EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   CONCENTRAÇÃO
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   CONCENTRAÇÃO

Exercício de Escuta

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  •  Concentrar-se em escutar 

 

  •  Adotar habilidades inter-pessoais de escuta; aprender a escutar e a responder sem julgamento.

 

  •  Desenvolver o pensamento criativo.

 

 

EXERCÍCIO

 

PARTE 1

 

Divida os jovens em duplas. Cada dupla deve escolher um tema sobre o qual possam ter posições opostas. Explique aos jovens que é melhor que eles escolham temas que não sejam muito polêmicos ou controver-sos,  para não gerar grandes debates emocionais. O impor-tante é que  todos possam se concentrar no exercício e no desenvolvimento da habilidade específica: entender a impor-tância de saber escutar em um processo eficaz de comunica-ção. Dê aos jovens o seguinte exemplo de tema e desenvolvi-mento do exercício:

 

"Eu amo Shoppings x Shoppings são terríveis."

 

1. Cada jogador compartilha a sua opinião  com uma frase de cada vez. O importante é que cada frase não tenha relação nenhuma com a frase do outro jogador. Por exemplo:

 

Jogador 1: Shoppings têm tudo o que você precisa em um só lugar.

 

Jogador 2: Shopping são devoradores de energia.

 

Jogador 1: Se eu quero ir para as Lojas Americanas e meus amigos ao cinema, está tudo ali. E você pode almoçar ali mesmo.

 

Jogador 2: Shoppings são um inferno. As pessoas se tornam cada vez mais consumistas e não têm contato nenhum com a natureza.

 

Cada confronto deve durar 1 minuto e meio. Dê as duplas de 5 a 10 minutos para que possam escolher o tema, e para que cada um possa pensar nas suas frases de defesa.

 

 

 

PARTE 2

 

Dessa vez, utilizando o mesmo tema, cada jogador comparti-lha a sua opinião em uma frase de cada vez. O parceiro dessa vez deve responder para-fraseando a sentença do outro jovem, mas sem usar qualquer uma das mesmas palavras. Todos  devem começar  a parafrasear utilizando: "Então o que você está dizendo é ..."   Exemplo:

 

Jogador 1: Algumas das minhas melhores lembranças com meus amigos se passaram em shoppings.

 

Parceiro 2: Então, o que você está dizendo é que há momen-tos felizes com pessoas que você gosta de lembrar e que muitos deles ocorreram em lugares onde as lojas estão todos dentro de um grande edifício rodeado por um enorme parque de estacionamento.

 

O Jogador 1 deve dizer, conforme sua concordância com a interpretação do colega:

 "Sim, foi isso que eu disse" ou 

“ Não, não foi isso que eu disse.

 

Se o Jogador 1 concordar, o Jogador 2 compartilha sua frase e o Jogador 1 a parafraseia. Se o Jogador 1 não concordar, o Jogador 2 deve refazer sua leitura do que foi dito pelo Jogador 1. 

 

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE:

 

  •   Como foi tentar ouvir a outra pessoa, ao mesmo tempo em que você estava falando e defendendo sua opinião?

 

  •   Você pode pensar em momentos em que você está tentando ouvir a outra pessoa , mas os seus próprios pensamen-tos não estão         deixando você prestar atenção?

 

  •   Como foi a experiência de falar sem que o seu parceiro respondesse ao que você disse?

 

  •   Como foi parafrasear o que seu parceiro disse?

 

  •   Algo atrapalhou você no processo de parafrasear o que seu parceiro disse? Você estava ciente de que seus próprios preconceitos,         julgamentos ou percepções simplesmente poderiam interferir na sua interpretação?