Ensino Socioemocional
HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS
 
Ensino Socioemocional

Por todo o país crianças e jovens estão sendo cada vez mais afetados por problemas sociais,  pela violência,  pelo bullying  e pela falta de respeito um pelo outro e pelo mundo ao seu redor. Enquanto isso seus pais e professores precisam lidar com novos desafios e pressões. 

 

O ensino de habilidades socioemocionais é uma importante ferramenta de transformação social, pois oferece aos educadores formas de auxiliar crianças e jovens a explorar e desenvolver valores positivos e evoluir em direção ao seu pleno potencial.

 

Habilidades Sociais

São as habilidades necessárias para o funcionamento interpessoal eficaz. Aprender a interagir com os outros, de forma bem sucedida, é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento de uma criança, com implicações de longo alcance.

​

Habilidades Emocionais

A capacidade da criança de lidar, gerenciar, expressar e controlar seus estados emocionais, incluindo raiva, tristeza, emoção, ansiedade, alegria e excitação, é a base do desenvolvimento das habilidades emocionais.

​

Por meio de técnicas de ensino interativas, o programa de Ensino Socioemocional expõe os jovens a habilidades cognitivas de pensamento e habilidades socioemocionais de desenvolvimento pessoal e coletivo. 

 

Eles são convidados a explorar e desenvolver competências que irão ajudá-los a fazer escolhas socialmente conscientes e positivas, a crescer em direção ao seu potencial e  a se envolver em suas  comunidade com respeito, confiança e propósito.

 

No programa de Ensino Socioambiental, importantes temáticas relacionadas à sustentabilidade são utilizadas como base para o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais nos jovens.

Habilidades Sociais e Emocionais

empatia

Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.
Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc. 

autoestima

Avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma, sendo  positiva ou negativa em algum grau.

A autoestima  envolve um julgamento pessoal,  a capacidade de gostar de si. O caminho mais viável para uma auto-avaliação positiva é desenvolver o próprio autoconhecimento. 

assertividade

Habilidade de saber afirmar os próprios direitos, e expressar pensamentos e sentimentos de maneira clara e direta.

 

Ser assertivo é saber dizer NÃO sem ser agressivo e dizer SIM sem ser passivo.

tolerância

Aceitar a existência de pontos de vista diferentes, conviver com eles e respeitá-los, ainda que não concordando.

 

Aceitar a liberdade de expressão de opiniões contrárias. Respeitar a liberdade de escolha do outro.

motivação

Impulso interno que leva à ação. Direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto como positivo. Processo que determina a intensidade, a direção e a persistência dos esforços para se alcançar uma meta.

consciência multicultural

Consciência da diversidade de ideias e práticas encontradas nas sociedades humanas em todo o mundo. Habilidade de se tornar ciente de diferentes valores culturais, crenças e percepções. Entender e respeitar os aspectos positivos e negativos das diferentes culturas.

cooperação

Ação conjunta para a realização de uma finalidade, um objetivo em comum.

 

É o processo onde pessoas trabalham ou atuam em conjunto para o benefício comum. A cooperação comprova a qualidade da liderança.

autoconfiança

É a convicção que uma pessoa tem de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa bem. Três fatores constroem a autoconfiança: o desenvolvimento de habilidades pessoais, o respeito por si próprio e pelos outros, e agir de forma responsável.

liderança

 Arte de comandar pessoas, influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Poderosa combinação de estratégia e caráter. Liderar é empoderar e ajudar pessoas, por meio de estratégias efetivas.

pensamento criativo

Habilidade de gerar ideias inovadoras e obter sucesso na solução de problemas. Capacidade de liberar a imaginação e aproveitar plenamente suas habilidades e conhecimentos. Não ter medo de cometer erros, e aprender com o que não funcionou.

foco

Ter determinação e prioridade para alcançar ou atingir uma meta, não permitindo que nada o distraia ou disvirtue para outro caminho. Ter foco é ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir a meta desejada.

habilidades de comunicação

Saber criar e estabelecer um vínculo contínuo de confiança ao se expressar. A comunicação efetiva envolve saber escutar atentamente, não interromper o outro, ser objetivo ao falar, 

manter firme contato visual e manter consciência da linguagem corporal, sua e do outro.

respeito à diversidade

Atitude de respeito para com a diversidade gerada pelas diferenças de classe, gênero, etnia, opção sexual, religião, capacidades, e todos atributos que fazem parte da identidade pessoal e definem a condição de cada pessoa na sociedade.

trabalho em equipe

É quando um grupo de pessoas cria um esforço coletivo para resolver um problema, para realizar uma tarefa ou determinado trabalho. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados.

pontos fortes e fracos

Saber avaliar com precisão os próprios pontos fortes e fracos é fundamental no processo de autoconhecimento. Devemos valorizar nossos pontos fortes e minimizar os pontos fracos, reconhecendo a influência de ambos no nosso comportamento.

análise de problemas

Capacidade do pensamento crítico, envolve  identificar o problema, determinar seus elementos fundamentais, ponderar seus vários aspectos com o objetivo de chegar a uma solução. 

reconhecer emoções

Entender como funcionam as emoções, de onde surgem e como se manifestam. Ser consciente das próprias emoções, reconhecê-las e administrá-las. Reconhecer as emoções em outras pessoas e utilizar as melhores estratégias construir boas relações.

autocontrole

Capacidade de controlar as emoções, comportamentos, pensamentos e  desejos. O autocontrole é um comportamento essencial  para atingir as metas e para evitar impulsos  ou emoções negativas.

resolução de problemas

Consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções para problemas específicos. A resolução de problemas bem definida tem objetivos específicos, caminhos de elucidação bem definidos e claros resultados esperados.

mediação de conflitos

Forma de lidar com um conflito por meio do qual um mediador ajuda as pessoas a se comunicar e negociar melhor. É um processo orientado a conferir às pessoas envolvidas a autoria de suas próprias decisões, convidando-as à reflexão e ampliando alternativas. É um processo dirigido à desconstrução dos impasses que imobilizam a negociação, 

resolução de conflitos

Métodos e processos envolvidos na facilitação de um final pacífico para um  conflito. 

Pessoas comprometidas com a resolução comunicam ativamente informações sobre os motivos conflitantes ou ideologias, envolvendo todos na negociação coletiva. 

áreas de interesse

Conhecer e desenvolver suas áreas de interesse é fundamental para que o jovem possa identificar seu sonho, vocação e aptidão, definir metas, escolher sua profissão, e criar sua perspectiva de futuro e sua plena realização como pessoa e cidadão.

solidariedade

Ato de bondade com o próximo, Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas, independente de quaisquer diversidades culturais.

Sentimento de união.

metas

Ter objetivos claros ajuda a definir prioridades e a definir o que é realmente importante para você. 

Realizar metas inclui aprender como desenvolver um plano, como executá-lo, como medir o  progresso, como superar obstáculos e como permanecer positivo e focado.

AS  5  COMPETÊNCIAS  SOCIOEMOCIONAIS 

  • ENSINO SOCIOEMOCIONAL

  • PROGRAMAS

  • PROJETOS

  • CAPACITAÇÃO

  • IASEA

  • More

    IASEA horizontal.PNG

    Ensino Socioemocional

    Habilidades Sociais e Emocionais

     

    Benefícios

     

    Prevenção do Bullying

     

    Prevenção da Discriminação

     

    Prevenção do Uso de Drogas

     

    Prevenção da Violência 

     

    Artigos

    Capacitação

    Oficinas de Capacitação

     

    Material Educativo

     

    Tecnologia Social

    Programas Educativos

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Socioambiental

    Referências

    Habilidades Socioemocionais

     

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Ambiental

     

    Educação Complementar

    Projetos

    Jogos Para Família

    Conexão Socioemocional

    Conexão Socioambiental

    Na Responsa: Sob Minha Própria Influência

    Projeto com a NASA

    Na Trilha de Darwin

    Arte no Tema

    IASEA

    Quem Somos

     

    Parcerias

     

    Escolas 

    ONGs

     

    Mídia

     

    Contato

    COPYRIGHT © IASEA.  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

    ​

    Todo os materiais  dos programas do IASEA estão protegidos pela Lei 9.610 de Direitos Autorais. A reprodução de conteúdo em sites, blogs, jornais ou qualquer veículo de distribuição e mídia só poderá ser feita mediante prévia autorização do IASEA.