top of page
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
PREVENÇÃO DO BULLYING

Emoções no Bullying

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  • Examinar as emoções de todos os envolvidos em uma situação de assédio moral.

 

  • Explorar a linguagem corporal na técnica teatral de “Estátuas”. 

 

  • Fortalecer nos alunos a compreensão da comunicação não-verbal.

 

 

 

EXERCÍCIO

 

PARTE I

Caminhando

 

1. Diga aos alunos que eles deverão primeiramente andar pela sala lentamente, soltando os braços, pernas, pescoço. Chame a atenção dos alunos de que qualquer contato físico deve ser evitado durante todo o exercício. Uma parte técnica da ação é que eles estejam atentos quanto ao seu espaço físico, e não esbarrem em ninguém em  momento algum. Eles podem e devem interagir, mas sem se tocar.

 

 

2. Explique aos alunos que enquanto eles estiverem andando você falará o nome de uma EMOÇÃO / ATITUDE por vez. Ao ouvir a emoção, eles devem continuar andando, mas expressando essa emoção tanto na sua forma de andar quanto na sua expressão física e facial. Ressalte com seus alunos o valor do olhar na expressão não-verbal.

 

 

3. Diga cada emoção a um intervalo de 30 segundos. Esse tempo é suficiente para os alunos expressarem e assimilarem as emoções e atitudes:  

 

 

  •   TIMIDEZ 

 

  •   AGRESSIVIDADE

 

  •   MEDO

 

  •   INDIFERENÇA

 

  •   CULPA

 

  •   DESPREZO

 

  •   VERGONHA

 

  •   CORAGEM

 

  •   RAIVA

 

  •   BONDADE

 

  •   AGRADECIMENTO 

 

 

4. 30 segundos após  dizer a última emoção, peça que os alunos parem de andar, fechem os olhos, respirem devagar, e pensem, de olhos fechados, como todas as emoções e atitudes representadas estão correlacionadas com o bullying.

 

 

 

PARTE II

Congelando

 

1. Peça que todos os alunos fiquem em pé virados para a plateia. Diga que agora falará novamente cada uma das emoções e 3 segundos depois baterá palmas. Ao bater palmas, todos deverão fazer uma estátua, congelando com uma expressão corporal e facial representando a emoção. 

 

 

2. Peça que um ajudante tire fotos do grupo em cada nova emoção congelada.

 

 

 

 

PARTE III

Encenando

 

 

1. Divida a turma em 11 grupos. Não há problema nenhum se sua turma for pequena e formem-se apenas duplas. Dê a cada grupo uma das emoções trabalhadas, e peça que desenvolvam uma cena muito rápida, de no máximo 2 minutos, onde os participantes do grupo devem representar a emoção recebida. Peça que todas as cenas tenham alguma ligação com uma cena de bullying.

 

 

 

PARTE IV

Encerramento

 

O ideal é que você ou seu ajudante passe todas as fotos do grupo de estátuas para um computador enquanto a turma estiver encenando as emoções. Se na sua escola ou organização você tiver como  apresentar as fotos para os alunos em data-show, é perfeito. Apresente todas as fotos e peça que os alunos promovam uma votação, de qual foi a melhor estátua de cada emoção. 

 

A oportunidade de se verem como estátuas, em cada uma das emoções, é muito válida para o processo de assimilação. E sempre será muito divertido os alunos poderem se ver e votar nos melhores estátuas.

COPYRIGHT © 2025 IASEA.  ALL RIGHTS RESERVED.

All IASEA educational materials are protected by Copyright Law 9.610. Content may only be reproduced on websites, blogs, newspapers or any other distribution or media outlet with prior authorization from IASEA. 

bottom of page