NA TRILHA DE DARWIN

Em uma parceria com o Museu de Zoologia da USP, uma incrível exposição interativa sobre a vida e obra de Charles Darwin foi montada dentro do navio veleiro Tocorimé  Pamatojari. A exposição foi aberta gratuitamente para visitas previamente agendadas com escolas.

 

O objetivo da exposição era fomentar em novas mentes a importância fundamental do desenvolvimento sustentável para a evolução do planeta, enquanto eram desenvolvidas habilidades de trabalho em equipe, foco e atenção. A exposição foi concebida como uma viagem no tempo e ao universo do naturalista inglês, e de suas descobertas iniciadas a bordo do HSM Beagle. 

 

 

PROGRAMA DA EXPOSIÇÃO

 

As turmas das escolas eram recebidas no cais e divididas em grupos de 20. Os grupos, já organizados, eram encaminhados aos monitores educativos da exposição, que realizavam o “acolhimento” (reflexão sobre varios aspectos da preservação da biodiversidade).

 

Já no cockpit, os estudantes participavam da primeira atividade interativa da exibição: a simulação da triagem do material de coleta, que consistia na separação de animais  a partir de critérios próprios.

 

Em seguida, o grupo era encaminhado pelos monitores para dentro da embarcação, onde havia a reprodução da cabine do HMS Beagle. Ali acontecia a segunda atividade interativa, de classificação dos organismos de acordo com a lógica biológica.

 

Partindo para o salão principal da embarcação, os estudantes se deparavam com parte da biodiversidade nativa observada por Darwin.

 

Neste instante, diante de inúmeras evidências, a terceira dinâmica era realizada: os estudantes propunham as relações de parentesco entre os seres vivos, resultando na construção de uma árvore da vida, concluindo o entendimento sobre a teoria da evolução pela seleção natural.

 

De volta ao convés, acontecia a quarta ação interativa da exposição, desta vez entre os estudantes e a tripulação. Questões relacionadas à navegação e o meio ambiente eram abordadas. Ao final, os estudantes aprendiam a preparar alguns nós náuticos utilizados na marinharia das velas.

Na Trilha de Darwin