top of page

Violência nas Escolas: Culturas silenciadas

 

 

As agressões físicas e morais contra professores da rede escolar pública chegaram a um nível em que o problema ultrapassa a responsabilidade das autoridades educacionais. Por que os alunos andam violentos com os professores? Antigamente se chamava os professores de tio(a) e mestre

 

A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre vários atores  envolvidos no processo educativo. A escola é um local de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos ou professores.

 

Segundo uma pesquisa realizada em escolas, 44% dos professores da rede estadual de ensino básico já sofreram algum tipo de violência. As agressões mais comuns são as verbais (39%), o assédio moral (10%) e a violência física  (5%).

 

Até recentemente, as agressões físicas e morais contra professores se concentravam nas escolas dos bairros mais pobres. Hoje o problema ocorre em quase toda a rede escolar, independente do perfil social e econômica dos bairros onde os colégios estão localizados.

 

Além disso, a violência estampada nas ruas das cidades, a  violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco têm levado jovens a perder a credibilidade em uma sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos conforme esses modelos sociais.

 

Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, por meio de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração, visando atingir prioritariamente os objetivos propostos no projeto politico pedagógico de cada instituição de ensino.

 

O descompasso entre a cultura escolar e a cultura juvenil tende a ser uma das fontes de conflito que pode potencializar a violência nas escolas. A cultura escolar, que se fundamenta em diversos aspectos que constituem o cotidiano da escola, como o sistema de normas e regras, necessita ser cada vez mais participativa e menos autoritária. As normas de convivência, o projeto politico-pedagógico e os recursos didáticos  devem cada vez mais vislumbrar inovações e técnicas de ensino que promovam valores éticos como parte fundamental da qualidade da educação. 

 

Quando alunos agridem professores, fica clara a decadência e falência de valores morais básicos, sem os quais é impossível para uma instituição de ensino garantir o êxito em qualquer processo de aprendizagem.

 

 

COPYRIGHT © 2025 IASEA.  ALL RIGHTS RESERVED.

​

All IASEA educational materials are protected by Copyright Law 9.610. Content may only be reproduced on websites, blogs, newspapers or any other distribution or media outlet with prior authorization from IASEA. 

bottom of page