JOGOS  COOPERATIVOS

Donos  e  Cães

OBJETIVO DE DESEMPENHO

 

  •   melhorar a comunicação entre os alunos no trabalho em equipe

  •   desenvolver a habilidade dos alunos de se ouvirem efetivamente

  •  desenvolver a capacidade técnica do grupo para chegar a consensos na resolução de problemas.

  •   desenvolvimento de pensamento lógico e analítico 

 

 

MATERIAL(ao final do documento para impressão)

 

  • Instruções

  • Cartões de Pistas

  • Cartões de Soluções 

 

 

DURAÇÃO

20 a 25 minutos 

 

 

PROCEDIMENTO

 

1. Divida a turma em equipes de 6 alunos em média. Imprima e recorte um conjunto de Cartões de Pistas e Cartões de Soluções para cada equipe. Divida os Cartões de Pistas de forma que cada aluno receba aproximadamente o mesmo número de pistas. 

 

2. Os jogadores devem manter suas cartas viradas para baixo até que as instruções sejam lidas. Peça que um aluno leia as instruções em voz alta, e tire qualquer dúvida que as equipes possam ter.

 

3. Após as instruções serem lidas, cada equipe deve virar seus Cartões de Pistas, e o jogo começa. 

 

4. O facilitador pode distribuir um jogo de Cartões de Soluções por equipe, para tornar a resolução do enigma mais fácil.  Sem os Cartões de Soluções, o jogo torna-se mais desafiador. 

 

5. Conforme forem desvendando o enigma, as equipes devem avisar, e esperar que todos acabem, para que o facilitador confirme a solução do enigma, e todos possam participar das Perguntas para Debate.

 

 

SOLUÇÃO

 

Gonzo:   Karen, poodle, bola de tênis 

Oscar:    Alice, collie, disco

Zeus:      Michele, labrador, bola de golfe 

Rex:        Sandra, golden retriever, meia velha 

Bruno:     Janete, vira lata, brinquedo de plástico

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE

 

Você pode trocar ou inserir mais perguntas para debate, conforme suas percepções do trabalho de cada equipe durante o jogo:

 

  • A partir dessa experiência, o que vocês acham que aprenderam sobre técnicas de resolução de problemas?

  • O que poderia ter sido feito para o processo ter sido mais eficaz?

  • O que você poderia ter feito diferente?

  • O que você descobriu ser Um Grande Desafio no trabalho em equipe para a resolução de um problema?

  • Quais são os benefícios de trabalhar em conjunto para resolver problemas?

  • Como podemos usar essa experiência para resolver problemas de forma mais eficaz na sala de aula? 

 

 

 

 

MATERIAL PARA IMPRIMIR E CORTAR

  • ENSINO SOCIOEMOCIONAL

  • PROGRAMAS

  • PROJETOS

  • CAPACITAÇÃO

  • IASEA

  • More

    IASEA horizontal.PNG

    Ensino Socioemocional

    Habilidades Sociais e Emocionais

     

    Benefícios

     

    Prevenção do Bullying

     

    Prevenção da Discriminação

     

    Prevenção do Uso de Drogas

     

    Prevenção da Violência 

     

    Artigos

    Capacitação

    Oficinas de Capacitação

     

    Material Educativo

     

    Tecnologia Social

    Programas Educativos

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Socioambiental

    Referências

    Habilidades Socioemocionais

     

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Ambiental

     

    Educação Complementar

    Projetos

    Jogos Para Família

    Conexão Socioemocional

    Conexão Socioambiental

    Na Responsa: Sob Minha Própria Influência

    Projeto com a NASA

    Na Trilha de Darwin

    Arte no Tema

    IASEA

    Quem Somos

     

    Parcerias

     

    Escolas 

    ONGs

     

    Mídia

     

    Contato

    COPYRIGHT © IASEA.  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

    ​

    Todo os materiais  dos programas do IASEA estão protegidos pela Lei 9.610 de Direitos Autorais. A reprodução de conteúdo em sites, blogs, jornais ou qualquer veículo de distribuição e mídia só poderá ser feita mediante prévia autorização do IASEA.