A discriminação acontece quando há uma atitude adversa perante uma característica específica e diferente de uma pessoa. 

 

A atitude discriminatória resulta na destruição ou comprometimento dos direitos fundamentais do ser humano, prejudicando principalmente crianças e adolescentes no seu processo integral de desenvolvimento. 

 

Para combater e prevenir a discriminação, é fundamental o ensino da diversidade.

A diversidade é o reconhecimento e valorização da diferença, no seu sentido mais amplo.

 

 

RESPEITO À DIVERSIDADE

 

A falta de respeito é uma característica de mentes fechadas e intolerantes. Aprender a aceitar e respeitar outras culturas abre a cabeça do jovem para o mundo. E nada como aprender a respeitar para ser respeitado. 

 

A diferença está na essência da humanidade. A diferença racial é apenas uma questão de nascimento e nunca deveria ser fonte de ódio ou conflito. A resposta à diferença é respeitá-la. Aí é onde reside o princípio fundamental da paz: o respeito pela diversidade.                                                                                             John Hume

EMPATIA

 

Empatia é saber se colocar no lugar do outro.

 

Se suas habilidades emocionais não estão desenvolvidas, se você não tem consciência de si mesmo, se você não for capaz de controlar suas emoções mais angustiantes, se você não tiver empatia nem relacionamentos eficazes,  não importa o quão  inteligente  você é: você não vai conseguir chegar muito longe. 

Daniel Goleman

TOLERÂNCIA

 

A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.                                                                Gandhi

 

Tolerância não significa aceitar o que se tolera.                                                                              Gandhi

CONSCIÊNCIA  MULTICULTURAL

 

O multiculturalismo é um movi-mento teórico e social engajado na defesa da diversidade. Ele nos ensina que conceber e conviver com as diferenças requer o reconhecimento de que existem indivíduos e grupos distintos entre si, e a compreen-são de que todos têm os mesmos direitos .

O Ensino Socioemocional na Prevenção da Discriminação

 

Ações de prevenção da discriminação devem desenvolver em crianças e jovens habilidades sociais e emocionais que fortaleçam o respeito ao multiculturalismo.

Combatendo o Racismo em um Mundo Multicultural:

Ideias para a Sala de Aula

 

Como podemos inspirar jovens a trabalhar pela justiça social e combater ativamente a discrimina-ção, os estereótipos e o racismo?

Como prevenir o racismo?

 

O racismo é um conjunto de opiniões pré concebidas que dá grande importância às diferenças biológicas entre os seres humanos.

 

Ensinando a Igualdade de Gênero: 
Dicas para Professores

 

A igualdade de gênero é um conceito que define a busca da igualdade entre homens e mulheres. Estudos realizados com crianças em idade escolar  mostram que os efeitos da discriminação de gênero, mesmo que sutis, são prejudiciais.

 

 

Discriminação Sexual

 

A homofobia infelizmente é um fenômeno largamente presente no ambiente escolar brasileiro. O direito de existência e expressão das diferentes orientações sexuais precisa ser respeitado, para que haja real garantia dos direitos humanos.

 

Discriminação Religiosa

 

Discriminação religiosa envolve a perseguição ou assédio a uma pessoa por causa de suas crenças ou práticas religiosas. Os movimentos inter-religiosos trabalham em prol do respeito, reconhecimento e união entre todas as religiões. É essa a paz que queremos!