Ensino Socioemocional
HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS
Ensino Socioemocional
Por todo o paÃs crianças e jovens estão sendo cada vez mais afetados por problemas sociais, pela violência, pelo bullying e pela falta de respeito um pelo outro e pelo mundo ao seu redor. Enquanto isso seus pais e professores precisam lidar com novos desafios e pressões.
O ensino de habilidades socioemocionais é uma importante ferramenta de transformação social, pois oferece aos educadores formas de auxiliar crianças e jovens a explorar e desenvolver valores positivos e evoluir em direção ao seu pleno potencial.

São as habilidades necessárias para o funcionamento interpessoal eficaz. Aprender a interagir com os outros, de forma bem sucedida, é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento de uma criança, com implicações de longo alcance.
​

A capacidade da criança de lidar, gerenciar, expressar e controlar seus estados emocionais, incluindo raiva, tristeza, emoção, ansiedade, alegria e excitação, é a base do desenvolvimento das habilidades emocionais.
​
Por meio de técnicas de ensino interativas, o programa de Ensino Socioemocional expõe os jovens a habilidades cognitivas de pensamento e habilidades socioemocionais de desenvolvimento pessoal e coletivo.
Eles são convidados a explorar e desenvolver competências que irão ajudá-los a fazer escolhas socialmente conscientes e positivas, a crescer em direção ao seu potencial e a se envolver em suas comunidade com respeito, confiança e propósito.
No programa de Ensino Socioambiental, importantes temáticas relacionadas à sustentabilidade são utilizadas como base para o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais nos jovens.

As crianças e jovens que demonstram maior desempenho positivo, tanto na escola quanto no seu desenvolvimento humano, são aquelas que:
-
avaliam a si mesmos e as suas habilidades de forma realista (autoconhecimento),
-
regulam seus sentimentos e comportamentos de forma adequada (autogerenciamento),
-
respeitam as diferenças e apreciam a multidiversidade (consciência social),
-
resolvem conflitos interpessoais de forma eficaz (habilidades de relacionamento),
-
avaliam e tomam boas decisões sobre os desafios diários e na resolução de problemas (tomada de decisões responsável​).
Estudantes que participam de programas de ensino social demonstram melhorias em múltiplas áreas de suas vidas.

Principais benefÃcios para os alunos que participam continuamente de dinâmicas de ensino social e emocional :
-
aumento da capacidade de foco, atenção e concentração;​
-
melhoria do desempenho escolar;​
-
melhoria das relações e entrosamento com os professores;​
-
redução de problemas emocionais que afetam o desempenho, como ansiedade e depressão;​
-
diminuição de problemas de conduta tais como bullying e agressões entre alunos;​
-
diminuição da agitação e comportamento disruptivo;​
-
melhoria das atitudes em relação a si mesmo, os outros, a famÃlia e a escola;
BENEFICIOS
Habilidades Sociais e Emocionais
empatia
Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.
Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.
autoestima
Avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma, sendo positiva ou negativa em algum grau.
A autoestima envolve um julgamento pessoal, a capacidade de gostar de si. O caminho mais viável para uma auto-avaliação positiva é desenvolver o próprio autoconhecimento.
assertividade
Habilidade de saber afirmar os próprios direitos, e expressar pensamentos e sentimentos de maneira clara e direta.
Ser assertivo é saber dizer NÃO sem ser agressivo e dizer SIM sem ser passivo.
tolerância
Aceitar a existência de pontos de vista diferentes, conviver com eles e respeitá-los, ainda que não concordando.
Aceitar a liberdade de expressão de opiniões contrárias. Respeitar a liberdade de escolha do outro.
motivação
Impulso interno que leva à ação. Direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto como positivo. Processo que determina a intensidade, a direção e a persistência dos esforços para se alcançar uma meta.
consciência multicultural
Consciência da diversidade de ideias e práticas encontradas nas sociedades humanas em todo o mundo. Habilidade de se tornar ciente de diferentes valores culturais, crenças e percepções. Entender e respeitar os aspectos positivos e negativos das diferentes culturas.
cooperação
Ação conjunta para a realização de uma finalidade, um objetivo em comum.
É o processo onde pessoas trabalham ou atuam em conjunto para o benefÃcio comum. A cooperação comprova a qualidade da liderança.
autoconfiança
É a convicção que uma pessoa tem de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa bem. Três fatores constroem a autoconfiança: o desenvolvimento de habilidades pessoais, o respeito por si próprio e pelos outros, e agir de forma responsável.
liderança
Arte de comandar pessoas, influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Poderosa combinação de estratégia e caráter. Liderar é empoderar e ajudar pessoas, por meio de estratégias efetivas.
pensamento criativo
Habilidade de gerar ideias inovadoras e obter sucesso na solução de problemas. Capacidade de liberar a imaginação e aproveitar plenamente suas habilidades e conhecimentos. Não ter medo de cometer erros, e aprender com o que não funcionou.
foco
Ter determinação e prioridade para alcançar ou atingir uma meta, não permitindo que nada o distraia ou disvirtue para outro caminho. Ter foco é ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir a meta desejada.
habilidades de comunicação
Saber criar e estabelecer um vÃnculo contÃnuo de confiança ao se expressar. A comunicação efetiva envolve saber escutar atentamente, não interromper o outro, ser objetivo ao falar,
manter firme contato visual e manter consciência da linguagem corporal, sua e do outro.
respeito à diversidade
Atitude de respeito para com a diversidade gerada pelas diferenças de classe, gênero, etnia, opção sexual, religião, capacidades, e todos atributos que fazem parte da identidade pessoal e definem a condição de cada pessoa na sociedade.
trabalho em equipe
É quando um grupo de pessoas cria um esforço coletivo para resolver um problema, para realizar uma tarefa ou determinado trabalho. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados.
pontos fortes e fracos
Saber avaliar com precisão os próprios pontos fortes e fracos é fundamental no processo de autoconhecimento. Devemos valorizar nossos pontos fortes e minimizar os pontos fracos, reconhecendo a influência de ambos no nosso comportamento.
análise de problemas
Capacidade do pensamento crÃtico, envolve identificar o problema, determinar seus elementos fundamentais, ponderar seus vários aspectos com o objetivo de chegar a uma solução.
reconhecer emoções
Entender como funcionam as emoções, de onde surgem e como se manifestam. Ser consciente das próprias emoções, reconhecê-las e administrá-las. Reconhecer as emoções em outras pessoas e utilizar as melhores estratégias construir boas relações.
autocontrole
Capacidade de controlar as emoções, comportamentos, pensamentos e desejos. O autocontrole é um comportamento essencial para atingir as metas e para evitar impulsos ou emoções negativas.
resolução de problemas
Consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções para problemas especÃficos. A resolução de problemas bem definida tem objetivos especÃficos, caminhos de elucidação bem definidos e claros resultados esperados.
mediação de conflitos
Forma de lidar com um conflito por meio do qual um mediador ajuda as pessoas a se comunicar e negociar melhor. É um processo orientado a conferir às pessoas envolvidas a autoria de suas próprias decisões, convidando-as à reflexão e ampliando alternativas. É um processo dirigido à desconstrução dos impasses que imobilizam a negociação,
resolução de conflitos
Métodos e processos envolvidos na facilitação de um final pacÃfico para um conflito.
Pessoas comprometidas com a resolução comunicam ativamente informações sobre os motivos conflitantes ou ideologias, envolvendo todos na negociação coletiva.
áreas de interesse
Conhecer e desenvolver suas áreas de interesse é fundamental para que o jovem possa identificar seu sonho, vocação e aptidão, definir metas, escolher sua profissão, e criar sua perspectiva de futuro e sua plena realização como pessoa e cidadão.
solidariedade
Ato de bondade com o próximo, Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas, independente de quaisquer diversidades culturais.
Sentimento de união.
metas
Ter objetivos claros ajuda a definir prioridades e a definir o que é realmente importante para você.
Realizar metas inclui aprender como desenvolver um plano, como executá-lo, como medir o progresso, como superar obstáculos e como permanecer positivo e focado.