top of page
ESQUETES  TEATRAIS

Autodisciplina: o esforço humano

 

6 ATORES:

 

4 NARRADORES

SÓCRATES

1 ATOR

 

 

CENA

 

ENTRAM OS DOIS NARRADORES, QUE FALAM PARA A PLATEIA

 

 

NARRADOR 1

Na Grécia antiga, Sócrates era um grande e renomado filósofo. Ele tinha a reputação de ter a sabedoria do conhecimento. Sócrates induzia as pessoas a pensar sobre  questões sobre a verdade e a justiça, convencido de que "a vida não examinada não vale a pena ser vivida." 

 

 

NARRADOR 2

Embora alegando que sua sabedoria consistia meramente em "saber que ele nada sabia ", Sócrates tinha certas crenças. A  principal delas era que a felicidade podia ser obtida pelo esforço humano.

 

 

NARRADOR 1

Um dia, um conhecido do grande filósofo encontrou-o e disse: 

 

 

ENTRAM OS DOIS ATORES, QUE SE POSICIONAM NO MEIO DO PALCO

 

 

ATOR 1

Sócrates, você sabe o que eu acabei de ouvir sobre o seu amigo?

 

 

SÓCRATES

Espere um minuto. Antes de me dizer qualquer coisa, eu gostaria que você passasse por um pequeno teste. É o chamado Teste do Triplo Filtro.

 

 

ATOR 1

Triplo Filtro?

 

 

SÓCRATES

É isso mesmo. Antes de falar comigo sobre o meu amigo, pode ser uma boa idéia parar um momento para pensar e filtrar o que você vai dizer. É por isso que eu chamo o teste do Triplo Filtro. O primeiro filtro é o Filtro da Verdade. Você tem certeza absoluta de que o que você está prestes a me contar é verdade?

 

 

ATOR 1

Não... Na verdade eu acabei de ouvir sobre isso e ... 

 

 

SÓCRATES

Tudo bem. Então, você realmente não sabe se é verdade ou não. Agora vamos tentar o segundo filtro, o Filtro da Bondade. O que você está prestes a me contar sobre o meu amigo é algo de bom?

 

 

ATOR 1

Não, pelo contrário ...

 

 

SÓCRATES

Então, você quer me dizer algo ruim sobre ele, mas você não tem certeza se é verdade. Você ainda pode passar no teste, pois há um terceiro filtro: o Filtro da Utilidade. O que você quer me dizer sobre o meu amigo vai ser útil para mim?

 

 

ATOR 1

Não, na verdade não...

 

 

SÓCRATES

Bem, se o que você quer me dizer não é verdadeiro, nem bom, nem mesmo útil, por que você quer me contar??

 

 

 

ATORES SAEM DE CENA. ENTRAM OUTROS 2  NARRADORES

 

 

NARRADOR 3

O filósofo romano Cícero disse uma vez que Sócrates "arrancou a filosofia do céu e trouxe-o para a Terra." Antes de Sócrates, a filosofia grega consistia principalmente de questões metafísicas.  

 

 

NARRADOR 4

Sócrates estava mais interessado em questões éticas e sociais: qual é a melhor maneira de se viver?  Felicidade é satisfazer os desejos de alguém ou viver de forma virtuosa?  E o que são as virtudes?

 

 

NARRADOR 3

O Método Socrático era uma forma de indagação e discussão entre indivíduos, com base em perguntas e respostas que estimulavam o pensamento crítico e  iluminavam as idéias .

 

 

NARRADOR 4

Um jovem certa vez perguntou a Sócrates o segredo para o sucesso. Sócrates disse ao jovem para encontrá-lo perto do rio na manhã seguinte. 

 

 

NARRADOR 3

Eles se encontraram. Sócrates pediu ao jovem que caminhasse com ele para dentro do rio. Quando a água chegou no  pescoço de ambos, Sócrates de surpresa empurrou o jovem para baixo da água. 

 

 

NARRADOR 4

O menino lutou para sair, mas Sócrates era forte e manteve-o debaixo d’água até que o menino começou a ficar azul. Sócrates puxou sua cabeça para fora da água e a primeira coisa que o rapaz fez foi  ofegar e respirar profundamente.

 

 

NARRADOR 3

Sócrates então perguntou: 'O que você queria mais do que tudo quando estava embaixo d’água?' 

 

 

NARRADOR 4

O menino respondeu: ‘ Ar ‘. Sócrates disse: ‘Esse é o segredo para o sucesso. Quando você desejar o sucesso tão intensamente como você quis o ar, então você vai buscar o sucesso. Não há outro segredo.'

 

 

NARRADOR 3

Um desejo intenso é o ponto de partida de toda a realização.   Aí  depois vem sua autodiscilpina para perseverar no seu desejo. Assim como um pequeno fogo não pode oferecer muito calor, um desejo fraco não pode produzir grandes resultados.

 

 

NARRADOR 4

Obrigado!

 

 

OS NARRADORES FAZEM REVÊRENCIA, OS OUTROS ATORES ENTRAM, TODOS AGRADECEM E SAEM DE CENA

 

 

bottom of page