Ensino Socioemocional
HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS
Ensino Socioemocional
Por todo o país crianças e jovens estão sendo cada vez mais afetados por problemas sociais, pela violência, pelo bullying e pela falta de respeito um pelo outro e pelo mundo ao seu redor. Enquanto isso seus pais e professores precisam lidar com novos desafios e pressões.
O ensino de habilidades socioemocionais é uma importante ferramenta de transformação social, pois oferece aos educadores formas de auxiliar crianças e jovens a explorar e desenvolver valores positivos e evoluir em direção ao seu pleno potencial.

São as habilidades necessárias para o funcionamento interpessoal eficaz. Aprender a interagir com os outros, de forma bem sucedida, é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento de uma criança, com implicações de longo alcance.

A capacidade da criança de lidar, gerenciar, expressar e controlar seus estados emocionais, incluindo raiva, tristeza, emoção, ansiedade, alegria e excitação, é a base do desenvolvimento das habilidades emocionais.
Por meio de técnicas de ensino interativas, o programa de Ensino Socioemocional expõe os jovens a habilidades cognitivas de pensamento e habilidades socioemocionais de desenvolvimento pessoal e coletivo.
Eles são convidados a explorar e desenvolver competências que irão ajudá-los a fazer escolhas socialmente conscientes e positivas, a crescer em direção ao seu potencial e a se envolver em suas comunidade com respeito, confiança e propósito.
No programa de Ensino Socioambiental, importantes temáticas relacionadas à sustentabilidade são utilizadas como base para o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais nos jovens.

As crianças e jovens que demonstram maior desempenho positivo, tanto na escola quanto no seu desenvolvimento humano, são aquelas que:
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avaliam a si mesmos e as suas habilidades de forma realista (autoconhecimento),
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regulam seus sentimentos e comportamentos de forma adequada (autogerenciamento),
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respeitam as diferenças e apreciam a multidiversidade (consciência social),
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resolvem conflitos interpessoais de forma eficaz (habilidades de relacionamento),
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avaliam e tomam boas decisões sobre os desafios diários e na resolução de problemas (tomada de decisões responsável).
Estudantes que participam de programas de ensino social demonstram melhorias em múltiplas áreas de suas vidas.

Principais benefícios para os alunos que participam continuamente de dinâmicas de ensino social e emocional :
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aumento da capacidade de foco, atenção e concentração;
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melhoria do desempenho escolar;
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melhoria das relações e entrosamento com os professores;
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redução de problemas emocionais que afetam o desempenho, como ansiedade e depressão;
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diminuição de problemas de conduta tais como bullying e agressões entre alunos;
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diminuição da agitação e comportamento disruptivo;
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melhoria das atitudes em relação a si mesmo, os outros, a família e a escola;
BENEFICIOS
Habilidades Sociais e Emocionais
empatia
Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.
Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.
autoestima
Avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma, sendo positiva ou negativa em algum grau.
A autoestima envolve um julgamento pessoal, a capacidade de gostar de si. O caminho mais viável para uma auto-avaliação positiva é desenvolver o próprio autoconhecimento.
assertividade
Habilidade de saber afirmar os próprios direitos, e expressar pensamentos e sentimentos de maneira clara e direta.
Ser assertivo é saber dizer NÃO sem ser agressivo e dizer SIM sem ser passivo.
tolerância
Aceitar a existência de pontos de vista diferentes, conviver com eles e respeitá-los, ainda que não concordando.
Aceitar a liberdade de expressão de opiniões contrárias. Respeitar a liberdade de escolha do outro.
motivação
Impulso interno que leva à ação. Direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto como positivo. Processo que determina a intensidade, a direção e a persistência dos esforços para se alcançar uma meta.
consciência multicultural
Consciência da diversidade de ideias e práticas encontradas nas sociedades humanas em todo o mundo. Habilidade de se tornar ciente de diferentes valores culturais, crenças e percepções. Entender e respeitar os aspectos positivos e negativos das diferentes culturas.
cooperação
Ação conjunta para a realização de uma finalidade, um objetivo em comum.
É o processo onde pessoas trabalham ou atuam em conjunto para o benefício comum. A cooperação comprova a qualidade da liderança.
autoconfiança
É a convicção que uma pessoa tem de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa bem. Três fatores constroem a autoconfiança: o desenvolvimento de habilidades pessoais, o respeito por si próprio e pelos outros, e agir de forma responsável.
liderança
Arte de comandar pessoas, influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Poderosa combinação de estratégia e caráter. Liderar é empoderar e ajudar pessoas, por meio de estratégias efetivas.
pensamento criativo
Habilidade de gerar ideias inovadoras e obter sucesso na solução de problemas. Capacidade de liberar a imaginação e aproveitar plenamente suas habilidades e conhecimentos. Não ter medo de cometer erros, e aprender com o que não funcionou.
foco
Ter determinação e prioridade para alcançar ou atingir uma meta, não permitindo que nada o distraia ou disvirtue para outro caminho. Ter foco é ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir a meta desejada.
habilidades de comunicação
Saber criar e estabelecer um vínculo contínuo de confiança ao se expressar. A comunicação efetiva envolve saber escutar atentamente, não interromper o outro, ser objetivo ao falar,
manter firme contato visual e manter consciência da linguagem corporal, sua e do outro.
respeito à diversidade
Atitude de respeito para com a diversidade gerada pelas diferenças de classe, gênero, etnia, opção sexual, religião, capacidades, e todos atributos que fazem parte da identidade pessoal e definem a condição de cada pessoa na sociedade.
trabalho em equipe
É quando um grupo de pessoas cria um esforço coletivo para resolver um problema, para realizar uma tarefa ou determinado trabalho. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados.
pontos fortes e fracos
Saber avaliar com precisão os próprios pontos fortes e fracos é fundamental no processo de autoconhecimento. Devemos valorizar nossos pontos fortes e minimizar os pontos fracos, reconhecendo a influência de ambos no nosso comportamento.
análise de problemas
Capacidade do pensamento crítico, envolve identificar o problema, determinar seus elementos fundamentais, ponderar seus vários aspectos com o objetivo de chegar a uma solução.
reconhecer emoções
Entender como funcionam as emoções, de onde surgem e como se manifestam. Ser consciente das próprias emoções, reconhecê-las e administrá-las. Reconhecer as emoções em outras pessoas e utilizar as melhores estratégias construir boas relações.
autocontrole
Capacidade de controlar as emoções, comportamentos, pensamentos e desejos. O autocontrole é um comportamento essencial para atingir as metas e para evitar impulsos ou emoções negativas.
resolução de problemas
Consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções para problemas específicos. A resolução de problemas bem definida tem objetivos específicos, caminhos de elucidação bem definidos e claros resultados esperados.
mediação de conflitos
Forma de lidar com um conflito por meio do qual um mediador ajuda as pessoas a se comunicar e negociar melhor. É um processo orientado a conferir às pessoas envolvidas a autoria de suas próprias decisões, convidando-as à reflexão e ampliando alternativas. É um processo dirigido à desconstrução dos impasses que imobilizam a negociação,
resolução de conflitos
Métodos e processos envolvidos na facilitação de um final pacífico para um conflito.
Pessoas comprometidas com a resolução comunicam ativamente informações sobre os motivos conflitantes ou ideologias, envolvendo todos na negociação coletiva.
áreas de interesse
Conhecer e desenvolver suas áreas de interesse é fundamental para que o jovem possa identificar seu sonho, vocação e aptidão, definir metas, escolher sua profissão, e criar sua perspectiva de futuro e sua plena realização como pessoa e cidadão.
solidariedade
Ato de bondade com o próximo, Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas, independente de quaisquer diversidades culturais.
Sentimento de união.
metas
Ter objetivos claros ajuda a definir prioridades e a definir o que é realmente importante para você.
Realizar metas inclui aprender como desenvolver um plano, como executá-lo, como medir o progresso, como superar obstáculos e como permanecer positivo e focado.