Ferramentas  Práticas  para  Implementar  o  Ensino  Socioambiental  nas  Escolas

O programa de ensino socioambiental estimula o pensamento criativo dos jovens e a inovação na transferência de conhecimentos sobre diversas práticas de sustentabilidade.

O objetivo do ensino socioambiental é estimular novos hábitos positivos em jovens e novas formas de pensar que reforcem valores pessoais fundamentais para a preservação do meio ambiente, como o consumo consciente e a percepção sobre o impacto humano nas questões ambientais.

 

As ações do programa têm suas diretrizes estratégicas focadas  na contribuição ao desenvolvimento sustentável, na promoção do equilíbrio entre gerações atuais e futuras, entre as necessidades humanas e a preservação da natureza, e na realização de melhores práticas de sustentabilidade. 

A meta do programa é formar uma nova geração de líderes da causa ambiental.

 

 

O ensino socioambiental promove a educação em valores éticos e metas pessoais por meio de ações de preservação e desenvolvimento sustentável.

 

O programa  envolve escolas e comunidades, promovendo o conhecimento sobre as  melhores soluções para vários desafios ambientais.

A perspectiva educativa do programa tem o objetivo de enfatizar a igualdade, a justiça e o respeito, base para o desenvolvimento sustentável. Os valores trabalhados no ensino socioambiental são:

 

✓ CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL - Para esclarecer e aumentar a compreensão sobre o meio ambiente e o impacto humano                                                                       sobre ele.

 

✓ ATITUDES - Para ajudar a esclarecer os valores e sentimentos para com o meio  ambiente, desenvolver o pensamento criativo                          e empreendedor, e o trabalho em equipe.

 

✓ SENSIBILIDADE - Para ajudar a alcançar uma conexão pessoal com o meio ambiente  por meio da experiência própria.

 

✓ HABILIDADES - Para oferecer ferramentas práticas para a resolução de problemas ambientais.                   

O material educativo do programa utiliza as seguintes temáticas ambientais :

Áreas Temáticas

Proteção dos Oceanos

Proteção dos Rios

Proteção das Florestas

Proteção da Camada de Ozônio

Energias Renováveis

Cidades Sustentáveis

Gestão do Lixo

Consumo Sustentável

Biodiversidade Aquática

Biodiversidade Brasileira

Biodiversidade Global

Espécies Ameaçadas

Biomas

Unidades de Conservação

Comunidades Tradicionais

Comunidades Indígenas

Turismo Sustentável

Economia Verde

Empregos Verdes

Agenda 21