JOGOS COOPERATIVOS
A Escola Ideal
Objetivo desse Jogo
No trabalho em equipe, jovens emocionalmente inteligentes conseguem equilibrar com sucesso a atenção que dão para a tarefa em questão e a atenção que dão para a forma que se relacionam com os outros membros do grupo. Este jogo ajuda os alunos a analisar suas habilidades de comunicação, colaboração e trabalho em equipe.
Duração: 40 minutos
Material
-
papel flip chart para cada grupo
-
marcadores coloridos para cada grupo
Sugestão para uma introdução divertida
"Levanta a mão quem já esteve em um trabalho de grupo que era como a Torre de Babel, com todo mundo falando ao mesmo tempo, e ninguém prestando atenção direito? Bem... isso não vai acontecer nesse jogo! "
COMO JOGAR
-
Divida os alunos em grupos de 4 a 6. Dê a cada grupo um pedaço de papel flip chart e os marcadores. Incentive cada grupo a se sentar no chão em cÃrculo para essa atividade.
-
Diga aos grupos que a brincadeira é imaginar que um sonho vai se tornar realidade: a escola será completamente reconstruÃda. Nenhuma despesa será poupada, tornando a escola um local de estudo mais eficiente, confortável e equipado. E o melhor de tudo: o arquiteto desse projeto quer opiniões e ideias dos estudantes sobre como eles querem essa nova estrutura escolar.
-
Cada grupo deve esboçar um projeto arquitetônico mencionando os espaços das salas, laboratório de informática, laboratório de ciências, cantina, quadras de esporte, biblioteca, sala de professor, auditório, coordenação, e o que mais vier a cabeça. Os esboços podem usar qualquer perspectiva, e podem ser tão detalhados como eles queiram.
-
O arquiteto prometeu analisar todas as ideias, mas ele fez uma exigência para a criação dos projetos: os membros do grupo devem trabalhar em completo silêncio! Os alunos não podem conversar com seus companheiros de grupo para planejar ou esboçar sua concepção.
-
Dê aos grupos 20 minutos para desenhar sua escola ideal. Nesse desafio, os alunos terão que usar formas de comunicação não verbais: mÃmicas, olho no olho, expressão facial, sinalização.
-
Após finalizado o tempo, exponha os desenhos e peça que cada grupo explique suas idéias para o resto dos alunos.
PERGUNTAS PARA DEBATE
-
Como é que você conseguiu comunicar suas ideias para seus companheiros de equipe? Com que precisão eles conseguiram entender o que você queria dizer, e com que precisão você conseguiu decifrar o que era expressado?
-
Que pistas não verbais se tornaram mais importantes?
-
Será que alguém em sua equipe emergiu como o lÃder? Como a pessoa fez isso?
-
Será que alguém em sua equipe trabalhou como um facilitador, e ajudou na mediação de conflitos durante o jogo? Como a pessoa fez isso?
-
Na vida real, quais os comportamentos que ajudam uma equipe a alcançar seus objetivos? Que tipo de habilidades emocionais e sociais um jovem precisa ter para ser um bom jogador em uma equipe?
-
O que você acha que poderia fazer de diferente para melhorar a sua capacidade de colaborar com os outros? Como você pode usar a comunicação não-verbal de forma mais eficaz?