TEATRO SOCIAL
O Teatro como Ferramenta de Ensino e Transformação Social
 

A encenação teatral tem o valor intrínseco de ser um poderoso veículo no ensino de valores éticos, pois envolve totalmente o jovem ator/estudante no processo de aprendizagem. 

 

O fundamento principal do ensino da inteligência emocional e social é a capacidade do jovem em identificar e gerir emoções, dentro de si mesmo e perante os outros, de uma forma respeitosa. O teatro, na sua essência, é uma das mais valiosas artes para o ensino das emoções. 

 

O teatro social, por meio do drama criativo, fornece uma ferramenta de transformação social, que envolve o participante de forma holística, e gera situações reais através da dramatização. Neste cenário o participante pode aprender e vivenciar iniciativas relativas a identificação de escolhas - e tomada de decisão responsável. Essa experimentação apresenta opções positivas para aplicação posterior no dia a dia de suas vidas. 

As oficinas de teatro social oferecem aos educadores vivências e ferramentas cênicas para o desenvolvimento de aulas que utilizam o teatro como estímulo ao desenvolvimento da inteligência emocional e social nos alunos.

Oficinas de Treinamento

 

As oficinas de treinamento oferecem a  professores de teatro,  de arte educação e professores da rede pública ferramentas cênicas para o desenvolvimento de aulas que utilizam o teatro como estímulo ao desenvolvimento das capacidades emocionais e sociais dos alunos.

 

O fundamento principal dos exercícios, jogos teatrais, esquetes e cenas é estimular habilidades socioemocionais que oferecem aos alunos ideias, soluções e opções para que eles possam lidar positivamente com as mais diversas situações de suas vidas.

Drama Criativo

 

O drama criativo é considerado uma importante ferramenta para o ensino dos mecanismos do pensamento, das emoções e da inteligência emocional para crianças e jovens. A encenação teatral tem o valor intrínseco de ser um poderoso veículo no ensino de valores éticos.

 

O teatro social, por meio do drama criativo, apresenta situações reais através da improvisação e da dramatização. Neste cenário são geradas situações que fornecem ao participante exemplos práticos para a análise e soluções de problemas. Os jovens podem se identificar com várias situações, debater e improvisar soluções, e aprender as melhores formas de lidar com cada desafio. 

 

Depois de participar de oficinas de teatro social, os professores percebem que seus alunos ficam mais propensos a detectar as várias perspectivas de uma situação, e a ter um melhor diálogo entre si.

O teatro é um poderoso veículo no ensino dos mecanismos do pensamento. Tem o valor intrínseco de apresentar valores.

O teatro, na sua essência, é uma das mais valiosas artes para o ensino das emoções. Os jovens tem a possibilidade de vivenciar situações reais por meio da dramatização. 

Os jogos e exercícios teatrais, as esquetes, e as peças do projeto são desenvolvidas para fortalecer aptidões sociais e emocionais fundamentais para o crescimento pessoal e interação saudável com amigos e pessoas em geral.

Music