EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS
HABILIDADE: CONCENTRAÇÃO
EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS
HABILIDADE: ASSERTIVIDADE
Técnicas Teatrais de Combate
OBJETIVOS DE DESEMPENHO
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Explorar a co-relação entre palavras, emoções e reações físicas.
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Trabalhar cooperativamente em técnicas de comportamento assertivo.
EXERCÍCIO
PARTE I
Explorando o conceito de assertividade.
Promova uma introdução e breve debate sobre o significado e benefícios da assertividade (informações de apoio em anexo).
Depois, explique os objetivos de desempenho do exercício.
PARTE II
Técnicas Teatrais de Combate
Peça aos alunos que formem duplas, explique as técnicas e peça para que todos pratiquem com muito cuidado e consciência, para garantir que ninguém se machuque.
As regras básicas do combate teatral são:
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equilíbrio
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distância
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contato visual
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ângulo
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preparação e execução
Estas regras são vitais para a segurança, controle e desem-penho bem sucedido das técnicas.
1. “Tapa” no rosto
Use a mão esquerda para apontar o queixo de seu parceiro, criando um plano perpendicular. Use a mão direita para dar um tapa na sua mão esquerda, sem realmente entrar em contato com o parceiro. No “tapa”, o parceiro deve jogar a cabeça para o lado, como se estivesse levado um tapa.
2. “Soco” no queixo
Mire o soco na direção do queixo do parceiro. Quando você passar o soco na frente do queixo, abra sua mão e bata no ombro do parceiro com a palma da mão. Tudo acontece muito rápido. Cuidado para não bater no ombro do parceiro com força: a força não é necessária. O parceiro deve virar a cabeça quando o soco passar em frente ao queixo, e virar o corpo no contato da mão no seu ombro.
3. “Empurrão”
Toque rapida-mente os ombros do parceiro, como se estivesse empurrando-o. O parceiro deve jogar o corpo para trás bruscamente, como se estivesse sido empur-rado com força.
PARTE III
Agressão, passividade e reação física
1. Em pares, peça aos alunos para escolherem uma frase que expresse um sentimento ou preocupação.
Exemplos: "Eu quero que você me escute", "Você me deixa louco", ou "Ela vai se machucar se você não ajudá-la" .
2. Peça que um aluno diga a frase com um tom irritado, enquanto o parceiro responde com a mesma frase de uma forma passiva. O aluno que usou o tom irritado então atacará, usando uma das técnicas de combate no seu parceiro ou parceira. O aluno atacado vai reagir usando uma frase passiva.
3. Depois da primeira rodada, os alunos escolhem uma nova frase e trocam de papéis. Todos os alunos ensaiam ao mesmo tempo.
PARTE IV
Apresentação na roda
1. Peça aos alunos que façam um círculo. Cada dupla entrará no centro da roda e fará sua apresentação.
2. Depois de uma primeira rodada, as duplas se repetem na apresentação, des-sa vez com os papéis trocados.
PARTE IV
Nova Atuação
1. Peça as duplas que trabalhem novas frases com seu parceiro, mudando a intenção do texto e do tom. Oriente-os a substituir as técnicas de combate por movimentos faciais ou corporais que transmitam assertividade. Em seguida, forme novamente o círculo e dê início às novas apresentações.
PERGUNTAS PARA DEBATE :
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Como é que a adição de expressões físicas pode ressaltar a compreensão da maneira que as palavras podem nos afetar?
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Quais são as emoções escondidas atrás da passividade e da raiva? Que tipos de gatilho disparam o irracional interno, ou seja, o comportamento inadequado e cruel?
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Como você pode reformular uma forma de se expressar brava ou passiva para uma forma assertiva?