top of page
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   CONCENTRAÇÃO
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   RECONHECER E EXPRESSAR EMOÇÕES

O que você está fazendo?

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  • Conscientizar os jovens sobre a importância de expressar seus reais sentimentos. 

 

  • Conscientizar os jovens sobre a capacidade humana de criar a dissonância mente/corpo.

 

 

EXERCÍCIO

 

Peça para os alunos formarem um círculo.

O Jogador 1 entra no círculo e começa a fazer mímica de uma atividade. Assim que a atividade estiver clara, o Jogador 2 ( próximo aluno no círculo na direção do relógio) entra no círculo e pergunta: " O que você está fazendo? "

 

O Jogador 1 deve responder algo que não tenha nada a ver com o que ele realmente esteja fazendo. Por exemplo, se a mímica do Jogador 1 é cortar o cabelo de alguém, quando perguntam o que ele está fazendo ele poderia dizer: " Estou lendo o jornal ". 

 

O Jogador 1 sai da roda depois da resposta,  e o Jogador 2 começa a fazer mímica da atividade declarada pelo Jogador 1 ( no caso, começa a ler um jornal). O Jogador 3 entra na roda e pergunta ao Jogador 2 o que ele está fazendo. O jogador 2 dá uma resposta diferente da mímica que está fazendo, e assim por diante. 

 

O exercício continua até que todos tenham feito a mímica sugerida, e tenham respondido a pergunta.

 

 

PONTOS PARA DEBATE

 

Converse com seus alunos que esse exercício quer chamar a atenção para a capacidade dos seres humanos de exibir expressões corporais e faciais que contradizem seus pensamentos e estados mentais.  

 

Explique que a dissonância mente-corpo produz a sensação de incoerência. 

 

Muitas são as pessoas que não conseguem expressar o que estão pensando ou sentindo, pois temem a reação do outro. Acreditam que dizer o que realmente pensam poderá agredir, magoar, ofender a outra pessoa. Isso muitas vezes ocorre em função de um pensamento pueril de que precisa agradar o outro, para que este não o rejeite.

 

O medo de não concordar com a opinião da outra pessoa e que essa possa ofender-se e acabar por criar uma situação de conflito, faz com que as pessoas não exponham suas ideias e sentimentos nos seus atos, guardando-os para si.

 

Explique aos seus alunos que expor suas ideias, expressar o seu pensamento é algo muito difícil para algumas pessoas em virtude do sentimento de insegurança, do medo de dizer algo que o outro possa julgar errado, pela ansiedade gerada por não saber o que o outro está pensando sobre o que verbaliza. 

 

Os sentimentos de medo, insegurança, de incompetência são tão fortes às vezes, que a pessoa não consegue perceber que o certo e o errado não existem, pois são duas coisas muito subjetivas. Portanto, o que pode ser certo para um, poderá ser errado para o outro. 

 

Sendo assim, oriente seus alunos a expressar sinceramente, em suas palavras e ações,  as suas ideias  e sentimentos.

 

COPYRIGHT © 2025 IASEA.  ALL RIGHTS RESERVED.

All IASEA educational materials are protected by Copyright Law 9.610. Content may only be reproduced on websites, blogs, newspapers or any other distribution or media outlet with prior authorization from IASEA. 

bottom of page