JOGOS  COOPERATIVOS

A Escola Ideal

Objetivo desse Jogo

 

No trabalho em equipe, jovens emocionalmente inteligentes conseguem equilibrar com sucesso a  atenção que dão para a tarefa em questão e a atenção que dão para a forma que se relacionam com os outros membros do grupo. Este jogo ajuda os alunos a analisar suas habilidades de comunicação, colaboração e trabalho em equipe.

 

 

Duração: 40 minutos

 

 

Material

  • papel flip chart para cada grupo

  • marcadores coloridos para cada  grupo 

 

 

Sugestão para uma introdução divertida

 

"Levanta a mão quem já esteve em um trabalho de grupo que era como a Torre de Babel, com todo mundo falando ao mesmo tempo, e ninguém prestando atenção direito? Bem... isso não vai acontecer nesse jogo! "

 

 

COMO JOGAR

 

  • Divida os alunos em grupos de 4 a 6. Dê a cada grupo um pedaço de papel flip chart e os marcadores. Incentive cada grupo a se sentar no chão em círculo para essa atividade. 

 

 

  • Diga aos grupos que a brincadeira é imaginar que um sonho vai se tornar realidade: a escola será completamente reconstruída. Nenhuma despesa será poupada,  tornando a escola um local de estudo mais eficiente, confortável e equipado. E o melhor de tudo: o arquiteto desse projeto quer opiniões e ideias dos estudantes sobre como eles querem essa nova estrutura escolar.

 

 

  • Cada grupo deve esboçar um projeto arquitetônico mencionando os espaços das salas, laboratório de informática, laboratório de ciências, cantina, quadras de esporte, biblioteca, sala de professor, auditório, coordenação, e o que mais vier a cabeça. Os esboços podem usar qualquer perspectiva, e podem ser tão detalhados como eles queiram. 

 

 

  • O arquiteto prometeu analisar todas as ideias, mas ele fez uma exigência para  a criação dos projetos: os membros do grupo devem trabalhar em completo silêncio! Os alunos não podem conversar com seus companheiros de grupo para planejar ou esboçar sua concepção. 

 

 

  • Dê aos grupos 20 minutos para desenhar sua escola ideal. Nesse desafio, os alunos terão que usar formas de comunicação não verbais:  mímicas, olho no olho,  expressão facial, sinalização.

 

 

  • Após finalizado o tempo, exponha os desenhos e peça que cada grupo explique suas idéias para o resto dos alunos. 

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE

 

  • Como é que você conseguiu comunicar suas ideias para seus companheiros de equipe? Com que precisão eles conseguiram entender o que você queria dizer, e  com que precisão você conseguiu decifrar o que era expressado?

 

  • Que pistas não verbais se tornaram mais importantes?

 

  • Será que alguém em sua equipe emergiu como o líder? Como a pessoa fez isso?

 

  • Será que alguém em sua equipe trabalhou como um facilitador, e ajudou na mediação de conflitos durante o jogo? Como a pessoa fez isso? 

 

  • Na vida real, quais os comportamentos que ajudam uma equipe a alcançar seus objetivos? Que tipo de habilidades emocionais e sociais um jovem  precisa  ter para ser um bom jogador em uma equipe?

 

  • O que você acha que poderia fazer de diferente para melhorar a sua capacidade de colaborar com os outros? Como você pode usar a comunicação não-verbal de forma mais eficaz? 

 

  • ENSINO SOCIOEMOCIONAL

  • PROGRAMAS

  • PROJETOS

  • CAPACITAÇÃO

  • IASEA

  • More

    IASEA horizontal.PNG

    Ensino Socioemocional

    Habilidades Sociais e Emocionais

     

    Benefícios

     

    Prevenção do Bullying

     

    Prevenção da Discriminação

     

    Prevenção do Uso de Drogas

     

    Prevenção da Violência 

     

    Artigos

    Capacitação

    Oficinas de Capacitação

     

    Material Educativo

     

    Tecnologia Social

    Programas Educativos

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Socioambiental

    Referências

    Habilidades Socioemocionais

     

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Ambiental

     

    Educação Complementar

    Projetos

    Jogos Para Família

    Conexão Socioemocional

    Conexão Socioambiental

    Na Responsa: Sob Minha Própria Influência

    Projeto com a NASA

    Na Trilha de Darwin

    Arte no Tema

    IASEA

    Quem Somos

     

    Parcerias

     

    Escolas 

    ONGs

     

    Mídia

     

    Contato

    COPYRIGHT © IASEA.  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

    ​

    Todo os materiais  dos programas do IASEA estão protegidos pela Lei 9.610 de Direitos Autorais. A reprodução de conteúdo em sites, blogs, jornais ou qualquer veículo de distribuição e mídia só poderá ser feita mediante prévia autorização do IASEA.