top of page
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
PREVENÇÃO DO BULLYING

O Jogo do Barômetro Humano

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  • Os alunos serão estimulados a analisar e redefinir suas percepções sobre a violência e o bullying. 

 

  • Os alunos trabalharão suas próprias observações e opiniões, compartilhando histórias a partir do seu olhar sobre sua comunidade escolar.

 

  • Os alunos aprenderão a se posicionar em caso de bullying.

 

 

EXERCÍCIO

 

O professor irá liderar o Jogo do Barômetro Humano - onde os alunos terão a oportunidade de discutir e avaliar suas percep-ções sobre o bullying. 

 

1. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um barômetro. Diga que barômetro é  um instrumento usado pela meteorologia para medir a pressão atmosférica.

 

2. Cole 3 folhas pelas paredes ou chão da sala para dividir a sala em três áreas: “Concordo Fortemente”, “Discordo Fortemente”, “Não Tenho Certeza”. 

 

3. Explique aos alunos que você lerá algumas declarações. Baseados em suas avaliações pessoais cada aluno deve   escolher e ir para a área específica que representa sua posição sobre a declaração.

 

4. Depois de se posicionarem por áreas, os grupos em cada área devem conversar rapidamente sobre o motivo de sua escolha. Devem então encontrar uma maneira de dizer em uma frase o porquê do seu grupo estar posicionado nessa área, e devem escolher um porta-voz no grupo para dizer a frase em voz alta para toda a sala.

 

Para cada nova declaração e novas escolhas de área, deve ser escolhido um porta-voz diferente nos grupos. Um aluno que já tenha sido porta-voz em algum momento não deve ser novamente.

 

5. Depois que todos os três grupos apresentarem seus argumento, sua frase de defesa da escolha feita, é dada uma oportunidade para os alunos reavaliarem sua posição e se mover para um grupo diferente,  se quiserem. 

 

 

IDEIAS DE DECLARAÇÕES

 

- No mundo de hoje, o bullying já é esperado, e muitas vezes é   apoiado. 

 

- Às vezes a violência é uma solução necessária.

 

- Pegar pesado na gozação e na  brincadeira não é tão grave.

 

- Bullying, intimidação e assédio moral são a mesma coisa.

 

- O cyberbullying pode ser facilmente prevenido.

 

- As pessoas pobres cometem mais atos de violência do que as pessoas com dinheiro.

 

- Os homens são mais propensos a praticar o bullying  do que as mulheres.

 

- A família é o primeiro lugar onde as pessoas aprendem a intimidar e praticar bullying.

 

- Temos a chance de algum dia viver em um mundo não-violento.

 

Se você quiser, adicione declarações que considere pertinente aos acontecimentos relacionados ao bullying na sua escola.

 

 

6. Agora divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Entregue a cada grupo uma folha de papel. Dê a eles 10 minutos para que promovam um breve debate e reflexão entre si sobre as três questões seguintes, e escrevam suas respostas no papel:

 

1. O que é o bullying, o assédio moral?

 

2. Quais são os atos de bullying  mais comuns que os alunos da sua escola cometem / ou são vítimas de?

 

3. O que você tem observado sobre o bullying na sua escola?

 

 

7. Os alunos deverão compar-tilhar com todos os alunos suas reflexões escritas sobre o bullying. O professor deverá ser o facilitador, moderando as reações e discussões sobre as reflexões escritas. 

 

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE

 

- As reflexões apresentadas pelos grupos estão em harmonia com a opinião de outras pessoas na sala? 

 

- As percepções sobre o bullying estão sendo precisas ou estamos alimentando estereótipos? 

 

- O que sabemos de fato sobre as consequências do bullying na vida da vítima a longo prazo ? 

 

- O que ainda precisamos aprender? 

 

 

 

8. Envolva todos os alunos em uma conversa sobre se  quaisquer de suas percepções pessoais foram alteradas durante o Jogo do Barômetro Humano. Alguma informação ou ideia trocada surpreendeu os alunos e os fez repensar sua posição? 

 

COPYRIGHT © 2025 IASEA.  ALL RIGHTS RESERVED.

All IASEA educational materials are protected by Copyright Law 9.610. Content may only be reproduced on websites, blogs, newspapers or any other distribution or media outlet with prior authorization from IASEA. 

bottom of page