top of page
ESQUETES  TEATRAIS

AUTOESTIMA

Marta conversa com amigas

 

11 ATRIZES:

 

MARTA 

10 AMIGAS

 

 

CENA

 

TODAS AS ATRIZES ENTRAM EM CENA.  MARTA SENTA SOZINHA NA BOCA DO PALCO. AS AMIGAS  SENTAM ATRÁS DELA EM DUAS FILAS ALTERNADAS, CADA UMA COM 5 AMIGAS. TODAS FALAM PARA A FRENTE, PARA A PLATEIA, MAS COMO SE ESTIVESSEM FALANDO UMA PARA A OUTRA

 

 

MARTA                  Gente, sério, preciso aprender formas de desenvolver minha autoestima. 

 

 

AMIGA 1

Amiga,  a primeira coisa é você aceitar a você mesma incondi- cionalmente, do jeitinho que você é. Você precisa entender e aceitar seus pontos fracos, e apreciar e valorizar seus pontos fortes. Você tem que aceitar tudo do jeito que você é, não importa o quê.

 

 

AMIGA 2

Martinha, e aceitar seus pontos fracos não quer dizer que você não vai continuar tentando melhorar ou crescer. É só que quando você se aceita de verdade, você ganha força interior. Aceitação é a base da autoestima saudável.

 

 

MARTA

Ai gente, mas eu me acho tão pouco atraente! E eu cometo tantos erros,  falo tanta bobagem! Sou super insegura! Parece que só faço coisas erradas.

 

 

AMIGA 3

Você é super atraente e inteligente! Mas é assim mesmo, a baixa autoestima faz a gente achar que a gente é muito menos capaz do que é na verdade.

 

 

AMIGA 4

Marta, a gente sabe que ser adolescente não é a coisa mais fácil do mundo! Super normal a gente achar que o outro é melhor, mais bonito, mais interssante e coisa e tal. Mas é tudo só insegurança da nossa cabeça!

 

 

MARTA

Eu sei gente. Mas como, COMO, eu posso melhorar minha autoestima? Não dá para eu continuar vivendo assim não, me achando    sempre um lixo.

 

 

AMIGA 5

Amiga, só tem um único jeito: se aceitar e aprender a se valorizar! Parar de focar no que você acha que tá errado e focar no que tá certo!

 

 

MARTA                  Mas o problema é que eu acho que tá tudo errado!

 

 

AMIGA 6                Ah, mas aí você também tá exagerando demais...

 

 

AMIGA 7

Marta, sabe o que eu acho? Que você deve estar achando que todo mundo é perfeito! Viagem, né? Todo mundo tem ansiedades, frustrações, inseguranças, medos, dúvidas. Raça humana! Todos nós nascemos assim!

 

 

AMIGA 8

E quando você assimilar como todo mundo é muito parecido nesse sentido, com certeza você vai se sentir melhor sobre si mesma. Todo mundo tem problemas, e todo mundo tem valor.

 

 

MARTA                  E como eu faço para eu mesma me dar mais valor?

 

 

AMIGA 9               Bom, primeiro coloque sua atenção em tudo de bom em você. Vai Marta, faz a lista!

 

 

MARTA

Bom, modéstia parte eu sou uma excelente cozinheira. E minha mãe vive me dizendo que eu sou uma ótima filha. Bom, isso eu sou mesmo... Também meus pais trabalham tanto que o mínimo que eu posso fazer é ajudar com as coisas de casa e cuidar da minha irmã. E também sou estudiosa, nunca nem fiquei de recuperação.

 

 

AMIGA 10

Ah, e porque isso tudo é normal para você, você não dá valor! Poxa, isso tudo já é muito bacana, mais que motivo para você se sentir orgulhosa de você mesma!

 

 

AMIGA 1

Falando nisso, se sentir orgulhosa de você mesma é ótima para a autoestima! Você podia achar alguma coisa que você tem muito interesse e se dedicar a aprender. Sabe, desenvolver uma nova habilidade. Sei lá, aprender a tocar um instrumento, ou pintar... 

 

 

MARTA                  Gente, ai que me animei! Sempre quis aprender a tocar piano!

 

 

AMIGA 2    

Marta, são coisas assim, como desenvolver uma habilidade, explorar suas paixões, que ajudam você a desenvolver sua individualidade. 

 

 

AMIGA 3

Ah, e falando em individualidade! Se você quer mesmo cuidar da sua autoestima, não pode viver para agradar os outros. Sua vida é sua vida.

 

 

AMIGA 4

Isso aí, você deve viver a sua vida e fazer as coisas que deixam você feliz, e não fazer coisas só para agradar alguém. Você vai desen- volver muito senso de autoestima quando  parar de tentar agradar a galera e começar a tentar agradar a você mesma.

 

 

MARTA                   Nossa, eu gasto tanto energia tentando agradar os outros...

 

 

AMIGA 5                 Então apende de vez a ser assertiva. Saber dizer não numa boa é muito importante!

 

 

AMIGA 6

E Martinha, se cuida! Quanto mais a gente se cuida, mais a gente sente que está se valorizando. Eu acho que você dorme tão pouco... Tenta dormir mais, se alimentar direito, sem esses efeitos sanfona de sai de dieta entra em dieta! Tenta achar uma alimentação saudável e balanceada. 

 

 

AMIGA 7

E pensa seriamente em começar a fazer um exercício Marta! Pelo amor de Deus amiga, você é muito preguiçosa! Não é só para a saúde física não, é para a saúde mental também!

 

 

MARTA                   Ai que preguiça... Mas preciso mesmo, estou muito sedentária...

 

 

AMIGA 8

Martinha, e por último, mas muito muito importante: se concentra em remover a negatividade dos seus pensamentos! Se concentra nas coisas boas da sua vida, que são muitas! 

 

 

AMIGA 9

E fica atenta , presta atenção nos seus pensamentos, observa o que você pensa! Se você se pegar no meio de um pensamento negativo, substitui imediatamente por um positivo, tá?

 

MARTA

Ai gente, obrigada, quanta coisa! Mas juro que eu vou pensar muito nisso tudo. Eu amoooo vocês!

 

 

AMIGA 10              A gente também!

 

 

MARTA LEVANTA E VAI A UMA AMIGA, DÁ A MÃO A ELA E A AMIGA SE LEVANTA. TODAS AS AMIGAS VÃO SE LEVANTANDO, SE DANDO AS MÃOS E SAINDO DE CENA TODAS DE MÃOS DADAS. APLAUSOS, VOLTAM PARA AGRADECIMENTO.

bottom of page