top of page
Canva - Love Nature.jpg
Ferramentas  Práticas  para  Implementar  o  Ensino  Socioambiental  nas  Escolas

O objetivo do Ensino Socioambiental é estimular novos hábitos positivos em jovens. O programa estimula o pensamento criativo dos jovens e novas formas de pensar que reforçam valores pessoais fundamentais para a preservação do meio ambiente, como o consumo consciente e a percepção sobre o impacto humano nas questões ambientais.

O programa de aprendizagem ambiental possui diretrizes estratégicas focadas em contribuir para o desenvolvimento sustentável, preservar a natureza e disseminar as melhores práticas de sustentabilidade. Seu material didático é formado por planos de aula, dinâmicas, jogos cooperativos e atividades práticas.

Untitled design_edited.jpg

A meta do programa é formar uma nova geração de líderes da causa ambiental.

 

O programa  envolve escolas e comunidades e promove o conhecimento sobre as  melhores soluções para vários desafios ambientais.

VALORES:

 

A educação ambiental consiste em criar indivíduos ecologicamente conscientes, equipados com conhecimentos, habilidades, atitudes e sensibilidade para contribuir efetivamente para a preservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável.

​

Através desta abordagem educacional holística, podemos inspirar uma nova geração de líderes prontos para enfrentar os desafios ambientais com sabedoria, compaixão e inovação. Nossa estrutura educacional foi projetada para incutir um profundo senso de igualdade, justiça e respeito nos jovens – pilares fundamentais para alcançar um futuro sustentável. Por meio da Educação Socioambiental, pretendemos cultivar um conjunto abrangente de valores:

​

✓ CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL - Elevar a conscientização e aprofundar a compreensão do meio ambiente, juntamente com os impactos significativos que as atividades humanas têm sobre ele. Esta componente é crucial para promover uma cidadania global informada e consciente, pronta para se envolver numa gestão ambiental significativa.

 

✓ ATITUDES - Desenvolver atitudes e emoções positivas em relação ao meio ambiente nos jovens. Isto inclui fomentar o pensamento criativo e inovador, encorajar iniciativas empreendedoras que beneficiem o ambiente e promover um trabalho de equipa eficaz destinado a resolver desafios ecológicos. Trata-se de formar indivíduos que não só estejam conscientes das questões ambientais, mas também estejam emocionalmente envolvidos e prontos para contribuir positivamente.

 

✓ SENSIBILIDADE - Atividades que desenvolvem uma conexão pessoal profunda com o mundo natural por meio de experiências diretas. Este vínculo emocional é vital para gerar uma preocupação genuína com a preservação ambiental e motivar os jovens a agir. 

 

✓ HABILIDADES - Fornecer aos jovens conhecimentos práticos e habilidades necessárias para que eles possam abordar e resolver problemas ambientais e promover uma diferença tangível em suas vidas e comunidades. Isto abrange uma ampla gama de competências, desde pensamento crítico e resolução de problemas até habilidades técnicas específicas que podem ser aplicadas em vários contextos para mitigar questões ambientais. 

Temáticas Ambientais Abordados no Programa

Proteção dos Oceanos

Proteção dos Rios

Proteção das Florestas

Proteção da Camada de Ozônio

Energias Renováveis

Cidades Sustentáveis

Gestão do Lixo

Consumo Sustentável

Biodiversidade Aquática

Biodiversidade Brasileira

Biodiversidade Global

Espécies Ameaçadas

Biomas

Unidades de Conservação

Comunidades Tradicionais

Comunidades Indígenas

Turismo Sustentável

Economia Verde

Empregos Verdes

Agenda 21

bottom of page