ESQUETES  TEATRAIS

Leis do Pensamento

 

11 ATORES:

 

SUZANA

ALICE

PROFESSOR

8 ESTUDANTES

 

 

CENA

 

SUZANA EM UM LADO DO PALCO, ALICE DO OUTRO. AS DUAS EM PÉ. ALICE LIGA PARA SUZANA.

 

 

SUZANA             Alô!

 

 

ALICE                 Suzana, sou eu, Alice. Vc tá ocupada? Ai minha amiga, preciso falar com alguém como você!!

 

 

SUZANA              Como assim “ como eu” ?

 

 

ALICE                   Alguém que entenda dessas coisas!!!

 

 

SUZANA               Que coisas?? Ih... você tá muito esquisita!

 

 

ALICE                    Coisas, sei lá...místicas!

 

 

SUZANA                Ai garota, fala logo, desembucha! Não tô entendendo nada!

 

 

ALICE  

Tá bom, é o seguinte: tem alguma coisa muuuuito estranha acontecendo comigo! Tudo o que eu penso... acontece!!Semana passada passei dois dias pensando em um minicooper vermelho. Carro mais bonitinho né? Aí, no terceiro dia fui sair de casa, e tinha um minicooper vermelho estacionado na porta da minha casa!!!

 

 

SUZANA                 E daí?...

 

 

ALICE

E daí??? Helloooo! Eu não moro no Morumbi não, o máximo que vejo estacionado na minha rua é o fusquinha azul conversível do seu Ataíde.

 

 

SUZANA                Não estou entendendo aonde você quer chegar Alice...

 

 

ALICE

Tudo bem, continuando. Achei aquilo esquisito, mas,ok, coincidência. Aí uma amiga minha postou uma foto linda de um pavão no facebook. Adoro pavão, você sabe. Fiquei pensando que eu adoraria ter um arranjo no meu quarto com penas de pavão. De noite fui para casa do meu pai... e achei uma pena de pavão dentro do elevadooooor !!!! ( VOZ ATERRORIZADA)

 

 

SUZANA                Pegou a pena? Ai Alice, vai ver que mora algum carnavalesco no prédio do seu pai...

 

 

ALICE

Você não está me levando a sério, né? Essas duas coisas acontece- ram em menos de 1 semana!! E ontem fechou! Ontem tive uma vontade louca de beber coca-cola. Você sabe que minha mãe é radical, não compra refrigerante por nada nesse mundo! Mas me deu uma vontade, não conseguia parar de pensar no raio da coca-cola. Chego em casa, e minha mãe me manda essa: “ - Alicinha meu amor, não sei o que me deu mas fui no mercado e olha o que te comprei” . E me entrga uma lata de coca-coooooolaaaaa! Tô apavorada!

 

 

SUZANA                Apavorada por que??

 

 

ALICE

Suzana, acorda!!! Coisa mais esquisita!! Eu penso, acontece, eu penso acontece! Será que tem... algum espírito me seguindo... e fazendo essas coisas para me assustar?

 

 

SUZANA                 Ai Alice, deixa de ser louca! E se tivesse algum espírito, tava mais pra fada-madrinha...

 

 

 

ALICE

Sério Suzaninha, eu preciso saber o que está acontecendo senão aí  sim vou ficar louca de verdade. Me ajuda, vai!! O que que eu faço? Será que eu  procuro uma mãe-de-santo? 

 

 

SUZANA                Que mãe-de-santo garota!! Senhor, dai-me paciência! Olha, vc precisa falar é com um físico!!

 

 

ALICE                     Hã?....

 

 

SUZANA

Vou te passar por e-mail o telefone de um amigo do meu pai, professor de física quântica. O cara é fera, e tem um grupo de estudo. Você vai e fala com ele que ele vai te explicar, tá?

 

 

ALICE                    Ai Suzaninha, te amo!! Bjs

 

 

SUZANA                 Bjs. ( DESLIGAM E VÃO SAINDO DE CENA). Por que eu só conheço gente louca?

 

 

ENTRA EM CENA O PROFESSOR E 8 ESTUDANTES . OS ESTUDANTES SENTAM NO CHÃO EM DOIS GRUPOS DE 4,  VIRADOS PARA O MEIO DO PALCO.  O PROFESSOR COMEÇA A FALAR EM PÉ, NO MEIO DO PALCO.

 

 

PROFESSOR

Gente, vamos começar relembrando a aula passada. A física quântica estuda os eventos que ocorrem nas camadas atômicas e sub-atômicas, ou seja, entre as moléculas, átomos, elétrons, prótons,  e outras partículas. Uma partícula é... (OLHA PARA OS ALUNOS)

 

 

ALUNO 1                ... uma mínima dimensão da massa, no limite da divisibilidade. 

 

 

PROFESSOR

Isso! No dia-a-dia, mesmo sem termos  conhecimentos sobre a física quântica, temos em nossa esfera de consumo muitos de seus resultados concretos, como por exemplo o computador , o controle remoto, os equipamentos hospitalares de ressonância magnética. 

 

 

ALUNO 2

Professor, eu entendi que a física quântica trabalha basicamente com conceitos relativos as partículas e a radiação eletromagnética. É isso mesmo?

 

 

 PROFESSOR         Exatamente! E vocês entenderam bem o que é a radiação eletromagnética?

 

 

ALUNA 3

Acho que sim! A radiação eletromagnética são ondas produzidas pela oscilação ou aceleração de uma carga elétrica. Essas ondas têm componentes elétricos e magnéticos.

 

 

PROFESSOR

E a radiação eletromagnética é  invisível para nós porque não necessita de um ambiente material para se propagar. Como ela se propaga?

 

 

ALUNO 4               Ela se propaga transportando a energia no espaço vazio.

 

 

PROFESSOR         Perfeito! Quem pode me dar um exemplo de radiação eletromagnética?

 

 

ALUNA 5                A luz!

 

 

PROFESSOR          Isso!

 

 

ALICE ENTRA EM CENA, TOCA UMA CAMPAINHA IMAGINÁRIA. PROFESSOR PEDE UM MINUTO AOS ALUNOS E ABRE UMA PORTA IMAGINÁRIA.

 

 

ALICE                     Oi! Eu sou Alice, amiga da Suzana.

 

 

PROFESSOR

Ah, ela me falou de você! Você é a menina que entrou no minicooper vermelho segurando uma pena de pavão enquanto bebia coca-cola!

 

 

ALICE                    Hã... Não exatamente....

 

 

PROFESSOR          Eu sei, tô brincando.  Entra, fica à vontade. Gente, essa é a Alice.

 

 

TODOS SE CUMPRIMENTAM RAPIDAMENTE COM OIS, E AÍ, PRAZER. ALICE SENTA COM OS ALUNOS.

 

 

ALUNO 6                Professor, e por que existe essa tendência em unir conceitos quânticos às teorias sobre a consciência?

 

 

PROFESSOR

Muitos físicos, como o próprio Albert Einstein, defendem o poder das radiações eletromagnéticas do pensamento humano. Por causa disso a física quântica passou a ter uma conexão com conceitos filosóficos, psicológicos e espirituais. É como se a física quântica tivesse destacado o fato de que a mente humana é o centro energético e magnético de poderes que ignoramos, mas que são super normais.

 

 

ALUNO 7                Ou seja, os poderes da mente que não sabemos usar.

 

 

PROFESSOR

Exatamente. Por exemplo, a Alice veio aqui hoje porque nos útlimos 10 dias ela pensou em coisas que acabaram se materializando na vida dela. 

 

 

ALICE                    É gente, e eu preciso admitir que fiquei bastante assustada...

 

 

PROFESSOR

Alice, vamos imaginar que você, sem querer , tenha usado fortemente, sem a menor consciência ou controle, a radiação eletromagnética do seu pensamento para atrair as coisas que você queria.

 

 

ALUNO 8

Isso é o que chamam de Lei da Atração, certo? Ou seja, que todo o pensamento que você mantém regularmente na sua cabeça tende a se manifestar na sua vida. Ou seja,  que  o seu pensamento atrai tudo o que você foca com regularidade.

 

 

PROFESSOR

Se pensarmos dessa forma, isso explica muita coisa. Simplesmente significa que existe uma tendência natural de atrairmos para a nossa vida tudo o que focamos nosso pensamento de forma constante. Vocês já notaram como as pessoas pessimistas são comprometidas com o seu pensamento negativo? É como se sentissem que há uma grande honra em ver constantemente só o lado ruim das coisas. Tudo na vida dessas pessoas tende a dar muito mais errado do que certo! 

 

 

ALUNO 7

Minha mãe diz que tudo dá certo na minha vida porque eu tenho o pensamento sempre positivo, e por causa disso minha atitudes são positivas. Ela me diz que a gente não tem noção do poder do próprio pensamento.

 

 

PROFESSOR

Por isso devemos estar sempre muito atentos ao tipo de pensamen-  tos que mantemos na nossa mente. Se tivermos medo das coisas, e pensamos em fracasso o tempo todo, com certeza o fracasso vai se manifestar. Mas se pensarmos em alegrias, realizações e sucesso, isso também se manifestará. É como se a mente não filtrasse o que é bom ou ruim. Ela só manifesta os nossos pensamentos mais constantes.  

 

 

ALUNA 5                Gente, me tira uma dúvida que surgiu agora... Todo mundo sabe que eu sou louca pelo Guto!!

 

 

ALUNA 3                Lá vem você de novo! Ninguém aguenta mais ouvir você falar no Guto!

 

 

ALUNA 5  

Psss, não me atrapalha. Então, se eu passar o mês inteiro bem concen-  trada, só pensando no Guto me dando o maior beijo da história,  vai acontecer??

 

 

PROFESSOR

(RINDO) Olha, pode até ser, mas infelizmente não é bem assim. Você pode atrair coisas que dependam exclusivamente da sua vontade, não da vontade do outro. Aí você teria que interferir no pensamento do outro, o que não é o caso da Lei da Atração.

 

 

ALUNDA 5             Ô tristeza....

 

 

PROFESSOR

Bom gente, para fechar esse assunto, queria que vocês pensassem no seguinte: Nós somos os criadores da nossa própria realidade, e fazemos isso por meio do nosso pensamento e nossas ações. E entender isso, ter essa percepção, é a única coisa que precisamos fazer para realizarmos tudo o que queremos, e tornar nossa própria felicidade uma prioridade nas nossas vidas. Agora vamos passar para a sala de vídeo, que vamos ver um documentário sobre cientistas falando sobre física quântica. Vamos?

 

 

ATORES SAEM DE CENA CONVERSANDO