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Ferramentas  Práticas  para  Implementar  o  Ensino  Socioemocional  nas  Escolas

O Ensino Socioemocional envolve os processos pelos quais crianças e jovens aprendem como adquirir e desenvolver conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para compreender e gerir emoções, definir e atingir metas positivas, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos positivos, e tomar decisões responsáveis.

O programa de Ensino Socioemocional oferece aos educadores ferramentas valiosas para desenvolver e aprimorar nos seus alunos a concentração, a empatia, o respeito à diversidade, a tolerância, a liderança, a criatividade, a realização de metas, e muitos outros comportamentos positivos e essenciais para o pleno desenvolvimento social, emocional e ético.  

 

A implementação do programa acontece por meio da utilização de material educativo com técnicas de ensino interativas: planos de aula, dinâmicas,  jogos cooperativos, debates, esquetes teatrais e exercícios projetados para que a experiência de aprendizagem se torne fácil, divertida, participativa  e inesquecível.

Ensino Socioemocional

 

Com as Dinâmicas de Ensino Socioemocional, de fácil aplicação, os alunos ganham habilidades para: 

 

  • reconhecer, controlar e gerenciar suas emoções

  • desenvolver sua capacidade de concentração e autocontrole

  • identificar suas áreas de interesse, e trabalhar na realização efetiva de metas

  • aumentar sua autoestima e autoconfiança

  • desenvolver o cuidado e preocupação pelos outros

  • tomar decisões responsáveis

  • estabelecer relações positivas

  • lidar com situações desafiadoras de forma eficaz 

As metas do programa de Ensino Socioemocional são:

 

  • promover nos estudantes autoconhecimento, autogerenciamento, consciência social, habilidades de relacionamento e de tomada de decisões responsáveis

 

  • melhorar as atitudes e crenças dos alunos sobre si mesmo, os amigos, a família e a escola

 

  • desenvolver em jovens a perspectiva de futuro e a capacidade de alcançar metas com sucesso

 

Pesquisas indicam que programas de Ensino Socioemocional  apresentam uma ampla gama de benefícios na vida do estudante: maior rendimento escolar, menos problemas de conduta, melhores relações pessoais e maior capacidade de lidar com situações desafiadoras de forma eficaz.

Competências Socioemocionais desenvolvidas no Programa:

AUTOCONHECIMENTO

Capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções.

Conseguir avaliar com exatidão seus pontos fortes e pontos fracos.

Possuir um senso de autoconfiança e autoestima bem fundamentado.

Conhecer bem suas áreas de interesse.

Reconhecer a influência dos pensamentos no comportamento.

AUTOGERENCIAMENTO

Capacidade de regular as emoções, pensamentos e comportamentos.

Habilidade de desenvolver a motivação, disciplina e perseverança.

Saber reverter emoções negativas, substituindo pensamentos negativos por positivos.

Saber lidar com problemas de forma saudável e proativa.

Capacidade de criar metas e estruturas organizacionais com foco em resultados.

Conseguir controlar impulsos, reatividade impensada e comportamento agressivo.

HABILIDADES DE RELACIONAMENTO

Capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis.

Empatia altamente desenvolvida.

Técnicas de cooperação e trabalho em equipe bem desenvolvidas.

Técnicas de comunicação bem desenvolvidas, saber ouvir atentamente.

Capacidade de expressar opiniões de forma assertiva.

Poder de responder de forma tranquila e construtiva ao conflito interpessoal.

Respeito a pontos de vista diferentes.

CONSCIÊNCIA SOCIAL

Conhecer e respeitar diferentes culturas e modos de vida.

Ter consciência multicultural, saber respeitar e apreciar a diversidade.

Desenvolver a tolerância, saber respeitar o ponto de vista alheio.

Respeitar a diversidade religiosa.

Respeitar a diversidade sexual.

Possuir senso de solidariedade bem desenvolvido.

TOMADA DE DECISÃO RESPONSÁVEL

Capacidade de identificar e analisar problemas.

Habilidade de desenvolver opções de solução.

Capacidade de fazer escolhas positivas e respeitosas.

Saber avaliar consequências de forma realista.

Preocupação com o bem-estar próprio e do outro.

Habilidade de avaliar resultados e modificar estratégias se necessário.

Habilidades Socioemocionais desenvolvidas por Competência:

empatia

Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando entender como ela pensa ou como responde a uma circunstância. Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente. Habilidade de responder apropriadamente aos sentimentos do outro.

autoestima

Avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma, seja ela positiva ou negativa. A autoestima  envolve um concepção pessoal sobre a capacidade de gostar de si próprio. O caminho mais efetivo para uma auto-análise positiva é desenvolver o autoconhecimento. 

assertividade

Habilidade de saber afirmar os próprios direitos e expressar pensamentos e sentimentos de maneira clara e direta.

Ser assertivo é saber dizer NÃO sem ser agressivo e dizer SIM sem ser passivo.

tolerância

Aceitar a existência de pontos de vista diferentes, conviver com eles e respeitá-los, ainda que não concordando.

 

Aceitar a liberdade de expressão de opiniões contrárias. Respeitar a liberdade de escolha do outro.

motivação

Impulso interno que leva à ação. Direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto como positivo. Processo que determina a intensidade, a direção e a persistência dos esforços para se alcançar uma meta.

consciência multicultural

Consciência da diversidade de ideias e práticas encontradas nas sociedades humanas em todo o mundo. Habilidade de se tornar ciente de diferentes valores culturais, crenças e percepções. Entender e respeitar os aspectos positivos e negativos das diferentes culturas.

cooperação

Ação conjunta para a realização de uma finalidade, um objetivo em comum.

 

É o processo onde pessoas trabalham ou atuam em conjunto para o benefício comum. A cooperação comprova a qualidade da liderança.

autoconfiança

Convicção que uma pessoa tem de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa bem. Três fatores constroem a autoconfiança: o autoconhecimento, o desenvolvimento de habilidades pessoais, o respeito por si próprio e pelos outros.

liderança

 Arte de comandar pessoas, influenciando mentalidades e comportamentos de forma positiva. Poderosa combinação de estratégia e caráter. Liderar é empoderar e ajudar pessoas por meio de estratégias efetivas.

pensamento criativo

Habilidade de gerar ideias inovadoras e obter sucesso na resolução de problemas. Capacidade de liberar a imaginação e aproveitando plenamente habilidades e conhecimentos. Não ter medo de cometer erros, e aprender com o que não funcionou.

foco

Atenção concentrada. Determinação para alcançar ou atingir uma meta, não permitindo que nada o distraia ou disvirtue para outro caminho. Ter foco é ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir a meta desejada.

habilidades de comunicação

Saber criar e estabelecer um vínculo contínuo de confiança ao se expressar. A comunicação efetiva envolve saber escutar atentamente, não interromper o outro, ser objetivo ao falar,  manter firme contato visual e manter consciência da linguagem corporal, sua e do outro.

respeito à diversidade

Atitude de respeito com a diversidade gerada pelas diferenças de classe, gênero, etnia, opção sexual, religião, capacidades, e todos atributos que fazem parte da identidade pessoal, cultural e social de um indivíduo

trabalho em equipe

É quando um grupo de pessoas cria um esforço coletivo para resolver um problema ou para realizar uma determinada tarefa.O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados.

pontos fortes e fracos

Saber avaliar com precisão os próprios pontos fortes e fracos é fundamental no processo de autoconhecimento. Devemos valorizar nossos pontos fortes e minimizar os pontos fracos, reconhecendo a influência de ambos no nosso comportamento.

análise de problemas

Capacidade do pensamento crítico.  Envolve  identificar um problema, determinar seus pontos fundamentais, e ponderar consequências com o objetivo de chegar a uma solução. 

reconhecer emoções

Entender como funcionam as emoções, de onde surgem e como se manifestam. Ser consciente das próprias emoções, reconhecê-las e administrá-las. Reconhecer as emoções em outras pessoas e utilizar as melhores estratégias para construir boas relações.

autocontrole

Capacidade de criar conscientemente as emoções, comportamentos, pensamentos e desejos. O autocontrole é um comportamento essencial  para atingir as metas e para evitar impulsos  ou emoções negativas.

resolução de problemas

Consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções para problemas específicos. A resolução de problemas bem definida tem objetivos específicos, caminhos de elucidação bem definidos e claros resultados esperados.

mediação de conflitos

Forma de lidar com um conflito por meio de um mediador que ajuda as pessoas a se comunicarem e negociarem melhor. É um processo orientado a conferir às pessoas envolvidas a autoria de suas próprias decisões, convidando-as à reflexão e ampliando alternativas. 

resolução de conflitos

Métodos e processos envolvidos na

busca de um final pacífico para um  conflito. Pessoas comprometidas com

a resolução comunicam ativamente informações sobre os motivos conflitantes ou ideologias, envolvendo todos os envolvidos em uma negociação coletiva. 

áreas de interesse

Conhecer e desenvolver nossas áreas de interesse é fundamental para que possamos identificar sonhos, vocaçōes e aptidōes, definir metas, escolher uma profissão, e criar uma perspectiva de futuro de plena realização. 

solidariedade

Ato de bondade com o próximo.  Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas, independente de quaisquer diversidades culturais.

Sentimento de união.

metas

Objetivos claros que ajudam a definir prioridades e a definir o que é realmente importante para você. 

Realizar metas inclui aprender como desenvolver um plano, como executá-lo, como medir o  progresso, como superar obstáculos e como permanecer positivo e focado.

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