Ensino Socioemocional
TEATRO  SOCIAL:
Valores para a Vida
 

Utilizando o Teatro como Ferramenta de 

Ensino e Transformação Social

 
 
 
 
 

 

O projeto Teatro Social faz parte de um programa educativo comprometido com a inovação e modernização da educação. Visando a melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto prepara educadores para que possam desenvolver em seus alunos competências socioemocionais chave para o pleno desenvolvimento humano e crescimento pessoal.

 

 

 

Crianças e jovens aprendem, por meio de técnicas de ensino interativas e metodologias teatrais, a desenvolver seu potencial positivo, estabelecer metas, desenvolver autoconfiança e autoestima, fortalecer tolerância e resiliência, aprimorar técnicas de comunicação e trabalho em equipe, estimular o pensamento criativo e empreendedorismo, aumentar foco e concentração, entre outros. 

 

 

O projeto TEATRO SOCIAL acontece por meio:

do desenvolvimento de MATERIAL EDUCATIVO baseado em melhores práticas globais de programas que utilizam o ensino socioemocional para o desenvolvimento humano. O material traz técnicas de ensino interativas divididas em 62 atividades: 10 dinâmicas, 15 exercícios, 15 jogos cênicos, 20 esquetes teatrais e 2 peças para montagem nas escolas e comunidades. O material explora temas focados no desenvolvimento humano e no desenvolvimento sustentável. O material estará disponível em meio online e físico: serão impressos  Manuais para entrega aos educadores durante as oficinas de capacitação.

 

 

 

 

da disponibilização do material educativo em PLATAFORMA ONLINE. A Plataforma traz área de acesso restrito para professores, e área aberta para alunos. Para os professores, a plataforma disponibiliza gratuitamente todo o material educativo do projeto, e um diretório online de fontes e referências sobre o desenvolvimento de competências socioemocionais (links, vídeos e apresentações em power point). Auxiliando os professores com material de apoio, a plataforma otimiza ao máximo os resultados da ação educativa. Para os alunos a plataforma disponibilizará material de apoio para produção de roteiros e troca de conhecimentos sobre as temáticas abordadas no projeto.

 

da realização de OFICINAS DE CAPACITAÇÃO para professores de escolas públicas e educadores de projetos em comunidades de baixa renda em municípios de atuação e interesse do patrocinador. O projeto prevê a realização de 5 oficinas por município, com uma média de 25 professores por oficina. Cada oficina tem duração de 2 horas e meia. Nas oficinas os educadores recebem treinamento, com orientações teóricas e práticas para utilização do material educativo. As oficinas celebram o educador como agente transformador, e os orienta em metodologias e conhecimentos técnicos que os auxiliarão a implementar as atividades com seus alunos, de forma lúdica, divertida e eficaz. As oficinas são ministradas diretamente nas escolas e nas comunidades. Após as oficinas de capacitação, os professores passam a contar com suporte online e newsletter quinzenal.

 

Público Alvo  e  Localização

 

BENEFICIÁRIOS DIRETOS

O projeto investe na formação de (i) educadores de projetos de educação complementar em comunidades de baixa renda e (ii) professores de escolas públicas.

 

CO-PATROCÍNIO:  25 oficinas, com uma média de 25 professores por oficina, totalizando 625 educadores capacitados.

 

PATROCÍNIO: 35 oficinas, com uma média de 25 professores por oficina, totalizando 875 educadores capacitados.

 

BENEFICIÁRIOS INDIRETOS

A previsão média de alcance são de 30 alunos por cada professor capacitado. Os jovens terão acesso às técnicas interativas de aprendizagem. 

 

CO-PATROCÍNIO: previsão de 30 alunos impactados por cada um dos 625 professores capacitados, totalizando 18.750 jovens. 

 

PATROCÍNIO: previsão de 30 alunos impactados por cada um dos 875 professores capacitados, totalizando 26.250 jovens. 

As oficinas acontecem em municípios de atuação e interesse do patrocinador, em qualquer estado brasileiro.

 

O projeto prevê a realização de 5 oficinas por município. 

O projeto é formatado de forma a facilitar a replicação de suas ações em municípios por todo o país.

 

Patrocínio e Contrapartidas

PATROCÍNIO.......................112.000,00

CO-PATROCÍNIO..................88.000,00

 

 

INCENTIVO FISCAL

O projeto Teatro Social conta com incentivo fiscal por meio da Lei Rouanet, Artigo 18.

CONTRAPARTIDAS DE IMAGEM E INSTITUCIONAL

 

A mensagem do projeto é fundamentada na valorização da educação como pilar fundamental de uma sociedade sustentável. A construção de um mundo melhor e o respeito às diferenças individuais e coletivas acontecem por meio do desenvolvimento de valores éticos fundamentais. 

 

O IASEA trabalha em parceria com Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, escolas públicas e ONGs que desenvolvem projetos de educação complementar  em  comunidades de baixa renda. 

 

 

LOGOMARCA DOS PATROCINADORES

 

Homepage da Plataforma Online

Página de acesso ao Material Educativo

Contracapa do Manual para os Educadores

Apresentação digital (ppt)  das oficinas

Convite eletrônico para Educadores e SEEDUCs

Newsletter quinzenal 

 

OBJETIVOS GERAIS

 

  • Por meio das atividades, crianças e jovens têm a oportunidade de conhecer e compreender melhor seu potencial positivo, vivenciar situações reais por meio da dramatização, e encontrar novas formas de respeitar diferenças e superar adversidades.

 

  • Promover uma ação educativa inovadora, de caráter transformador, que amplia a consciência de jovens, despertando em novas mentes conceitos, atitudes e comportamentos fundamentais para o êxito na escola e na vida.

  •