ESQUETES  TEATRAIS

Você é o que você bebe!

 

13 ATORES:

 

RODRIGO

7 ESTUDANTES DE MEDICINA 

RODRIGO N. 2

4 JOVENS AMIGOS

 

 

CENA 

RODRIGO ENTRA SOZINHO E FALA PARA A PLATEIA

 

RODRIGO 

Oi gente, eu sou o Rodrigo, e quero dividir minha história com vocês. Eu tenho 16 anos, e bebi escondido por 3 meses quanto eu tinha 15 . Putz, cada mico que eu paguei... Claro que depois de fazer tanta besteira, eu fui me informar sobre o que tinha acontecido comigo. Eu devia era ter me informado ANTES de beber!  Acabei aprendendo muita coisa sobre os efeitos do álcool na mente humana, e curti pra caramba conhecer o funcionamento do cérebro! Sabe que tô até pensando em fazer medicina? Sério, não tinha ideia do que eu queria fazer, porque eu não gostava de nada. Agora só penso em neurologia! Bom, esses estudantes de medicina vão explicar para vocês o que aconteceu comigo.

 

 

 ENTRAM OS 7 ESTUDANTES DE MEDICINA E FICAM TODOS JUNTOS NA FRENTE DO PALCO, NO          CANTO ESQUERDO. ELES CARREGAM UM CRÂNIO.

 

ENTRAM O SEU ANTONIO E O RODRIGO N. 2. COLOCAM-SE NO FUNDO DO PALCO, NO LADO DIREITO. MÍMICAS: SEU ANTONIO SERVE BEBIDA E RODRIGO 2 BEBE.

 

ENTRAM 4 JOVENS QUE SE POSICIONAM NO MEIO DO PALCO, ATRÁS. UM DELES ESTÁ COM UM SKATE. MÍMICA DE CONVERSA, E UM BRINCA COM O SKATE.

 

 

RODRIGO

Aquele ali é o Seu Antônio, dono do bar onde eu bebia. E aquele ali enchendo a cara sou eu. Acho que o Seu Antônio não está nem aí para nada.. Eu menti para ele sobre a minha idade, mas tenho certeza que ele sabia que eu era menor. E me vendia bebida assim mesmo. Olha lá... Nem quatro da tarde e eu doidão... ( RODRIGO 2 FAZ MÍMICA DE BEBEDEIRA. RODRIGO SENTA-SE NA FRENTE DOS ESTUDANTES, TODOS DE PÉ)

 

 

ESTUDANTE DE MEDICINA 1 ( MOSTRANDO O CRÂNIO )

 

Vamos explicar o que está acontecendo com o Rodrigo. Vcs tão vendo essa parte aqui?  É o córtex cerebral. O córtex cerebral é a parte do cérebro que trabalha com as informações que chegam dos 5 sentidos. Quando a pessoa bebe, o córtex cerebral passa a trabalhar bem mais lentamente. E isso afeta todos os seus sentidos: sua visão embaça, a audição diminui e você começa a enrolar as palavras para falar. É mais ou menos assim: 

 

 

                                  CENA :  IMPROVISAÇÃO 


OS 4 JOVENS VÃO PARA O MEIO DO PALCO E FAZEM UMA PEQUENA CENA COM O RODRIGO  2, SOBRE PROBLEMAS DE VISÃO, AUDIÇÃO E FALA. A TURMA DEVE DESENVOLVER EM GRUPOS O CONTEÚDO DAS IMPROVISAÇÕES. O RODRIGO 2 DEVE APARENTAR ESTAR SEMPRE MUITO BÊBADO, FALANDO BESTEIRA E PAGANDO MICO. COMO OS JOVENS REAGEM MUITO BEM AO RISO, É INTERESSANTE QUE OS “ MICOS DO RODRIGO” TENHAM UMA ESSÊNCIA CÔMICA. AO FINAL DE CADA IMPROVISAÇÃO, O GRUPO CONGELA, AGUARDANDO A DEIXA PARA A PRÓXIMA CENA.

 

 

ESTUDANTE DE MEDICINA 2 ( MOSTRANDO O CRÂNIO )

 

Aqui fica o sistema nervoso central. O álcool afeta muito o sistema nervoso central, e retarda todo o funcionamento do cérebro e da medula. Do jeito que ele bebeu, o Rodrigo vai falar mais lentamente, se mover mais lentamente, e o pior: PENSAR mais lentamente.....

 

 

CENA :  IMPROVISAÇÃO

A TURMA DEVE DESENVOLVER UMA PEQUENA CENA A PARTIR DA SITUAÇÃO DESCRITA ACIMA. CONGELA AO FINAL.

 

 

ESTUDANTE DE MEDICINA 3 ( MOSTRANDO O CRÂNIO )

 

Aqui estão localizados os lobos frontais do cérebro. Eles são responsáveis pela formação de ideias, tomada de decisões e autocontrole. Por isso que quando uma pessoa bebe, ela passa a ter dificuldades de controlar suas emoções e impulsos. Por causa da ação nos lobos frontais, o Rodrigo bêbado se tornava violento e agia sem pensar. 

 

 

CENA :  IMPROVISAÇÃO

A TURMA DEVE DESENVOLVER UMA PEQUENA CENA A PARTIR DA SITUAÇÃO DESCRITA ACIMA. CONGELA AO FINAL.

 

 

ESTUDANTE DE MEDICINA 4 ( MOSTRANDO O CRÂNIO )

 

Aqui fica o hipocampo, onde as memórias são criadas.  O álcool danifica o hipocampo, e aí a pessoa que bebeu simplesmente não consegue lembrar o que acabou de aprender, como o nome de alguém que conheceu. E se a pessoa beber muito rapidamente, pode simplesmente apagar. As pessoas que bebem muito, e no dia seguinte não lembram de nada do que aconteceu, é porque tiveram seu hipocampo afetado.

 

 

CENA :  IMPROVISAÇÃO

A TURMA DEVE DESENVOLVER UMA PEQUENA CENA A PARTIR DA SITUAÇÃO DESCRITA ACIMA. CONGELA AO FINAL.

 

 

ESTUDANTE DE MEDICINA 5 ( MOSTRANDO O CRÂNIO )

 

Aqui está o cerebelo, responsável pela coordenação, pensamento lógico e estado de consciência. Sob o efeito do álcool, o cerebelo é quem faz as mãos ficarem trêmulas, e a pessoa perder o equilíbrio e a noção de onde está.

 

 

CENA :  IMPROVISAÇÃO

A TURMA DEVE DESENVOLVER UMA PEQUENA CENA A PARTIR DA SITUAÇÃO DESCRITA ACIMA. NESSA CENA O RODRIGO  2, TOTALMENTE SEM EQUILÍBRIO, PODE TENTAR USAR O SKATE, E PAGAR O MAIOR MICO. CONGELA AO FINAL.

 

 

ESTUDANTE DE MEDICINA 6 ( MOSTRANDO O CRÂNIO )

 

O hipotálamo é uma pequena parte do cérebro cuja função é regular processos metabólicos e outras atividades autônomas do corpo humano. O álcool perturba muito o trabalho do hipotálamo.  Sob o efeito do álcool, o hipotálamo faz com que a pressão arterial, a sede e a vontade de urinar aumentem, enquanto a temperatura do corpo e a frequência cardíaca diminuem.

 

 

CENA :  IMPROVISAÇÃO

A TURMA DEVE DESENVOLVER UMA PEQUENA CENA A PARTIR DA SITUAÇÃO DESCRITA ACIMA. CONGELA AO FINAL.

 

 

ESTUDANTE DE MEDICINA 7 ( MOSTRANDO O CRÂNIO )

 

O bulbo raquidiano é o piloto automático do seu corpo. Ele mantém seu coração batendo, permite que você respire sem pensar nisso, e mantém seu corpo na temperatura certa. Quando a pessoa bebe, desregula o bulbo raquidiano, fazendo com que a respiração e a frequência cardíaca fiquem mais lentas, e a temperatura do corpo caia. Ah, e muito importante: beber uma grande quantidade de álcool em um curto período de tempo pode desligar o bulbo raquidiano. É aí que a pessoa entra em coma alcoólico.

 

 

CENA :  IMPROVISAÇÃO

A TURMA DEVE DESENVOLVER UMA PEQUENA CENA A PARTIR DA SITUAÇÃO DESCRITA ACIMA. CONGELA AO FINAL.

 

 

RODRIGO ( SE LEVANTANDO E INDO PARA O CENTRO DO PALCO)

 

Viram só a quantidade de micos que eu paguei? Nunca mais... Descobri que na vida, o mais bacana é descobrir o que você gosta, fazer com dedicação e viver sob sua própria influência! Valeu!

 

 

ENQUANTO RODRIGO FALA, TODOS OS ATORES EM CENA SE POSICIONAM EM SILÊNCIO ATRÁS DELE.AO TÉRMINO DA FALA, RODRIGO E TODOS OS ATORES FAZEM REVERÊNCIA. APLAUSOS.