DINÂMICAS
O Álcool e Seu Cérebro
Os jovens precisam conhecer melhor o álcool e seus efeitos para poderem realmente tomar boas decisões sobre não beber antes da maioridade.
Você sabe como o álcool afeta seu cérebro?
Córtex Cerebral
A superfície externa do cérebro, o córtex cerebral, trabalha com as informações que chegam dos seus sentidos.
Seu córtex cerebral sob efeito do álcool:
• Suas inibições são reduzidas devido ao efeito depressor do álcool. Uma pequena quantidade pode fazer você se sentir relaxado e confiante, mas em pouco tempo é provável que você comece a falar demais e a agir de forma tola e estúpida. Sua capacidade crítica é muito prejudicada.
• O seu córtex cerebral passa a trabalhar bem mais lentamente. A sua visão pode ficar embaçada, você pode enrolar as palavras quando falar, ter diminuição da audição, e ter olfato e paladar prejudicados.
Sistema Nervoso Central
Quando você pensa em algo que você quer que seu corpo faça, o sistema nervoso central - o cérebro e a medula espinhal - envia um sinal para a parte do corpo em questão.
Seu sistema nervoso central sob efeito do álcool:
• O álcool retarda o sistema nervoso central.
• Você vai pensar, falar e se mover mais lentamente.
Lobos Frontais
Os lobos frontais do cérebro são importantes para o planejamento, formação de ideias, tomada de decisões e autocontrole. O consumo de álcool durante um longo período de anos pode causar danos irreversíveis nos lobos frontais.
Seu lobos frontais sob efeito do álcool:
• Você pode achar difícil controlar suas emoções e impulsos.
• Você pode se tornar violento ou agir sem pensar.
Hipocampo
Suas memórias são criadas no hipocampo. Um hipocampo danificado torna mais difícil aprender e manter o conhecimento armazenado.
Seu hipocampo sob efeito do álcool:
-
Você pode ter dificuldade para lembrar algo que você acabou de aprender (por exemplo, um nome ou número de telefone). Isso pode acontecer depois de apenas uma ou duas bebidas
-
Quem bebe muito álcool rapidamente pode experimentar um apagão - não sendo capaz de se lembrar de eventos inteiro, ou do que fez exatamente.
Cerebelo
O cerebelo é importante para a coordenação, para o pensamento e para o estado de consciência.
Seu cerebelo sob efeito do álcool:
• Suas mãos podem ficar tão trêmulas que você pode ter dificuldades em pegar coisas normalmente.
• Você pode perder o equilíbrio e cair. Você pode perder a noção de onde está.
Hipotálamo
O hipotálamo é uma pequena parte do cérebro que faz um incrível número de tarefas domésticas do seu corpo. O álcool perturba muito o trabalho do hipotálamo.
O hipotálamo sob efeito do álcool:
• A pressão arterial, a sede e a vontade de urinar aumentam.
• A temperatura do corpo e a freqüência cardíaca diminuem.
Bulbo Raquidiano
O bulbo raquidiano é o piloto automático do seu corpo. Ele mantém seu coração batendo, permite que você respire sem pensar nisso, e mantém seu corpo na temperatura certa. As pessoas às vezes bebem álcool em um esforço para se manterem aquecidas. Beber álcool pode dar a impressão de te aquecer, mas na verdade o álcool resfria o seu corpo. Beber muito álcool ao ar livre com o tempo frio pode fazer com que a temperatura do seu corpo caia abaixo do normal. Esta condição perigosa é chamada de hipotermia.
Seu bulbo raquidiano sob efeito do álcool:
• A respiração e a frequência cardíaca ficam mais lentas.
• A temperatura do seu corpo diminui.
• Beber uma grande quantidade de álcool rapidamente em um curto período de tempo pode desligar o bulbo raquidiano. Você pode entrar em coma.