top of page

9 maneiras de combater o bullying: 

Dicas para crianças e responsáveis

 

Como prevenir o bullying para que ele não aconteça,

e o que fazer quando ele ocorre.

 

 

O bullying acontece em quase todas as escolas e com crianças de todas as idades. Mas existem diretrizes simples e eficazes para que os alunos aprendam a se defender e a desviar os ataques. O bullying deve ser interrompido antes que ele realmente comece a acontecer. 

 

A partir de pesquisas realizadas por especialistas em prevenção de bullying do Programa Norteamericano de Prevenção do Bullying, foi criado um manual com nove diretrizes que crianças, pais e professores podem usar para combater o bullying na escola e fora dela. Os problemas de violência e queda de rendimento escolar devido a casos de bullying foram significtivamente reduzidos nas escolas que utilizaram as 9 diretrizes do manual, que se encontram abaixo:

 

 

1. Entenda  o que é o bullying

 

Crianças: O bullying acontece quando uma pessoa ou um grupo de pessoas faz ou diz algo com a intenção de machucá-lo fisicamente ou emocionalmente. Se você está sofrendo bullying, lembre-se: Não é culpa sua. Você pode sentir-se impotente quando outra criança te agride, mas você pode evitar esse assédio moral. Para isso você precisa se informar: entender bem o que é o bullying, aprender o que fazer e como agir para se defender. 

 

Adultos Supervisores: A fim de combatê-lo, você precisa saber bem o que é e o que não é bullying . O bullying não é crianças sendo apenas crianças ou uma brincadeira mais bruta. Bullying é um ato intencional de agressão, persistente, de uma ou mais crianças para uma outra criança mais vulnerável em algum aspecto. Bullying é o abuso dos colegas - e a intimidação sofrida pode causar transtornos emocionais devastadores no desenvolvimento de quem é intimidado. Aprenda a reconhecer os sinais de bullying e converse com seu filho ou alunos sobre ele.

 

 

2. Detecte o bullying em potencial antes que ele aconteça

 

Crianças: Em qual local da sua escola ou bairro você acha que as crianças mais implicam umas com as outras?  Na maioria das vezes isso acontece em áreas onde há poucos adultos. Tente evitar esses pontos críticos. Se existem pontos inevitáveis, como o ônibus ou o parque, e você começa a se sentir ameaçado, se posicione próximo a um adulto. Apenas o fato de você estar perto de um adulto reduz as chances de você sofrer bullying. Além disso, mantenha sempre sua cabeça erguida ( evite andar olhando para baixo) e  fique com os olhos atentos. Se você estiver alerta, você terá mais chances de detectar uma situação de bullying antes que ela aconteça. 

 

Adultos Supervisores: “Se você é responsável por supervisionar crianças brincando, nunca fique em pé perto da porta, você deve estar no meio das crianças”, orienta o instrutor senior Patti Barnum, integrante da equipe de desenvolvimento das ações de prevenção ao bullying. "Esteja alerta e mantenha seus olhos e ouvidos abertos, mas também preste atenção especial na linguagem corporal. Se você ver duas crianças isoladas, uma com olhar assustado e a outra com atitute dominadora, você deve intervir o mais rapidamente possível. "

 

 

3. Seja confiante

 

Crianças: Nas aulas de artes marciais, você é instruído a permanecer atento e a projetar confiança. Utilize essas mesmas habilidades no seu dia a dia: na maneira de andar, de ficar em pé e se apresentar na escola e em outros lugares. Se o seu corpo, rosto e atitude demonstrar confiança, você tem menos chance de sofrer bullying. Quando os seus ombros estão para trás, você parece mais forte. Quando seus olhos  estão olhando para frente em vez de para baixo, é menos provável que você seja surpreendido por qualquer tipo de ataque. 

 

Pais: Reforce essas básicas instruções de artes marciais em casa, e suscite a autoconfiança em seu filho. Quando as crianças são escolhidas como alvos, é porque elas são vulneráveis de alguma forma e não são capazes de se defender - e o agressor sabe disso. Os pais precisam reforçar o comportamento confiante, elogiando e apoiando seus filhos quando eles estão mostrando habilidades de assertividade e liderança. Quando é dito para uma criança que ela está demonstrando confiança, ela valoriza e reforça essa confiança para si própria. Mesmo que seu filho ainda não esteja se sentindo confiante, explique  que em casos de  bullying ele deve agir de forma confiante para evitar um ataque, mesmo que ele esteja se sentindo assustado por dentro.

 

 

4. Fique calmo

 

Crianças: Quando você está sendo chamado de um nome ou empurrado por outra criança, sua reação natural é ficar chateado e usar uma voz assustada. Quando isso acontece, o valentão acha que ganhou. Em vez disso, pratique uma respiração profunda e não demonstre medo em seu rosto, em sua voz ou em sua linguagem corporal. A respiração profunda levará oxigênio para o seu cérebro, para que você possa se controlar e pensar. Se você manter a calma, a situação não pode piorar. Crianças que praticam o bullying não se interessam por vítimas que não pareçam assustadas. Não se esqueça disso. Então, aparente calma.

 

Pais: Quando alguém está prejudicando o seu filho, você naturalmente vai querer pular em defesa. Respire profundamente antes de pensar em enfrentar diretamente o jovem que está praticando bullying contra seu filho - isso só piora tudo por todos os lados. "Quando os pais ficam chateados e reagem perdendo a calma, eles ensinam a criança que essa é a maneira de responder ao bullying. Só que não é", diz Barnum. Assim que você descobrir o que está acontecendo, converse diretamente com o professor, e se for o caso solicite um encontro com os pais da criança  agressora. "Quanto mais calmo você se mantém em qualquer situação, melhor você pensa, e  melhor passa o valor da estratégia para seu filho." Pergunte diariamente ao seu filho se foi tudo bem na escola - esse apoio é fundamental.

 

 

5. Seja amigável

 

Crianças: Mesmo que você se sinta tímido demais para se destacar na multidão da escola, é importante ter amigos. Além de ser muito importante para sua auto-estima, ter um bom grupo de amigos também pode ajudá-lo em situações de bullying. Quanto mais amigos você tiver, menor a probabilidade de você ser intimidado, especialmente se o “valentão” que te perturba descobrir que vai ter que encarar um grupo de pessoas para mexer com você.  Se você ainda estiver se sentindo nervoso sobre fazer amigos na escola, lembre-se que para ter amigos, você deve ser um bom amigo em primeiro lugar. Seja prestativo e parceiro.

 

 

6. Seja Proativo: Fale

 

Crianças: Se você estiver sofrendo de bullying ou vendo o bullying acontecer na escola com alguém, você deve falar com um adulto. Saber a diferença entre fazer mexerico e reportar vai te dar as palavras e a confiança necessária para denunciar situações de bullying. 

 

Fazer mexerico é quando você diz alguma coisa para um adulto  apenas para chamar a atenção para si mesmo, ou para colocar  alguém em apuros. 

 

Reportar é quando você está em busca de proteção para si mesmo ou para outra pessoa. "Muitas vezes os professores são sufocados com as crianças dizendo-lhes todos os tipos de coisas, e os professores às vezes não respondem porque as abordagens acontecem como mexericos", diz o professor Greg Moody, um membro da equipe de prevenção do bullying. "O professor vai responder quando a criança entender a  diferença de linguagem e reportar com calma e seriedade uma situação real".

 

Se acontecer de você não receber a resposta que espera do professor com quem falou, fale com outro adulto responsável, até se sentir seguro.

 

 

7. Seja um Protetor

 

Crianças: Você pode na vida ter aprendido  habilidades pessoais necessárias para se defender contra qualquer tipo de bullying, mas não é toda criança que  tem a confiança que você tem. Então, se você ver uma criança sendo intimidada, sofrendo bullying, que tal pensar que é sua responsabilidade social proteger essa criança mais vulnerável?

 

Se o agressor estiver  apenas usando palavras, caminhe até o garoto que está sendo intimidado, pegue-o pelo braço, diga “ Vem comigo”, e  simplesmente ande para longe do agressor. Na grande maioria dos casos o episódio simplesmente termina aí. Quando você sentir que alguém pode estar em perigo físico, nesse caso corra e avise imediatamente a um adulto. 

 

Sua confiança em uma situação de bullying pode ser todo o necessário para uma intervenção positiva. "Na nossas classes de Taekwondo nós fazemos as crianças praticarem a atitude da intervenção", disse o técnico Barnum. “ Estamos tentando educar crianças confiantes, que consigam perceber que têm habilidades pessoais que outras crianças não têm, e usar essas habilidades para ajudar outros." 

 

 

8. Mude a cultura

 

Professores: Evitar o bullying leva muito mais tempo e esforço do que ações pontuais. É preciso uma mensagem consistente e contínua na sala de aula, nos corredores e pátio da escola. As escolas devem procurar soluções e implantar ações contínuas na prevenção do bullying, e criar o "clima escolar seguro" para todos.

 

Pais: Você pode se sentir como a única pessoa que tem um filho que é regularmente intimidado - até você conhecer e conversar com outros pais. Muitas vezes você descobre que muitas crianças na mesma sala de aula estão sendo intimidadas pelo mesmo agressor. 

 

Os pais do aluno agressor normalmente vivem em situações domésticas de agressividade, e esse aluno precisa receber atenção especial, para que conheça e se identifique com novas referências. Quanto as crianças que são intimidadas, que sofrem o bullying, converse com outros pais sobre isso. Todos juntos devem participar junto com a escola no fortalecimento das habilidades morais e sociais e seus filhos.

 

 

9. Esteja preparado para se defender

 

Crianças: Quando o bullying cruza a linha verbal e moral e parte para a violência, e você tem medo de ser machucado, é importante saber como se defender. A regra nessa situação de defesa é apenas “fazer o suficiente”: corra e relate. Se “fazer o suficiente” nesse caso é correr, tudo bem. Corra para valer, indo imediatamente na direção de um adulto responsável.  Se o agressor estiver te  atacando de forma mais agressiva e você precisar atacar para se defender, faça, e em seguida corra e relate. Isso é um ato de coragem que será admirado por muitos.

 

 

Sarah Olson 

ATA World Magazine - 2010

bottom of page