top of page
ESQUETES  TEATRAIS

Vencendo a Timidez

 

24 ATORES:

 

2 NARRADORES

CECÍLIA

JOÃO

10 AMIGAS

10 AMIGOS

 

 

CENA

 

TODAS AS MENINAS ENTRAM E SENTAM NA METADE DO PALCO. 

CECÍLIA FICA EM PÉ NO MEIO DAS MENINAS.

TODOS OS MENINOS ENTRAM E SENTAM NA OUTRA METADE DO PALCO.

JOÃO FICA EM PÉ NO MEIO DOS MENINOS.

 

OS NARRADORES ENTRAM E FALAM NA FRENTE DO PALCO

 

 

NARRADORA 1

Essa é a história de Cecília e João, os dois seres mais tímidos do planeta! O João se apaixonou por Cecília mas não tem ideia de como se aproximar dela. 

 

 

NARRADOR 2

Todas as amigas querem ajudar Cecília a superar essa timidez sem tamanho, e todos os amigos querem ajudar João a conquistar essa gata. Agora, imagina, todo mundo dando opinião!

 

 

CADA NARRADOR SAI POR UM LADO DO PALCO. JOÃO SENTA E A CENA COMEÇA

 

 

CECÍLIA

O que eu posso fazer? Eu sou extremamente tímida. Eu sou aquele tipo de menina que escreve tudo o que pensa, mas não fala nem a metade. Na verdade eu não falo absolutamente nada na sala. Tenho lutado com a minha timidez desde criança. Eu fui ficando jovem, e sempre pensei que a minha timidez era algo que eu tivesse que superar totalmente. Mas hoje já entendi que ser tímida é parte de quem eu sou como pessoa. Eu não posso simplesmente mudar quem eu sou de repente, totalmente. Mas eu preciso melhorar!

 

 

 

CADA ATRIZ FICA EM PÉ PARA A SUA FALA, DEPOIS VOLTA A SENTAR. APENAS CECÍLIA PERMANECE SEMPRE EM PÉ. TANTO CECÍLIA QUANTO AS ATRIZES FALAM OLHANDO PARA A FRENTE, PARA A PLATEIA, COMO SE ESTIVESSEM FALANDO DIRETAMENTE UMA COM A OUTRA.

 

 

 

AMIGA 1

Olha Cecília, todas as pessoas têm traços de timidez. Até eu, que sou extrovertida, fico tímida em determinadas situações. Mas se você quer se tornar uma pessoa mais autoconfiante, não tem jeito: precisa aprender a controlar sua timidez. 

 

 

CECÍLIA

Como?? É realmente muito difícil parar de ser tímida. É tipo uma maldição!

 

 

AMIGA 2

Também não é assim! Timidez é normal, e tem um lado bom: evita que a gente cometa excessos. É uma espécie de freio de mão, que só vira problema quando está muito puxado e não deixa a vida andar.

 

 

AMIGA 3

Você entende sua timidez, se aceita como é e tem a vontade de melhorar. Isso já é ótimo! 

 

 

CECÍLIA

É, mas estou cansada de ser tão tímida. Se você não é tímida, você não sabe como é horrível não ser capaz de fazer contato visual com uma pessoa! Ou simplesmente não conseguir se expressar quando você sabe exatamente o que quer dizer. 

 

 

AMIGA 4

Eu também sou tímida, eu sei exatamente o que é isso. É como estar nervosa mil vezes! A gente pode estar no meio de um grupo, mas há essa barreira que separa a gente de todos os outros. E o pior é que as pessoas pensam que a gente é esnobe, ou metida, ou hostil ou está entediada. Mas não é nada disso! Na verdade a gente é tão só, tão autoconsciente, tão envergonhada de tudo, que não dá vontade de sair de casa! 

 

 

CECÍLIA

Quer saber? Acho que nunca vou ter um namorado!

 

 

AMIGA 5

Ai exagerada! Claro que vai! Tudo bem que o problema número 1  para as pessoas tímidas é começar um relacionamento. Mas assim que a barreira fica para trás, e você entra no relacionamento, a timidez não é mais um impedimento para você se aproximar mais e mais de quem você gosta.

 

 

CECÍLIA

Provavelmente... Mas até lá... Sabe, eu tenha essa horrível sensação de que todo mundo está olhando para mim. Eu sinto como se eu estivesse sendo avaliada pelos outros o tempo todo.

 

 

AMIGA 6

Mas isso Cecília, é porque você fica tão focada em você mesma, e nas suas próprias falhas, que não olha em volta e não percebe que a maioria das pessoas são iguais. No sentido de estarem prestando muito mais atenção nelas do que nos outros. Absolutamente ninguém está avaliando você o tempo todo!

 

 

CECÍLIA

Ai gente, o papo tá ótimo, mas de uma vez por todas, o que eu faço na prática para superar essa timidez?

 

 

AMIGA 7

Olha, a timidez não vai simplesmente desaparecer totalmente, mas  pode diminuir muito. Para diminuir a timidez, você tem que parar de dar tanta atenção a suas próprias inseguranças e se tornar mais consciente das pessoas ao seu redor.

 

 

AMIGA 8

E se você pensar bem, é meio narcisista acreditar que todo mundo está te observando e te avaliando o tempo todo... Pare de pensar sobre o que você não faz bem, olhe os outros com igualdade, e você vai ver que ninguém está distribuindo perfeição.  

 

 

AMIGA 9

Ah! E para de se concentrar em como você se sente nervosa, e se concentre no que a outra pessoa está dizendo, ou fazendo. Sabe,  a melhor maneira de deixar as pessoas confortáveis perto de você, e ficar confortável perto das pessoas, é dar a elas atenção de verdade, para que elas se sintam bem em contar suas histórias e compartilhar seus sentimentos com você. 

 

 

AMIGA 10

A tarefa não é mudar quem você é, é apenas mudar algumas das maneiras que você pensa e age. Não há nada de errado em ser tímida. Na verdade, talvez neste mundo altamente competitivo,  onde todo mundo quer sempre saber quem é o mais bem sucedido, o mais bonito, o mais impressionante, seria melhor se muito de nós fôssemos  um pouco menos exibidos e um pouco mais tímidos...

 

 

CECÍLIA

Gente, valeu! E se eu fizer isso tudo, será que o João vem falar comigo?

 

 

CECÍLIA SENTA ENTRE AS MENINAS, JOÃO LEVANTA ENTRE OS MENINOS. 

CADA ATOR FICA EM PÉ PARA A SUA FALA, DEPOIS VOLTA A SENTAR. 

APENAS JOÃO PERMANECE SEMPRE EM PÉ. TANTO JOÃO QUANTO OS ATORES FALAM OLHANDO PARA A FRENTE, PARA A PLATEIA, COMO SE ESTIVESSEM FALANDO DIRETAMENTE UM COM O OUTRO.

 

 

JOÃO

É ruim demais ser tímido, gente. Atrapalha. E o pior é que andei pensando... Antes eu achava que minha timidez era o problema... Agora eu tô achando que o problema é usar minha timidez como desculpa para não viver, para não encarar a vida...

 

 

AMIGO 1

Cara, na boa, me explica: por que é que você fica tão ansioso, inibido e amendrotado para ir falar com a garota que você gosta?

 

 

JOÃO

Pô, por um monte de razões! Primeiro eu sempre acho que ela vai rir de mim. Acho que ela vai rir e debochar de tudo que eu falar. Eu fico nervosão só de pensar, sério, começo a  suar frio e tudo.

 

 

AMIGO 2

Ih, se ela rir, ri também!  E coloca de vez na sua cabeça que nunca, nunca dá para imaginar o que uma garota está pensando. Você pode achar que o riso é de deboche, e vai que é um riso de interesse! Não perca seu tempo tentando adivinhar pensamento de mulher não...

 

 

JOÃO

Mas não vou saber o que dizer. Vou ficar imóvel e estático. Eu sei como é, e é muito constrangedor. Não quero levar um fora inesquecível!

 

 

AMIGO 3

Relaxa, sério. Você não precisa ser um expert em comunicação para se aproximar de uma garota bacana que você conhece. Diga oi, se interesse sinceramente pelas coisas que ela gosta, procure traços em comum, que aos poucos a conversa vai fluindo. 

 

 

AMIGO 4

Olha, e falo de experiência. Até mesmo os garotos mais sedutores, como eu, desculpa aí, levam fora. Agora normalmente grandes foras têm a ver com umas chegadas exageradas, falando besteira. Ih, mulher não gosta de garoto idiota não! Tem que se aproximar na tranquilidade, no respeito, para fazer amizade, né?  

 

 

JOÃO

Então! Ela vai preferir outros garotos... Têm muitos garotos mais atraentes e sedutores do que eu.  Não há nenhuma razão para ela me escolher...

 

 

AMIGO 5

Que isso João! Se valoriza, cara! Você é um cara super maneiro, tem que ficar mais ligado nas suas qualidades! Mulher gosta de homem que sabe valorizar seus pontos fortes. Pensa em tudo o que você tem de diferente, de especial, e demonstre isso para a garota que você gosta.

 

 

JOÃO

Eu não mereço a Cecília... Sou tímido, não sou nenhum super gato,  e ela é linda e inteligente... Ela vai querer um namorado que também seja lindo e inteligente...

 

 

AMIGO 6

Ih, pensando assim você realmente não merece nem a Cecília nem garota nenhuma. Que isso João!! Olha, uma dica básica: as garotas gostam, antes de tudo, de quem sinceramente gosta delas, se importa com elas. E você é um cara super inteligente. Aliás, eu conheço a Cecília desde criança e acho que vocês dois têm super a ver. Mas fica esperto, tá pensando muito pra baixo! Pensa aí nas suas qualidades um pouco!

 

 

JOÃO

Tá bom! O destino vai me ajudar! Eu sou honesto, romântico, carinhoso, atencioso, sou um cara bacana. Um dia ela vai notar, e o destino vai colocar ela no meu caminho !

 

 

AMIGO 7

Aí, jogou a responsabilidade para o destino... Ô João, o destino é justo e ajuda só os que vão à luta! Não cai do céu não, parceiro!

 

 

AMIGO 8

João, as mulheres admiram em um cara exatamente tudo o que você disse que é: honesto, romântico, carinhoso, atencioso. Só faltou uma coisa: coragem! As garotas gostam de caras corajosos! Desde o tempo das cavernas! 

 

 

AMIGO 9

Concordo totalmente! Por isso João, mesmo que você seja tímido, e não saiba o que dizer, aproxime-se, demonstre que você não se importa com o que ela ou os outros vão pensar. Mostra que você tem coragem suficiente para lutar pelo que deseja:  ela!

 

 

AMIGO 10

Cara, eu já fui muito tímido, e melhorei. A gente, que é tímido de nascença, tem umas coisas em comum: a gente acaba sendo mais amável, compreensível e educado, apesar de ser retraído. Além disso, a gente escuta muito e observa tudo. Essa coisa de saber escutar mais do que  falar ajuda. Confia nisso, confia em você!

 

 

JOÃO

Valeu gente! Vocês me deram uns toques importantes. Quer saber?  Vou falar com a Cecília essa semana sim! Vamos ver o que acontece!

 

 

TODOS OS AMIGOS SE LEVANTAM FAZENDO FESTA E CUMPRIMENTANDO JOÃO. 

AS MENINAS TAMBÉM LEVANTAM E ABRAÇAM CECÍLIA, E SE ABRAÇAM. 

VÃO TODOS SAINDO DE CENA.

bottom of page