EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS
HABILIDADE: CONCENTRAÇÃO

EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS
HABILIDADE: ASSERTIVIDADE
Desenvolvendo sua Assertividade
OBJETIVOS DE DESEMPENHO
-
Os alunos se familiarizarão com o conceito e o princípio da assertividade.
-
Os alunos aprenderão a desenvolver habilidades de assertividade.
EXERCÍCIO
PARTE I
Explorando o conceito
1. Explique aos seus aluno que ser assertivo significa conhecer bem onde está a sutil linha que separa a afirmação vigorosa da afirmação agressiva.
2. Diga aos seus alunos que para ser assertivo eles precisam ter um forte respeito por si mesmo, e reconhecer que eles merecem conquistar seus objetivos. E para isso precisam saber se expressar de forma consistente e saber se defender com tranquilidade, mesmo nas situações mais difíceis.
3. Diga aos alunos que a assertividade pode ser aprendida e desenvolvida e, embora isso não vá acontecer da noite para o dia, existem técnicas para nos deixar mais confiantes e mais capazes de expressar nossas necessidades e desejos de forma eficaz.
Basicamente, a assertividade envolve saber dizer NÃO sem ser agressivo e saber dizer SIM sem ser passivo.
Assertividade é a habilidade social de saber afirmar os próprios direitos, e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, e honesta, de uma forma que não ofenda ou agrida a outra pessoa.
Ser assertivo é uma virtude, pois mantém você em uma posição de equilíbrio entre dois comportamentos radicais: um comportamento agressivo de defesa, ou um comportamento passivo de submissão.
Ser assertivo é saber dizer SIM ou NÃO com segurança e confiança sempre que for preciso.
PARTE II
Improvisando habilidades de assertividade
1. Divida os alunos em 6 grupos. Dê a cada grupo uma Ficha de Cena ( ao final do documento para impressão).
2. Cada grupo deverá ter 15 minutos para criar uma cena a partir das temáticas abordadas.
3. Cada grupo deverá ter de 5 a 10 minutos para sua apresentação.

