top of page
JOGOS  COOPERATIVOS

Caronas

OBJETIVOS DE DESEMPENHO

 

  •   melhorar a comunicação entre os alunos no trabalho em equipe

  •   desenvolver a habilidade dos alunos de se ouvirem efetivamente

  •  desenvolver a capacidade técnica do grupo para chegar a consensos na resolução de problemas.

  •   desenvolvimento de pensamento lógico e analítico 

 

 

MATERIAL (ao final do documento para impressão)

 

  • Instruções

  • Cartões de Pistas

  • Cartões de Soluções 

 

 

DURAÇÃO

20 a 25 minutos 

 

 

PROCEDIMENTO

 

1. Divida a turma em equipes de 6 alunos em média. Imprima e recorte um conjunto de Cartões de Pistas e Cartões de Soluções para cada equipe. Divida os Cartões de Pistas de forma que cada aluno receba aproximadamente o mesmo número de pistas. 

 

2. Os jogadores devem manter suas cartas viradas para baixo até que as instruções sejam lidas. Peça que um aluno leia as instruções em voz alta, e tire qualquer dúvida que as equipes possam ter.

 

3. Após as instruções serem lidas, cada equipe deve virar seus Cartões de Pistas, e o jogo começa. 

 

4. O facilitador pode distribuir um jogo de Cartões de Soluções por equipe, para tornar a resolução do enigma mais fácil.  Sem os Cartões de Soluções, o jogo torna-se mais desafiador. 

 

5. Conforme forem desvendando o enigma, as equipes devem avisar, e esperar que todos acabem, para que o facilitador confirme a solução do enigma, e todos possam participar das Perguntas para Debate.

 

 

SOLUÇÃO

 

Roberto:       ciclista, músico, minivan prata 

Eric:             caminha, engenheiro, jeep verde

Marcelo:      jogador de golfe, professor, caminhonete preta 

Cristiano:     alpinista, arquiteto, fiat azul

Antônio:      corredor, advogado, audi vermelho

 

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE

 

Você pode trocar ou inserir mais perguntas para debate, conforme suas percepções do trabalho de cada equipe durante o jogo:

 

  • Quem, em cada grupo, fez mais sugestões para desvendar o enigma?

  • As sugestões de todos foram ouvidas? Por que ou por que não?

  • Qual foi a sensação de ser ouvido, de ter a atenção do grupo, quando voceÌ‚

    fez uma sugestão?

  • O que interferiu com a sua capacidade de ouvir os outros? 

 

 

 

MATERIAL PARA IMPRIMIR E CORTAR

CARTÕES  DE  SOLUÇÕES

bottom of page