BIODIVERSIDADE COM A NASA
Em uma parceria com a NASA, o IASEA promoveu um bate-papo ao vivo, por telefone via satélite, entre o astronauta Mike Barrat em órbita na ISS e estudantes de 3 escolas de Paraty - RJ.
OBJETIVO DO PROJETO :
Fomentar a Consciência Socioambiental e desenvolver Habilidades Socioemocionais em jovens estudantes brasileiros.
Pela primeira vez estudantes brasileiros tiveram a oportunidade de falar ao vivo com um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional da NASA. Os estudantes mal podiam acreditar, todos estavam extremamente motivados e envolvidos.
O projeto envolveu duas semanas de atividades: primeiro os estudantes participaram de Oficinas e Palestras sobre a Preservação do Planeta e da Biodiversidade. Depois, a partir de todo o conhecimento adquirido, eles prepararam perguntas para o Astronauta Mike Barratt.
As atividades das oficinas foram construídas com o propósito de desenvolver cinco importantes habilidades socioemocionais nos jovens: Pensamento Analítico, Pensamento Criativo, Autoestima, Autoconfiança e Trabalho em Equipe.
Biodiversidade com a NASA
1
Durante uma semana de atividades, 60 estudantes de 3 escolas de Paraty ( RJ- Brasil) tiveram aulas com palestrantes muito especiais, entre eles:
-
Dr. Simon Boxall, Oceanógrafo, National Oceanography Centre, Southampton
-
Dra. Karen James, Pesquisadora, Natural History Museum , London
-
Dr. Kevin Zelnio, Cientista de Biologia Marinha e Conservação, Scientific American
2
3
4
Ao final das oficinas os alunos prepararam várias perguntas para o astronauta Mike Barratt, a partir de tudo o que aprenderam e debateram durante a semana. Nove perguntas foram selecionadas. Escolhidas as perguntas, elas foram traduzidas para o inglês, e nove crianças foram selecionadas para fazer as perguntas ao vivo. Esses estudantes tiveram aulas de inglês para poder entender e ler suas perguntas. Todos estavam tremendamente envolvidos com a experiência.
Da Nasa, veio a Paraty o Dan Garrison, Cientista Chefe do Diretório de Pesquisa Astromaterial e Ciência Exploratória da NASA (ARES - NASA's Astromaterial Research & Exploration Science Directorate). O Dan também é conselheiro do Departamento de Programas Educativos da NASA, e por isso ele foi escolhido para vir ao Brasil e ajudar em toda a conexão entre Paraty, Houston e a ISS.
E chegou o dia do evento. No palco as crianças, lado a lado, tinham suas perguntas na mão. Na plateia, família, amigos, convidados e muitos jornalistas. O astronauta Mike Barratt só teria conexão com Paraty durante 9 minutos, tempo de sobrevôo da estação espacial sobre a costa verde brasileira. Todos estavam muitos ansiosos. Daria tudo certo, a conexão funcionaria?
5
6
Silêncio total. A atenção de todos estava em Dan Garrison, no canto do palco, em conexão com Houston. E de repente, sim! Escutamos a voz do Astronauta Mike Barratt, direto da ISS. A conexão deu certo. Tínhamos nove minutos. As crianças começaram a fazer as perguntas (que já haviam sido enviadas 2 dias antes para o astronauta).
As respostas do Mike Barratt foram incríveis. A conexão terminou, e muitos aplausos. As crianças, que foram rodeadas por jornalistas, estavam orgulhosas de si e muito autoconfiantes, diante de microfones, luzes e câmeras. Missão Cumprida!
Esse projeto tornou-se uma experiência inesquecível para todos os participantes.
Para a estudante Sabrina de Araújo, 12 anos, autora de uma das questões, participar das oficinas e fazer perguntas ao astronauta "foi uma experiência incrível e inacreditável" e fez com que elas e os amigos se interessassem mais por ciências e meio ambiente. Aluna da rede pública, filha de um marceneiro e de uma doméstica, durante as entrevistas com os jornalistas ela pediu um laboratório de ciências para escola e mais projetos como esse, que auxiliam o aprendizado e "deixam os jovens mais inteirados".