EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
TOMADA DE DECISÃO

A Roda de Histórias

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

 

  • Uma roda de histórias é uma excelente maneira de fazer com que seus alunos conheçam melhor uns aos outros, enquanto conectam suas experiências vividas a questões sociais mais amplas.

 

 

EXERCÍCIO

Contação de histórias

 

 

AULA 1

 

1. Para esse exercício, vale a pena que haja um tempo maior de preparação: avise aos seus alunos, em uma aula, que na próxima aula você fará uma roda de histórias, e que todos devem vir preparados com uma história para contar. Dessa forma todos terão tempo para pensar.  

 

 

2. Avise que no início da próxima aula cada um terá que contar uma história de 3 minutos. 

 

 

3. Agora peça que os alunos sentem em uma roda. Diga que vocês farão primeiro um exercício de memorização. Você falará uma frase e em seguida dirá o nome de algum aluno. Esse aluno terá que repetir exatamente a frase que você falou. Então todos devem se concentrar, para memorizar rapidamente cada frase que você falar:

 

1. As histórias são como uma cola emocional que liga o público a uma mensagem.

 

2. A apresentação efetiva de uma informação deve ser construída em torno de uma história.

 

3. As pessoas gostam de conhecer as origens das coisas.

 

4. As histórias remodelam o conhecimento em algo significativo.

 

5. Histórias ajudam a envolver pessoas e fazer com que elas se importem.

 

6. Histórias transcendem a realidade atual de uma pessoa.

 

7. Histórias são motivantes.

 

8. As pessoas param para ouvir histórias.

 

9.Histórias existem para serem compartilhadas.

 

10. As histórias dão sentido aos dados.

 

 

4. Agora diga aos alunos que repetirá as frases. Só que dessa vez, depois da frase chamará o nome de dois alunos e eles deverão comentar rapidamente a frase.

 

 

AULA 2

 

 

1. Antes de começar essa atividade, estabeleça alguns acordos de grupo para garantir um tom respeitoso durante o exercício. 

Deixe claro que apenas uma pessoa deverá falar de cada vez , e todos os outros devem ouvir respeitosamente . 

 

2. Peça para os alunos sentarem-se em círculo. Avise que cada um terá 3 minutos para contar sua história. Estabeleça um aluno para ser o cronometrista. Cada pessoa terá a mesma quantidade de tempo para falar, sem  nenhum tipo de interrupção.

 

3. Depois que todos tiverem falado, promova uma breve conversa para ver como todos estão se sentindo. 

 

- O que eles aprenderam a partir das histórias? 

 

- Qual foi a sensação de compartilhar uma história com um grupo? 

 

4. Encerre a aula agradecendo a todos por terem compartilhado suas histórias.