JOGOS  COOPERATIVOS

Reino Animal

Objetivo desse Jogo

 

Pessoas assertivas são conscientes de seus próprios estilos de lidar com o conflito. Nesse jogo o humor torna mais fácil para os seus alunos avaliar os seus próprios pontos fortes e fracos de uma forma objetiva e honesta.

 

Esse jogo desenvolve habilidades de comunicação, assertividade, empatia e técnicas para lidar com pessoas difíceis.

 

 

Duração: 20 minutos

 

 

Material

Os seguintes nomes de animais (ou imagens desses animais) devem ser colocados ao redor da sala em folhas A4 separadas: gorila, avestruz, cobra, GAMBÁ, porco, peixe, POMBO, Leão, hiena,burro. Também deve ter uma folha  OUTRO.

 

 

Sugestão para uma introdução divertida

"Alguém já se sentiu como se estudasse em um zoológico? Espere !! Não responda em voz alta! Basta pensar nisso. “

 

 

COMO JOGAR

 

  • Peça que seus alunos olhem os vários tipos de animais escritos nas folhas em torno da sala, e descreva como cada um desses animais normalmente se comporta quando se sente ameaçado. Por exemplo, um avestruz pode esconder a cabeça na areia até que as coisas estejam "seguras". Um gorila pode enfrentar o inimigo fazendo grunhidos impressionantes e batendo no peito de forma ameaçadora, e assim por diante.

 

  • Agora peça que seus alunos pensem sobre seu próprio estilo de responder ao conflito. Qual é a sua primeira reação em uma discussão com outra pessoa? Com todo o respeito ao reino animal, qual dos animais  seria mais semelhante a eles em comportamento? (Se nenhum animal parece se encaixar, incentive os alunos a considerar também os animais que não estão mencionados, ou imagine animais híbridos, como meio leão e meio burro).

 

  • Peça que cada aluno se posicione perto do animal que melhor o representa em uma situação de conflito. (Eles podem ficar perto da folha onde está escrito OUTRO , caso não se identifiquem com nenhum animal ou se vejam como um híbrido.)

 

  • Ande ao redor da sala e peça a cada aluno para descrever como ele é  semelhante ao animal que escolheu. (Exemplo: "Eu sou como um gambá, porque eu nunca procuro conflitos, mas quando estou em um, eu me certifico de que  a palavra final será a minha!") 

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE

 

  • Que atributos positivos que o seu animal tem que você gostaria que os outros reconhecessem em você? O que é geralmente mal interpretado sobre o seu animal? Que conselho você daria a alguém sobre como lidar com o seu animal? 

 

  • O que acontece na escola quando "animais" humanos de diferentes espécies têm conflitos? Por exemplo, o que acontece quando o equivalente humano de uma cobra entra em conflito com um burro?

 

  • O que acontece quando as mesmas espécies de animais estão zangadas umas com as outras? Por exemplo, como o equivalente humano de dois porcos-espinhos lutam? 

 

  • PONTO-CHAVE: Com base nos conhecimentos que você acabou de ganhar sobre os estilos de outros amigos, como você pode trabalhar com seus colegas de forma diferente a partir de agora? 

 

  • ENSINO SOCIOEMOCIONAL

  • PROGRAMAS

  • PROJETOS

  • CAPACITAÇÃO

  • IASEA

  • More

    IASEA horizontal.PNG

    Ensino Socioemocional

    Habilidades Sociais e Emocionais

     

    Benefícios

     

    Prevenção do Bullying

     

    Prevenção da Discriminação

     

    Prevenção do Uso de Drogas

     

    Prevenção da Violência 

     

    Artigos

    Capacitação

    Oficinas de Capacitação

     

    Material Educativo

     

    Tecnologia Social

    Programas Educativos

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Socioambiental

    Referências

    Habilidades Socioemocionais

     

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Ambiental

     

    Educação Complementar

    Projetos

    Jogos Para Família

    Conexão Socioemocional

    Conexão Socioambiental

    Na Responsa: Sob Minha Própria Influência

    Projeto com a NASA

    Na Trilha de Darwin

    Arte no Tema

    IASEA

    Quem Somos

     

    Parcerias

     

    Escolas 

    ONGs

     

    Mídia

     

    Contato

    COPYRIGHT © IASEA.  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

    ​

    Todo os materiais  dos programas do IASEA estão protegidos pela Lei 9.610 de Direitos Autorais. A reprodução de conteúdo em sites, blogs, jornais ou qualquer veículo de distribuição e mídia só poderá ser feita mediante prévia autorização do IASEA.