionais graves e comportamentos antissociais na adolescência. A promoção do desenvolvimento socioemocional durante os anos pré-escolares é, portanto, uma prioridade.

 

ENSINO SOCIOAMBIENTAL

 

Olhar Perceptivo - Teoria e prática de Sensopercepção em Educação Ambiental

 

Este livro apresenta vivências integradas para a educação ambiental. São atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção e da tomada de conhecimento através dos sentidos. A sensopercepção contribui para que grupos sociais específicos intervenham de forma coletiva, organizada e qualificada na gestão do uso dos recursos ambientais; nas decisões que afetam a qualidade ambiental; e na formulação, redirecionamento, fortalecimento e execução de políticas públicas que contribuam para a promoção da sustentabilidade.

Olhar Perceptivo - Atividades de Sensopercepção em ações de Educação Ambiental

 

Este trabalho aborda o papel da sensopercepção em ações de educação ambiental e ações com grupos nas áreas de turismo, relações humanas, psicologia e cultura. Busca contribuir também para os cuidados com o corpo no dia a dia, visando maior qualidade de vida para as pessoas que participam destas ações.

 

 

Nonformal Environmental Education Programs: Guidelines for Excellence

 

O guia Programas de Educação Ambiental Não-formais: Diretrizes para a Excelênciaoferece um conjunto de recomendações para a concepção e implementação de programas não-formais de educação ambiental. As diretrizes apresentam características de qualidade, design e implementação para programas de  Educação Ambiental. O estudo fornece ferramentas que podem ser usadas para garantir uma base sólida para a implementação de novos programas ou para desencadear melhorias em programas existentes. O objetivo geral das orientações é  facilitar  processos de ensino que levem à qualidade ambiental no dia a dia.

 

Guidelines for the Preparation & Professional Development of Environmental Educators 

 

O guia Diretrizes para a Preparação e Desenvolvimento Profissional de Educadores Ambientais oferece recomendações sobre conhecimentos e habilidades básicas que educadores necessitam para oferecer uma educação ambiental de alta qualidade. Este conjunto de diretrizes tem sido usado no treinamento para professores de educação ambiental.

 

Environmental Education Materials: Guidelines for Excellence

 

O guia Materiais para Educação Ambiental: Diretrizes para Excelência fornece um conjunto de recomendações para o desenvolvimento e seleção de materiais instrutivos para a  educação ambiental. Estas orientações visam ajudar no desenvolvimento de guias de atividades, planos de aula e outros materiais instrutivos de alta qualidade. O livro  proporciona aos educadores um instrumento para avaliar  materiais de educação ambiental existentes, e criar novos modelos a partir de necessidades pedagógicas específicas.

 

Excellence in Environmental Education: Guidelines for Learning

 

O guia Excelência em Educação Ambiental: Diretrizes para a Aprendizagem oferece aos alunos, pais, educadores, administradores, políticos e público em geral um conjunto de regras comuns para a educação ambiental. As diretrizes visam apoiar  esforços locais e estaduais ficados na impotância da educação ambiental. Estas orientações definem determinados padrões para a educação ambiental de qualidade, com base no que uma pessoa ambientalmente instruída deve saber e ser capaz de fazer. O guia usa conceitos de melhores práticas existentes  no campo para delinear critérios fundamentais para a educação ambiental.

 

Early Childhood Environmental Education Programs: Guidelines for Excellence

 

O guia Programas de Educação Ambiental para a Primeira Infância  contém um conjunto de recomendações para desenvolver e administrar programas de educação ambiental de alta qualidade para crianças, com  foco na fiaxa etária de 3 a 6 anos. A educação ambiental na infância é um conceito holístico que abrange o conhecimento do mundo natural, bem como as emoções, disposições e habilidades sociais.

 

Environmental Education for a Sustainable Future: National Action Plan

 

O objetivo deste Plano de Ação é abordar de forma substantiva e eficaz as necessidades atuais da educação ambiental. O Plano visa assegurar  liderança pedagógica para diferentes setores envolvidos em atividades de educação ambiental e, sobretudo, promover uma melhor coordenação dessas atividades. A educação ambiental é definida no seu sentido mais amplo para abranger a sensibilização, a aquisição de novas perspectivas, valores, conhecimentos e habilidades, e os processos formais e informais que levam à mudança de comportamento em prol de um ambiente ecologicamente sustentável.

 

 

Living Within Limits

 

Se todos vivessem o estilo de vida de classe média global de Londres ou Xangai precisaríamos de três planetas para nos sustentar. Este estudo argumenta que o que nós precisamos é de  um estilo de vida que possa gerar uma vida saudável e feliz para todos, utilizando apenas uma parte justa dos recursos do mundo, com comunidades sustentáveis, cidadãos conscientes  e empresas responsáveis ao redor do mundo.

 

Solid Waste Management in the World’s Cities

 

Em uma sociedade de rápida urbanização global, a gestão de resíduos sólidos é um dos maiores desafios enfrentado por todas as cidades do mundo. Esta publicação oferece uma nova perspectiva e novos dados sobre um dos maiores problemas no desenvolvimento urbano. Usando a estrutura de Gestão Integrada e Sustentável de Resíduos Sólidos, o relatório apresenta uma pesquisa inédita em 22 cidades de seis continentes. Ele descreve a rica diversidade de sistemas de gestão de resíduos utilizados em todo o mundo, apresentando soluções práticas para  decisões políticas. A publicação é leitura essencial para todos os profissionais e formuladores de políticas públicas relacionadas, e uma referência valiosa para pesquisadores e estudantes.

 

Sustainable Smallholder agriculture: feeding the world, protecting the planet

 

O livro Agricultura Sustentável de pequena escala: alimentando o mundo, protegendo o planeta mostra como o pequeno agricultor atualmente precisa  estar na vanguarda dos esforços mundiais para aumentar a produtividade agrícola e lidar com a degradação ambiental, pobreza e trabalho infantil.  As mulheres e homens que possuem ou trabalham em cerca de 500 milhões de fazendas de pequeno porte fazem contribuições críticas para alimentar uma população crescente em suas comunidades e países. Mas eles o fazem com recursos escassos, muitas vezes em ambientes precários, e os seus meios de subsistência são ameaçados por impactos das mudanças climáticas.

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