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Violência na Escola

 

As perturbações escolares são de natureza essencialmente comportamental. 
O que se vê é uma decadência de valores entre tantos jovens. 
O que fazer para motivar positivamente os alunos e prevenir comportamentos violentos?

 

 

 

RECONHECER E GERENCIAR EMOÇÕES

 

Saber identificar, gerenciar e lidar com sentimentos destrutivos, como a raiva, frustração e decepção. Saber usar técnicas para controlar e expressar esses sentimentos de forma construtiva.

 

ASSERTIVIDADE

 

Saber responder a conflitos de forma calma e segura.

RESILIÊNCIA

 

Estar preparado para superar dificuldades e desafios e se fortalecer partir de situações adversas.  A resiliência está ligada à capacidade de flexibilidade, de conseguir voltar ao estado natural após sofrer qualquer tipo de pressão.

 

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

Saber ouvir e reagir de forma adequada  a crítica ou  raiva dos outros.Ter o raciocínio ético e moral para resolver divergências sem violência. Encontrar alternativas não-violentas para conflitos.

 

 

 

HABILIDADES DE RELACIONAMENTO

 

Antecipar as conseqüências do comportamento verbal agressivo e os benefícios do não agressivo. Habilidades de comunicação, técnicas de negociação, tolerância, empatia e respeito às diferenças.

O Ensino Socioemocional na Prevenção da Violência

 

Algumas intervenções sociocognitivas podem ajudar crianças e jovens a desconstruir os cenários violentos que vêem ou que vivenciam. Essas intervenções visam construir nos estudantes  as habilidades sociais que eles precisam para lidar eficazmente com situações sociais difíceis e violentas.

Violência contra a criança

 

Uma das formas humanas mais brutais e covardes de violência, a violência contra a criança precisa ser rapidamente detectada e interrompida, e as escolas são um importante vetor para esse diagnóstico. Crianças que sofrem violência doméstica são os seres mais propensos a se tornarem adultos violentos. O ensino da resiliência é fundamental na recuperação emocional dessas crianças.

 

O que pode ser feito para prevenir a violência juvenil?

 

As intervenções mais bem sucedidas procuram desenvolver habilidades sociais e emocionais, e atitudes positivas, nos jovens.  Em todo o mundo, escolas que implementam programas de ensino social  têm detectado benefícios e melhoras não só no comportamento dos alunos, mas também em seu rendimento escolar.

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