top of page
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
PREVENÇÃO DO BULLYING

Identificando o Estresse

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  • Os alunos irão discutir e explorar padrões relacionados ao estresse em suas próprias vidas. 

 

  • Os alunos utilizarão a comunicação verbal e não-verbal  para explorar as consequências relacionadas as formas como eles gerenciam e se relacionam com o estresse.

 

 

EXERCÍCIO

PARTE I

Aquecimento

 


1. Comece com o clássico exercício do espelho,  onde os alunos se revezam espelhando os movimentos uns dos outros. 

Nesse início, solicite a simplicidade nos movimentos e um ritmo lento. 

 

2. Conforme os alunos forem se sentindo cada vez mais confortáveis com a atividade,  diga-os que agora o exercício será reinventado. Diga-os que a partir de agora o Parceiro (Aluno B) não mais irá espelhar o movimento do Líder (Aluno A) : ele terá que concentrar-se em reagir aos movimentos do líder. 

 

3. O professor deve contar lentamente até cinco. Durante esse tempo o Aluno B deverá permanecer parado, enquanto o Aluno A deverá realizar algum movimento expressando uma emoção relacionada ao estresse, e deve congelar na contagem 5. 

 

4. O professor contará novamente, lentamente. O Aluno A permanecerá congelado, enquanto o Aluno B deverá movimentar-se durante essa nova contagem, respondendo à emoção e aos movimentos do Aluno A.  

 

5. Incentive os alunos a concentrarem-se nas imagens que vêm à sua mente durante os movimentos de seus parceiros, bem como as emoções e os níveis de tensão que vivenciam.

 

 

PARTE II

Debate

 

1. Explique que o objetivo do aquecimento era abordar uma parte importante no processo de lidar com o estresse: saber identificá-lo no nosso dia. 

 

2. Cada parceiro experienciou tensão e estresse ao criar os movimentos e  emoções, e ao reagir ao movimento do outro. Peça que os alunos compartilhem exemplos de como sentiram-se nesse processo. 

 

3. Promova um breve debate sobre os padrões que tendem a formar-se na forma como interagimos com outras pessoas em situações de tensão, e como isso se relaciona com a nossa forma de lidar com o estresse.

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE

 

  • Será que tendemos a recuar quando confrontados por um movimento agressivo, figurativa-mente ou literalmente? 

  • Normalmente nos utilizamos mais uma atitude de "luta ou fuga"? 

  • Como essa atitude afeta nossos níveis de estresse? 

  • Podemos evitar situações estressantes ou vamos ficar vivenciando-as até que seja tarde demais? 

  • Quando e como fazemos cada uma dessas coisas?

 

 

PARTE III

Teatro-Fórum

 

1. Explique para seus alunos os conceitos básicos do Teatro-Fórum: inicia-se uma cena, pára-se a ação e trabalha-se ou discute-se a ação antes de retomar-se a cena, dando aos alunos a oportunidade de “entrar” na cena sendo apresentada. 

 

O Teatro-Fórum é um tipo de teatro criado pelo inovador e influente diretor de teatro Augusto Boal. Boal criou o Teatro-Fórum como uma forma de ensinar as pessoas a mudar seu mundo. Essa técnica é parte do que ele chama de "Teatro do Oprimido". No Teatro-Fórum a barreira entre o palco e platéia é destruída e o diálogo é implementado.

 

 

2. Divida a turma em grupos de 4 alunos. Peça para um grupo começar uma improvisação com base em um conjunto de circunstâncias oferecidos pela audiência: 

 

Onde os personagens estão? 

Qual é a relação entre os personagens? 

Qual é o conflito?

 

3. Peça que os alunos assistam com atenção a criação da cena:  a geração e expressão de padrões de estresse em cada um dos personagens.

 

4. Incentive os alunos a parar a cena quando eles virem a oportunidade de quebrar esses padrões de estresse, encontrando alguma forma de lidar com a situação. 

 

5. Continue a aula dessa maneira, com cada grupo se apresentando por vez ( para cada grupo a audiência, ou seja, os outros alunos, apresentam novas circunstâncias)  até que todos os alunos tenham tido a oportunidade de começar e interromper uma cena. 

 

 

PARTE IV

Carta para um Personagem

 

1. Peça que cada aluno escolha um personagem que eles viram no exercício do Teatro-Fórum,  e escreva uma mensagem para esse personagem expressando as suas opiniões sobre como o personagem agiu e reagiu à situação estressante que ele estava.

 

Você sentiu que pode ria ter reagido da mesma maneira?

Por que sim ou por que não? 

 

2. Peça que os alunos compartilhem suas mensagens com o grupo, em regime de voluntariado. 

 

 

bottom of page