Ensino Socioemocional
A conexĂŁo entre o ensino social e a prevenção da violĂȘncia
Os programas do ensino social sĂŁo destinados a desenvolver o potencial positivo dos alunos e a prevenir ou reduzir comportamentos violentos.
As intervençÔes mais eficazes geralmente usam uma abordagem que consiste em uma combinação de: regras claras na escola, formação de professores para implementação da metodologia, produção de material educativo especĂfico,, e aconselhamento individual.
As escolas que utilizam o ensino social desenvolvem nos estudantes habilidades sociais e emocionais nas ĂĄreas de autoconsciĂȘncia, autogestĂŁo,, consciĂȘncia social, habilidades de relacionamentos e tomada de decisĂŁo responsĂĄvel. Essas habilidades sĂŁo as competĂȘncias fundamentais que alguns jovens precisam para lidar com a violĂȘncia desse dentro de si, enquanto outros jovens precisam lidar com a violĂȘncia sofrida.
As perturbaçÔes escolares são de natureza essencialmente comportamental, relacionadas principalmente a falta de valores dos próprios alunos.
Estudantes sĂŁo submetidos a sofrimentos comuns. Existe uma crescente decadĂȘncia de valores entre os jovens, onde ameaças e agressĂ”es de alunos contra professores, brigas entre alunos, violĂȘncia sexual entre alunos e alunas, consumo de drogas, roubos, vandalismo e uso de armas invadiram o espaço da escola. A influĂȘncia desses fatores nos indĂces de rendimento escolar Ă© brutal.
Com seus programas voltados para as escolas pĂșblicas, o IASEA visa nĂŁo apenas estudar esses fatos, mas atuar sobre eles, levando para as escolas ferramentas metodolĂłgicas elaboradas para motivar positivamente os alunos e prevenir comportamentos violentos.
PREVENĂĂO DA VIOLĂNCIA NAS ESCOLAS
Habilidades de autoconhecimento e autogestĂŁo
Reconhecer e gerir emoçÔes a fim de responder ao conflito de maneira calma e assertiva. A fim de lidar com os conflitos de forma eficaz, as crianças precisam ser capazes de reconhecer quando estĂŁo ficando com raiva, e aprender a acalmar-se antes de reagir por impulso. As crianças e jovens que sĂŁo freqĂŒentemente violentos tendem a ter problemas de controle de raiva, comportamento explosivo, e atacam de forma agressiva. Crianças mais bravas sĂŁo as mais propensas a cometer bullying. Jovens relatam que a necessidade de aliviar o stress e se sentirem superiores sĂŁo algumas das principais razĂ”es de atos violentos.
E estudantes que expressam nĂveis mais elevados de tristeza, insegurança e instabilidade emocional sĂŁo os mais propensos a sofrer bullying.
ConsciĂȘncia Social
Ser tolerante, compreender e respeitar diferenças, e interagir de forma empĂĄtica. Pesquisas sugerem que as crianças muitas vezes nĂŁo tĂȘm empatia pelas vĂtimas de bullying e atos violentos, e nĂŁo entendem a importĂąncia de uma intervenção. "VĂtimas nĂŁo sĂŁo interessantes", Ă© como muitos pensam. Por outro lado, jovens que assistiram a cenas de violĂȘncia e interviram em favor da vĂtima, relataram que os fatores de motivação para a intervenção foram sentimentos de empatia com o jovem sendo agredido, e uma preocupação geral com o bem-estar do outro.
Habilidades de Relacionamento
Iniciar e manter amizades e outros relacionamentos. Crianças e jovens que sĂŁo vĂtimas de violĂȘncia tendem a ter menos amigos, e normalmente esses amigos tambĂ©m sĂŁo vĂtimas de violĂȘncia, escolar e domĂ©stica. A maioria desses jovens sĂŁo socialmente excluĂdos, e tem falta de confiança e de habilidades para efetivamente interagir positivamente com outros jovens. Pesquisas sugerem que jovens vĂtimas de violĂȘncia nĂŁo costumam procurar ajuda de um adulto quando sĂŁo incapazes de resolver o problema por conta prĂłpria. As vĂtimas sĂŁo particularmente propensas a se culpar por sua vitimização, e sofrem em silĂȘncio.
Tomada de DecisĂŁo ResponsĂĄvel
Saber pensar e resolver os problemas sociais de forma eficaz e Ă©tica. A resolução eficaz de problemas sociais requer uma avaliação precisa da situação. Jovens que frequentemente apresentam comportamento violento tendem a interpretar mal interaçÔes sociais, enxergando as atitudes de outros jovens como mais hostis ou provocativas do que realmente sĂŁo. Esses jovens tambĂ©m tendem a ter problemas familiares, e acreditam mais no uso de violĂȘncia do que em estratĂ©gias nĂŁo-violentas para resolver conflitos.
Os jovens agressores tendem a ser emocionalmente instĂĄveis e estĂŁo acostumados a reagir de forma agressiva antes de pensar nas consequĂȘncias. Jovens que praticam bullying, por exemplo, consideram estritamente as consequĂȘncias positivas de curto prazo do bullying para si mesmos, mas sĂŁo pouco propensos a considerar as consequĂȘncias negativas de suas açÔes sobre o outro, ou sobre seus prĂłprios relacionamentos ao longo do tempo. As vĂtimas tambĂ©m, na maioria dos casos, nĂŁo tĂȘm habilidades pessoais eficazes para a resolução de conflitos sociais.
VIOLĂNCIA NAS ESCOLAS:
Relembre o caso
7 DE ABRIL DE 2011
TRAGĂDIA NA
ESCOLA TASSO DA SILVEIRA
12 CRIANĂAS ASSASSINADAS
10 GRAVEMENTE FERIDAS