top of page
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   CONCENTRAÇÃO
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   ASSERTIVIDADE

Comunicação  Assertiva

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  • Os alunos irão praticar habilidades e táticas de comunicação assertiva. 

 

 

 

EXERCÍCIO

 

PARTE I 

Explorando a assertividade não-verbal. 

 

1. Peça aos alunos para andarem pela sala, se concentrando e evitando qualquer interação com os outros. Peça então que cada um escolha um ponto,  pare e feche os olhos. 

 

2. Agora peça-lhes para pensar nas maneiras pelas quais os bebês se comunicam antes de aprender a falar. Chame a atenção de todos sobre as táticas limitadas que os bebês têm para a comunicação. Peça-lhes então para abrir os olhos e demonstrar táticas de bebês para se comunicar, a partir do seu comando. Diga uma palavra de cada vez: raiva, medo, fome, etc.

 

3. Depois do breve exercício, peça que os alunos fechem novamente os olhos e pensem sobre eles mesmos. Como é que, no dia-a-dia,   demonstram e fazem valer o que sentem? Quais são algumas das maneiras em que podemos afirmar, para nós mesmos e para os outros, quando estamos satisfeitos ou insatisfeitos? 

 

 

 

PARTE II - EM GRUPO

Explorando a assertividade verbal.

 

Peça que os alunos abram os olhos e formem um círculo em pé. Escolha um líder, que deve ir para o  centro do círculo. 

 

 

Escolha um conflito. 

Peça que os jovens deem  exemplos de conflitos que vivenciam, e escolha um conflito para o jogo.

 

 

1. Represente o conflito de forma agressiva 

 

O líder desempenhará o papel do transgressor, ou iniciador do conflito. A classe, em conjunto, atua "como si mesmo" na situação. O líder, no meio do círculo, deve iniciar uma ação com um texto que seja o “coração” do conflito. 

 

Instrua a classe para responder, usando uma linguagem e postura de “ataque”, como "Você sempre... / Você nunca.../você é tão ... etc."

Os alunos na roda devem falar um de cada vez, com ritmo, e o líder pode dar respostas curtas e agressivas. 

 

Após o exercício promova um breve debate sobre os possíveis resultados deste tipo de interação.

 

 

2. Represente o conflito de forma passiva

 

Repita o conflito, mas desta vez instrua o grupo a responder passivamente, usando táticas evasivas. Por exemplo: dê as costas, finja que não ouviu, ou responda de forma a ignorar o problema. 

 

Após o exercício discuta brevemente com seus alunos se essas táticas são adequadas ou não, e que situação pode ser o resultado deste tipo de interação.

 

 

3. Represente o conflito de forma assertiva    

 

Repita o conflito mais uma vez. Mas agora instrua a classe a:

 

  • declarar tranquilamente a sua percepção sobre o que está acontecendo

  • falar como cada um se sente em relação a esse conflito  

  • afirmar o que cada um gostaria que acontecesse, 

  • e apontar quais seriam as possíveis soluções para o conflito. 

 

 

 

PARTE III - EM DUPLAS

 

Peça aos alunos que formem duplas e cada dupla deve escolher um conflito diferente para atuar. Oriente-os a repetir as três fases do exercício, mas agora em dupla, em vez de em grupo.

 

Quando atingirem a representação “de forma assertiva”, introduza a seguinte regra: 

O “iniciador” começa o conflito. O parceiro responde de forma assertiva. O iniciador então  repete o que ouviu do parceiro do, iniciando a frase da seguinte forma: “ Então você está dizendo que....” O parceiro deve concordar com o inicia-dor. O iniciador então expressa como ele se sente sobre a situação, de forma assertiva e tranquila. Juntos, devem, na improvisação, encontrar um terreno comum e possíveis soluções para o conflito trabalhado. 

 

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE:  

 

  • Como você se sente sobre a forma assertiva de se expressar?

 

  • Como podemos praticar a assertividade no dia-a-dia? 

 

  • Você acha que a partir de agora pode ficar atento para tentar resolver problemas na sua vida de forma assertiva?

 

COPYRIGHT © 2025 IASEA.  ALL RIGHTS RESERVED.

All IASEA educational materials are protected by Copyright Law 9.610. Content may only be reproduced on websites, blogs, newspapers or any other distribution or media outlet with prior authorization from IASEA. 

bottom of page