
Ferramentas Práticas para Implementar o Ensino Socioambiental nas Escolas
O objetivo do Ensino Socioambiental é estimular novos hábitos positivos em jovens. O programa estimula o pensamento criativo dos jovens e novas formas de pensar que reforcem valores pessoais fundamentais para a preservação do meio ambiente, como o consumo consciente e a percepção sobre o impacto humano nas questões ambientais.
​

​
As ações do programa têm suas diretrizes estratégicas focadas na contribuição ao desenvolvimento sustentável, na preservação da natureza e na divulgação de melhores práticas de sustentabilidade.

A meta do programa é formar uma nova geração de líderes da causa ambiental.
O programa envolve escolas e comunidades, promovendo o conhecimento sobre as melhores soluções para vários desafios ambientais.
O Ensino Socioambiental promove a educação em valores éticos e metas pessoais por meio de ações de preservação do meio ambiente e promoção e desenvolvimento sustentável.
A perspectiva educativa do programa tem o objetivo de enfatizar a igualdade, a justiça e o respeito, base para o desenvolvimento sustentável. Os valores trabalhados no Ensino Socioambiental são:
✓ CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL - Para esclarecer e aumentar a compreensão sobre o meio ambiente e o impacto humano sobre ele.
✓ ATITUDES - Para ajudar a esclarecer os valores e sentimentos para com o meio ambiente, desenvolver o pensamento criativo e empreendedor, e o trabalho em equipe.
✓ SENSIBILIDADE - Para ajudar a alcançar uma conexão pessoal com o meio ambiente por meio da experiência própria.
✓ HABILIDADES - Para oferecer ferramentas práticas para a resolução de problemas ambientais.
Temáticas Ambientais Abordados no Programa

Proteção dos Oceanos

Proteção dos Rios

Proteção das Florestas

Proteção da Camada de Ozônio
Energias Renováveis


Cidades Sustentáveis

Gestão do Lixo

Consumo Sustentável

Biodiversidade Aquática

Biodiversidade Brasileira

Biodiversidade Global

Espécies Ameaçadas

Biomas

Unidades de Conservação

Comunidades Tradicionais

Comunidades IndÃgenas

Turismo Sustentável

Economia Verde

Empregos Verdes

Agenda 21