EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
TOMADA DE DECISÃO

Escolhas - Linha da Opinião

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  • Os alunos revelarão as suas opiniões escolhendo onde se posicionar em uma linha de opinião.

 

  • Os jovens entenderão a importância do autoconhecimento,  da tolerância, e de saber respeitar pontos de vista diferentes dos seus.

 

 

EXERCÍCIO

 

ESCOLHAS - LINHA DA OPINIÃO fornece uma visão global do ponto de vista de todos os alunos sobre determinadas questões.

 

O exercício permite que os estudantes assumam suas opiniões ativamente e demonstrem seus pontos de vista uns para os outros. 

 

O exercício conscientiza os alunos de como as opiniões podem diferir amplamente entre as pessoas, e que pontos de vista diferentes são naturais e fazem parte da vida de todos. 

 

ESCOLHAS  pode ser utilizado na observação de questões sobre qualquer assunto. A técnica pode ser usada, por exemplo,  antes e depois de você explorar um tópico da sua matéria para avaliar o conhecimento ou as mudanças na opinião dos alunos. 

 

Esse exercício pode ser amplamente usado em aulas de Filosofia, assim como pode ser uma técnica de aprendizagem e revisão para qualquer matéria.

 

 

COMO JOGAR

 

1. Para iniciar o exercício,   você precisa representar duas extremidades de uma linha imaginária. Você pode posicionar duas cadeiras a uma boa distância uma da outra, ou mesmo usar duas paredes opostas da sala.  O importante é definir uma extremidade como "Concordo" e outra extremidade como "Discordo" (ou "Sim" e "Não" para crianças mais jovens). Você pode colocar um sinal , ou um cartaz, definindo cada extremidade.

 

2. Leia uma declaração e peça  que os alunos escolham um lugar para ficar que represente seu ponto de vista. O mais próximo que eles ficarem de uma extremidade, mais convicta é  a opinião que eles estão expressando. Aqueles que não sabem, não tem uma opinião formada, devem se posicionar no meio exato entre as extremidades, como se ali fosse um marco zero. 

 

3. Enfatize que os pontos de vista de todos serão respeitados,  e incentive que os alunos decidam por si próprios, em vez de copiar os seus amigos. Cada vez que você ler uma declaração, dê a todos alguns momentos para  tomarem sua decisão.

 

4. Quando todos tiverem se posicionado em um lugar, escolha alguns alunos para falar sobre sua decisão com os outros. Escolhas os alunos aleatoriamente, posicionados em diferentes partes da linha da opinião, para que eles expli-quem por que se posicionaram naquele determinado ponto. Depois de ouvir alguns comen-tários, você pode perguntar se alguém mudou de idéia e deseja se mover para uma nova posição. Vale a pena pedir aos alunos que se mudaram para explicar o que os fez mudar de ideia.

 

5. Em vez da linha ser imaginária,  você pode também usar um pedaço de corda ou fazer uma linha de giz. A atividade pode ser utilizada na aprendizagem ao ar livre, usando duas árvores ou outros marcos.

 

 

Exemplos de declarações

 

Comece demonstrando a técnica com algumas declarações leves e brincalhonas:

 

  •   Eu prefiro gatos a cães.

 

  • Sorvete de chocolate é o melhor sabor que existe.

 

  •   Brincar com jogos é mais divertido do que assistir televisão.

 

  •   Jogos on-line são melhores do que jogos reais.

 

  • Matemática é mais útil do que Inglês.

 

 

 

Você pode usar declarações diretamente relacionadas a sua matéria. Crie e utilize declarações levando sempre  em conta a idade de sua turma e necessidades de aprendizagem que você considere pertinentes para cada grupo. Alguns exemplos:

 

 

Ciências

 

  • Jóias preciosas são mais valiosas do que árvores.

 

  •  A reciclagem ajuda na preservacão das florestas tropicais.

 

  • A poluição da terra é mais grave do que a poluição do ar.

 

  • A construção de uma barragem hidroelétrica ajuda  a sustentabilidade.

 

  • Eco-turismo é bom para os países em desenvolvimento.

 

  • Todo o tráfego motorizado deveria ser proibido nos centros das cidades. 

 

  • As plantas precisam mais de luz do sol do que de água.

 

  • Os terremotos são causados ​​por vulcões.

 

  • Pesquisas com animais são essenciais para o progresso científico.

 

  •  A energia nuclear é a forma mais limpa de energia.

 

  • A engenharia genética é essencial para o progresso científico.

 

 

 

Geografia

 

  • Há mais pessoas na Escócia do que em Nova Iorque.

 

  • A bússola não funciona no Pólo Norte.

 

 

 

História

 

  • A Revolução Industrial melhorou a sociedade vitoriana.

 

  • A Lei Seca foi uma coisa boa para os EUA.

 

 

 

Tecnologias da Comunicação e Informação

 

  • Videogames nos ajudam a aprender.

 

  • Você pode aprender mais com a internet do que com livros.

 

  • E-books são melhores que os livros de papel.

 

 

 

Matemática

 

  • Se você adicionar dois números ímpares, juntos, você sempre terá um número par.

 

  •   Triângulos sempre somam 180 graus.

 

  •   Três quintos é maior do que três quartos.

 

 

 

Ensino Socioemocional

 

  • Se você quebrar um brinquedo do seu amigo, é melhor não dizer a ele.

 

  • É errado pegar emprestado um lápis de um amigo sem antes perguntar.

 

  • Arriscar nunca é uma boa idéia.

 

  • As pessoas sem casa não deveriam ter autorização para mendigar na rua.

 

  • Todos devem ser vegetarianos.

 

  •   O ensino universitário deve ser gratuito para todos.