EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS

EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS
EMPATIA
A Perspectiva do Outro
OBJETIVOS DE DESEMPENHO
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Os estudantes serão estimulados a entender a importância de analisar as diferentes faces da mesma questão, a fim de compreender as perspectivas dos outros e respeitar pontos de vista diferentes.
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Os estudantes serão apresentados a táticas práticas de intervenção para resolução de conflitos.
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Por meio da construção de personagens na linguagem teatral, os jovens vivenciarão a empatia em situações potencialmente voláteis.
EXERCÍCIO
Esta atividade é projetada para integrar a inteligência emocional a questões sociais e técnicas teatrais.
PARTE I
Debate
1. O exercício inicia-se com um debate onde questões controversas devem ser discutidas e analisadas por vários pontos de vista diferentes.
2. Os alunos devem ser orientados a manter a mente aberta e argumentar entre si ambos os lados de uma mesma questão.
Questões podem incluir, mas não estão limitadas a :
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aborto,
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gravidez na adolescência
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violência na TV e em video-games
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a aceitação da homossexua-lidade como algo natural
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uso de drogas e álcool
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toque de recolher do tráfico nas comunidades
É aconselhável que você utilize questões que acredite ser um problema comum de conflitos entre seu grupo de estudantes, ou em suas comunidades.
PARTE II
“ Eu entendo que...”
1. Depois de utilizar o formato de debate para explorar ambos os lados e perspectivas das questões escolhidas, os alunos devem ser convidados a expressar respeito e empatia por pontos de vista contrários aos seus. Cada aluno deve iniciar sua fala utilizando : “ Eu entendo que...”
Por exemplo, um estudante que seja contra o aborto pode ter uma fala como: “ Eu entendo que mulheres queiram fazer aborto por não estarem preparadas, ou por terem sofrido um estupro, ou....” . O importante é que todos os alunos mostrem com suas falas empatia e respeito por pontos de vista diferentes dos seus.
2. Nessa parte do exercício vale ressaltar com seus alunos a importância de encontrarmos maneiras de respeitar aqueles de quem discordamos. E que tolerância não significa concordância. Significa sabermos respeitar o que não concordamos.
PARTE II
Teatro-Fórum
1. Explique para seus alunos os conceitos básicos do Teatro-Fórum: inicia-se uma cena, pára-se a ação e trabalha-se ou discute-se a ação antes de retomar-se a cena, dando aos alunos a oportunidade de “entrar” na cena sendo apresentada.
O Teatro-Fórum é um tipo de teatro criado pelo inovador e influente diretor de teatro Augusto Boal. Boal criou o Teatro-Fórum como uma forma de ensinar as pessoas a mudar seu mundo. Essa técnica é parte do que ele chama de "Teatro do Oprimido". No Teatro-Fórum a barreira entre o palco e platéia é destruída e o diálogo é implementado.
2. Agora divida a classe em grupos de quatro ou cinco. Peça que cada grupo escolha uma das questões controversas do debate. Eles terão 10 minutos para criar uma improvisação, que incluirá personagens predeterminados e um conflito com a questão escolhida.
Ressalte que a improvisação não deve incluir uma resolução, nem um desfecho. (Exemplo: a família está discutindo sobre a gravidez precoce da irmã mais nova.) A postura de cada um dos personagens deve ser forte, clara e em desacordo com os outros membros da família.
3. Conforme o drama e o conflito na improvisação avança, os outros alunos da classe devem ser encorajados a entrar na cena. Se eles tiverem uma solução possível para um conflito encenado, eles devem entrar na cena e tocar no ombro do ator que eles querem substituir. O ator deve sair de cena imediatamente e a pessoa que tocou o ombro deve assumir o papel e apresentar a solução possível. Todos os atores em cena podem ser substituídos a qualquer momento.
4. Antes das cenas serem iniciadas diga aos alunos que irão entrar na cena que eles não tentarão apenas resolver a situação, mas eles também deverão manter-se sintonizados com o "sentimento" do personagem, respeitando suas opiniões e pontos de vista.
PONTOS PARA AVALIAÇÃO
Durante o exercício observe nos seus alunos o compromisso de cada um com seus próprios pontos de vista, sua capacidade de flexibilidade e empatia, e quais deles exibiram uma participação mais ativa.
Após o exercício peça que cada estudantes escolha um dos conflitos trabalhados e escreva uma redação que deve incluir:
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Argumentos convincentes sobre o conflito a partir da perspectiva de cada personagem.
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Um ou dois parágrafos explicando como cada um dos personagens "sente" a situação.
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Percepções que o aluno pode ter tido sobre as questões ou os sentimentos envolvidos.