JOGOS  COOPERATIVOS

Você!

Antes de iniciar o exercício, é muito importante explicar para seus alunos quais são os objetivos de desempenho de cada ação. Quando os jovens têm a consciência das habilidades que estarão tentando desenvolver e fortalecer durante os jogos e exercícios, o impacto pessoal é bem maior.

 

 

OBJETIVOS DE DESEMPENHO

 

‣ Interromper padrões mentais automáticos, o que é fundamental para o desenvolvimento do pensamento criativo.

‣ Desenvolver foco, concentração e atenção.

 

 

EXERCÍCIO

 

I. Padrão Básico

 

PARTE 1

 

Todos devem formar uma roda em pé. O professor, participando da roda, começa o jogo apontando para alguém na roda e dizendo "VOCÊ". Essa pessoa então aponta aleatoriamente para outra pessoa dizendo "VOCÊ".

 

O jogo continua até que todo mundo já tenha dito "VOCÊ" apontando para alguém. Não é permitido repetir pessoas. A última pessoa a ser apontada, volta para o professor, apontando-o e dizendo "VOCÊ".

 

 

PARTE 2 

 

Agora pergunte aos alunos se eles se lembram de quem eles receberam o "VOCÊ" e para quem eles apontaram falando "VOCÊ". O exercício é repetido, sendo que:

 

  • todos precisarão apontar e falar "VOCÊ" para exatamente as mesmas pessoas que apontaram anteriormente. 

  • O exercício terá que ser realizado mais rápido nessa segunda vez. 

 

 

 


II. Segundo Padrão
                                                                                                  PARTE 1

 

Diga ao alunos que eles agora realizarão o mesmo exercício com um padrão diferente. Aponte para alguém (diferente da pessoa apontada no Padrão Básico) e peça uma resposta a partir de uma categoria que você escolher. Por exemplo, você pode escolher: ‘a sua comida favorita’.

 

Repita o procedimento inicial, com alunos apontando para pessoas diferentes das que apontaram no Padrão Básico, até que todo mundo tenha dito sua comida favorita e apontado para alguém que não a mesma do padrão básico (sem repetição de pessoas). 

 

PARTE 2

 

Agora inicie o jogo novamente com o Padrão Básico "VOCÊ". 

 

Cerca de 30 segundos depois, comece o Segundo Padrão, da comida favorita, com os estudantes tendo também que apontar novamente para a mesma pessoa da rodada anterior. Os dois padrões estarão acontecendo ao mesmo tempo, exigindo um alto grau de concentração e atenção dos jovens. 

 

Antes de iniciar, incentive-os a fechar os olhos por 20 segundos para se concentrar e conseguir manter o ritmo com os dois padrões acontecendo ao mesmo tempo.

 

 

III. Terceiro Padrão

 

PARTE 1

 

Agora introduza o Terceiro Padrão, com uma categoria diferente. Por exemplo, um animal, super-herói, flor, país, ou o que você escolher. Faça uma rodada com o Terceiro Padrão, seguindo os critérios anteriores ( apontar para uma pessoa que seja diferente das apontadas pelo aluno no padrão básico e segundo padrão).

 

PARTE 2

 

Finalizando o exercício, Inicie o Padrão Básico “VOCÊ”, introduza em seguida o Segundo Padrão, e depois o Terceiro Padrão, tudo na mesma rodada.

  • ENSINO SOCIOEMOCIONAL

  • PROGRAMAS

  • PROJETOS

  • CAPACITAÇÃO

  • IASEA

  • More

    IASEA horizontal.PNG

    Ensino Socioemocional

    Habilidades Sociais e Emocionais

     

    Benefícios

     

    Prevenção do Bullying

     

    Prevenção da Discriminação

     

    Prevenção do Uso de Drogas

     

    Prevenção da Violência 

     

    Artigos

    Capacitação

    Oficinas de Capacitação

     

    Material Educativo

     

    Tecnologia Social

    Programas Educativos

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Socioambiental

    Referências

    Habilidades Socioemocionais

     

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Ambiental

     

    Educação Complementar

    Projetos

    Jogos Para Família

    Conexão Socioemocional

    Conexão Socioambiental

    Na Responsa: Sob Minha Própria Influência

    Projeto com a NASA

    Na Trilha de Darwin

    Arte no Tema

    IASEA

    Quem Somos

     

    Parcerias

     

    Escolas 

    ONGs

     

    Mídia

     

    Contato

    COPYRIGHT © IASEA.  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

    ​

    Todo os materiais  dos programas do IASEA estão protegidos pela Lei 9.610 de Direitos Autorais. A reprodução de conteúdo em sites, blogs, jornais ou qualquer veículo de distribuição e mídia só poderá ser feita mediante prévia autorização do IASEA.