Safe and sound: An educational leader’s guide to evidence-based SEL programs

 

A publicação Seguro e Sadio: Um guia educacional sobre programas de Aprendizagem Social e Emocional revisa 80 programas de aprendizagem social e emocional projetados para uso em salas de aula. Entre os programas, existem alguns mais abrangentes e outros mais focados, tais como programas para a educação sobre drogas ou programas contra a violência. O guia também oferece orientação para os líderes educacionais sobre como integrar  esforços, normalmente isolados, com outras atividades da escola, fornecendo instrução acadêmica para integração.

Social and emotional learning and student benefits: Implications for the Safe School/Healthy Students core elements

 

O estudo Os benefícios da aprendizagem social e emocional para os alunos: Implicações e elementos fundamentais para Escolas Seguras / Estudantes Saudáveis pesquisa os efeitos mais recentes da ASE para estudantes e inclui estratégias para a implementação de programas. O documento explica como funciona a ASE, demonstra como o programa pode ser uma importante ferramenta integrativa de prevenção de vários problemas adolescentes, e demonstra claramente o papel significativo da ASE na promoção do desenvolvimento saudável e desempenho escolar de todos os alunos.

 

 

Social and Emotional Learning and Bullying Prevention

 

O bulying é um problema a ser enfrentado em esfera global. As escolas podem tomar medidas específicas para melhorar o clima entre os alunos e incentivar interações positivas destinadas a reduzir o assédio físico e psicológico. A prevenção do bullying é totalmente congruente com a ASE, que pode ser incorporada em atividades curriculares. Os objetivos do relatório Aprendizagem Social e Emocional e a Prevenção do Bullying são: (a) fornecer uma descrição básica da  estrutura de ASE para escolas, (b) ilustrar a relação entre fatores sociais e emocionais e o bullying, e (c) explicar como as atividades de ASE podem ser implementadas para a prevenção do bullying.

 

Leading an SEL school – steps to implement social and emotional learning for all students

 

O guia Gestão de Programas ASE nas Escolas - Passos para implementar o aprendizado social e emocional para todos os alunos destaca o papel que a aprendizagem social e emocional pode desempenhar na formação de escolas seguras e estudantes saudáveis. Descreve os passos para a implementação, de forma sustentável, de programas ASE de alta qualidade, fornece conselhos práticos, descreve as lições aprendidas e aponta as melhores ferramentas para implementação e sustentação de um programa ASE. Todo o processo  é apresentado de forma concisa e objetiva.

 

School-family partnership strategies to enhance children’s social, emotional, and academic growth

 

Escolas e as famílias têm um papel essencial a desempenhar na promoção do desenvolvimento emocional positivo e desempenho escolar das crianças. Quando os educadores e os pais trabalham juntos como parceiros, eles aumentam  as chances de sucesso. O guia Estratégias de parcerias Escola-Família para aumentar o desenvolvimento social, emocional e acadêmico das crianças fornece aos educadores métodos e estratégias para promover o desenvolvimento social, emocional e acadêmico das crianças por meio de ações e atividades em parcerias entre as escolas e as famílias.

 

The Impact of After-School Programs that Promote Personal and Social Skills 

 

Há evidências de que a forma como os jovens gastam seu tempo fora do horário normal da escola, e aonde, têm implicações importantes no seu desenvolvimento. Infelizmente estimativas apontam que milhões de crianças permanecem sem supervisão de um adulto por algum período de tempo depois da escola, o que coloca os jovens em situações de risco, como uso de drogas, e exposição a outros fatores de ameaça comportamental. O estudo O Impacto de Programas de Contraturno escolar que promovem Habilidades Pessoais e Sociais mostra como os jovens se beneficiam quando passam o tempo envolvidos em atividades estruturadas e monitoradas.

 

Positive impact of social and emotional learning for kindergarten to eighth-grade students: Findings from three scientific reviews 

 

O relatório Impacto positivo da aprendizagem social e emocional para estudantes do jardim de infância a oitava série resume os resultados de três grandes pesquisas sobre o impacto dos programas de ASE em (i) alunos inicialmente identificados com graves problemas emocionais ou comportamentais no contexto escolar,  (ii) escolas com alunos  identificados sem graves problemas emocionais ou comportamentais, mas com baixo rendimento escolar, (iii) participantes de programas de educação complementar no contraturno escolar.

 

Social, emotional, and academic learning: Complementary goals for school-family partnerships

 

A casa e a escola são os mais poderosos e impactantes ambientes para o desenvolvimento de crianças e jovens. Atingir os objetivos gerais da educação torna-se mais fácil quando o foco na aprendizagem social e emocional é consistentemente reforçado tanto no contexto escolar quanto no familiar. O estudo Aprendizagem social, emocional e acadêmica: metas complementares para parcerias escola-família estabelece a importância de se ampliar as parcerias escola-família, enquanto aborda e examina  estratégias que podem apoiar  famílias e educadores nesse processo colaborativo.

 

 

How leadership influences student learning

 

A efetiva liderança na educação faz toda a diferença na melhoria da aprendizagem. Não há nada de novo, especial ou controverso sobre essa idéia. O estudo Como a liderança influencia a aprendizagem do aluno mostra que o que ainda não é muito claro, mesmo depois de várias décadas de esforços para a renovação da escola, é como a questão da liderança é fundamental, como esses efeitos são importantes na promoção do ensino de qualidade, e quais são os ingredientes essenciais para a liderança de sucesso.

 

Relating to Romeo: Connecting students and curricula

 

Relativo a Romeu: Conectando estudantes e currículo relata como um professor na Inglaterra utiliza  a ASE de forma inovadora para aumentar o interesse dos seus alunos, e maior envolvimento, em literatura e redação. “Que situações poderiam estressar Romeu e Julieta? Pergunta o professor Amy Corvino para seus alunos. Mãos levantam-se rapidamente e os alunos disparam: As famílias são inimigas! Eles vivem um caos! Eles querem casar! Romeo está sendo banido! A ama de Julieta a traiu!”

Safe and sound: An educational leader’s guide to evidence-based SEL programs

 

A publicação Seguro e Sadio: Um guia educacional sobre programas de Aprendizagem Social e Emocional revisa 80 programas de aprendizagem social e emocional projetados para uso em salas de aula. Entre os programas, existem alguns mais abrangentes e outros mais focados, tais como programas para a educação sobre drogas ou programas contra a violência. O guia também oferece orientação para os líderes educacionais sobre como integrar  esforços, normalmente isolados, com outras atividades da escola, fornecendo instrução acadêmica para integração.

ENSINO SOCIOEMOCIONAL