EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS

EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS
PREVENÇÃO DO BULLYING
O Jogo do Barômetro Humano
OBJETIVOS DE DESEMPENHO
-
Os alunos serão estimulados a analisar e redefinir suas percepções sobre a violência e o bullying.
-
Os alunos trabalharão suas próprias observações e opiniões, compartilhando histórias a partir do seu olhar sobre sua comunidade escolar.
-
Os alunos aprenderão a se posicionar em caso de bullying.
EXERCÍCIO
O professor irá liderar o Jogo do Barômetro Humano - onde os alunos terão a oportunidade de discutir e avaliar suas percep-ções sobre o bullying.
1. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um barômetro. Diga que barômetro é um instrumento usado pela meteorologia para medir a pressão atmosférica.
2. Cole 3 folhas pelas paredes ou chão da sala para dividir a sala em três áreas: “Concordo Fortemente”, “Discordo Fortemente”, “Não Tenho Certeza”.
3. Explique aos alunos que você lerá algumas declarações. Baseados em suas avaliações pessoais cada aluno deve escolher e ir para a área específica que representa sua posição sobre a declaração.
4. Depois de se posicionarem por áreas, os grupos em cada área devem conversar rapidamente sobre o motivo de sua escolha. Devem então encontrar uma maneira de dizer em uma frase o porquê do seu grupo estar posicionado nessa área, e devem escolher um porta-voz no grupo para dizer a frase em voz alta para toda a sala.
Para cada nova declaração e novas escolhas de área, deve ser escolhido um porta-voz diferente nos grupos. Um aluno que já tenha sido porta-voz em algum momento não deve ser novamente.
5. Depois que todos os três grupos apresentarem seus argumento, sua frase de defesa da escolha feita, é dada uma oportunidade para os alunos reavaliarem sua posição e se mover para um grupo diferente, se quiserem.
IDEIAS DE DECLARAÇÕES
- No mundo de hoje, o bullying já é esperado, e muitas vezes é apoiado.
- Às vezes a violência é uma solução necessária.
- Pegar pesado na gozação e na brincadeira não é tão grave.
- Bullying, intimidação e assédio moral são a mesma coisa.
- O cyberbullying pode ser facilmente prevenido.
- As pessoas pobres cometem mais atos de violência do que as pessoas com dinheiro.
- Os homens são mais propensos a praticar o bullying do que as mulheres.
- A família é o primeiro lugar onde as pessoas aprendem a intimidar e praticar bullying.
- Temos a chance de algum dia viver em um mundo não-violento.
Se você quiser, adicione declarações que considere pertinente aos acontecimentos relacionados ao bullying na sua escola.
6. Agora divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Entregue a cada grupo uma folha de papel. Dê a eles 10 minutos para que promovam um breve debate e reflexão entre si sobre as três questões seguintes, e escrevam suas respostas no papel:
1. O que é o bullying, o assédio moral?
2. Quais são os atos de bullying mais comuns que os alunos da sua escola cometem / ou são vítimas de?
3. O que você tem observado sobre o bullying na sua escola?
7. Os alunos deverão compar-tilhar com todos os alunos suas reflexões escritas sobre o bullying. O professor deverá ser o facilitador, moderando as reações e discussões sobre as reflexões escritas.
PERGUNTAS PARA DEBATE
- As reflexões apresentadas pelos grupos estão em harmonia com a opinião de outras pessoas na sala?
- As percepções sobre o bullying estão sendo precisas ou estamos alimentando estereótipos?
- O que sabemos de fato sobre as consequências do bullying na vida da vítima a longo prazo ?
- O que ainda precisamos aprender?
8. Envolva todos os alunos em uma conversa sobre se quaisquer de suas percepções pessoais foram alteradas durante o Jogo do Barômetro Humano. Alguma informação ou ideia trocada surpreendeu os alunos e os fez repensar sua posição?