Violência nas Escolas: Culturas silenciadas
As agressões fÃsicas e morais contra professores da rede escolar pública chegaram a um nÃvel em que o problema ultrapassa a responsabilidade das autoridades educacionais. Por que os alunos andam violentos com os professores? Antigamente se chamava os professores de tio(a) e mestre
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre vários atores envolvidos no processo educativo. A escola é um local de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos ou professores.
Segundo uma pesquisa realizada em escolas, 44% dos professores da rede estadual de ensino básico já sofreram algum tipo de violência. As agressões mais comuns são as verbais (39%), o assédio moral (10%) e a violência fÃsica (5%).
Até recentemente, as agressões fÃsicas e morais contra professores se concentravam nas escolas dos bairros mais pobres. Hoje o problema ocorre em quase toda a rede escolar, independente do perfil social e econômica dos bairros onde os colégios estão localizados.
Além disso, a violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocÃnios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco têm levado jovens a perder a credibilidade em uma sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos conforme esses modelos sociais.
Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, por meio de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração, visando atingir prioritariamente os objetivos propostos no projeto politico pedagógico de cada instituição de ensino.
O descompasso entre a cultura escolar e a cultura juvenil tende a ser uma das fontes de conflito que pode potencializar a violência nas escolas. A cultura escolar, que se fundamenta em diversos aspectos que constituem o cotidiano da escola, como o sistema de normas e regras, necessita ser cada vez mais participativa e menos autoritária. As normas de convivência, o projeto politico-pedagógico e os recursos didáticos devem cada vez mais vislumbrar inovações e técnicas de ensino que promovam valores éticos como parte fundamental da qualidade da educação.
Quando alunos agridem professores, fica clara a decadência e falência de valores morais básicos, sem os quais é impossÃvel para uma instituição de ensino garantir o êxito em qualquer processo de aprendizagem.