PERSPECTIVAS

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

 

  • Os alunos exercerão sua percepção sobre vários aspectos do comportamento humano. 

  • Os alunos explorarão perspectivas desconhecidas, e irão compreeender a importância de considerar outros pontos de vista que não apenas os seus. 

  • Os alunos explorarão prováveis consequências de escolhas específicas.

 

 

EXERCÍCIO

 

PARTE I

 

Explique para seus alunos que esta atividade vai tocar em uma variedade de questões sociais. 

 

Diga que o objetivo é escolher, para explorar, uma situação com a qual o aluno não esteja familiarizado, ou que tenha dificuldade de se relacionar. 

 

O objetivo é que os alunos  explorem várias formas de considerar questões por outras perspectivas que não apenas as suas próprias. 

 

1. Crie uma lista de situações que seja adequada ao seu grupo, ou seja, que trabalhe pontos específicos que você ache que seus alunos precisam explorar. Por exemplo: 

 

  • Você é uma pessoa que escolhe ser sexualmente ativa, 

  • Você é uma pessoa que escolhe não ser sexualmente ativa, 

  • opta por tentar arrumar um emprego aos 16 anos, 

  • opta por não tentar arrumar um emprego,

  • opta por usar drogas, 

  • opta por não usar drogas, 

  • apresenta tolerância ,

  • é racista, 

  • opta por ficar na escola, 

  • decide abandonar a escola, 

  • escolhe viver em casa, 

  • escolhe sair de casa, 

  • é violento, 

  • é passivo, etc. 

 

Crie uma lista adequada para o seu grupo.

 

Peça a cada aluno que escolha uma situação e desenvolva um personagem. 

 

Faça com que cada membro do grupo  encontre um espaço na sala onde sinta-se confortável e não se distraia. Dê a seus alunos 10 minutos para criar um personagem, uma história, e um ponto de vista que corresponda a sua situação escolhida. 

 

O trabalho de improvisação dos jovens é criar uma história dos acontecimentos na vida do personagem que o levou a tomar a decisão específica. Peça aos alunos para explorar as características do seu caráter e considerar como sua vida se relaciona com a história que eles criam. 

 

Cada jovem deve apresentar sua história para o grupo, representando o personagem que eles criaram. 

 

 

 

PARTE II

 

Depois de terem terminado  de apresentar a sua história, o resto do grupo pode entrevistar cada personagem. O trabalho dos entrevistadores é aprender o máximo sobre o ponto de vista possível do personagem, sem julgamentos. 

 

 

 

PONTOS PARA DEBATE

 

  • Pergunte ao grupo como se sentiu ao criar a história do personagem. 

 

  • Será que os entrevistadores fizeram perguntas relativas a situações específicas que os jovens não tinham considerado ao criar seu personagem? 

 

  • Como os atores rapidamente formularam respostas para as perguntas? 

 

  • O que você aprendeu como entrevistador? E como personagem? 

 

 

Peça aos alunos dividirem com o grupo como se sentiram quando foram entrevistados como o personagem, ou seja, como outra pessoa. 

 

Pergunte aos alunos como eles acham que vivenciar outros pontos de vista pode influenciar  suas habilidades interpessoais e suas relações pessoais.

 

EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   CONCENTRAÇÃO
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   RECONHECER E EXPRESSAR EMOÇÕES

Aspectos do comportamento humano

 

Será que os seus melhores ideias vêm de sentar-se, focalizado com um bloco de papel, e tentando chegar a eles? Ou será que eles vêm espontaneamente, quando você 

Perspectivas e pontos de vista

 

Será que os seus melhores ideias vêm de sentar-se, focalizado com um bloco de papel, e tentando chegar a eles? Ou será que eles vêm espontaneamente, quando você 

Consequências:

Pensando nas escolhas a longo prazo

 

Será que os seus melhores ideias vêm de sentar-se, focalizado com um bloco de papel, e tentando chegar a eles? Ou será que eles vêm espontaneamente, quando você