EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
EMPATIA

Colocando-se no lugar do outro

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  • Familiarizar os jovens com o exercício da empatia.

 

  • Estimular a criatividade e  o processo de  improvisação.

 

  • Desenvolver habilidades de escrita e preparação de roteiro.

 

 

EXERCÍCIO

 

Nós constantemente precisamos improvisar em nossas vidas. A improvisação pode ser comparada à solução criativa de pro-blemas ou experimentação de novas ideias. 

 

Saber improvisar é muito útil em várias esferas da vida - e também pode ser muito divertido. 

 

Os dois exercícios a seguir abrem novos aspectos da  contação de histórias por integrar a improvisação à escrita. Estes jogos podem apresentar aos alunos certas habilidades criativas que eles nem sabiam que tinham.

 

Os exercícios podem ser  desenvolvidos diretamente a partir de um tema específico ou de um texto no qual você esteja traba-lhando com seus alunos.

 

 

 

PARTE I

Colocando-se no Lugar do Outro 

 

Este é um jogo de atuação improvisada que explora as qualidades  emocionais dentro de uma história. Este jogo começa fomentando discussões sobre escolhas de vida, e sobre como estruturar uma  história.

 

1. Em primeiro lugar, identifique o tema ou temas com os quais você quer trabalhar junto aos seus alunos. Você pode dividir a turma em grupos de no máximo 4 ou 5,  para garantir que todos fiquem ativamente envolvidos. 

 

2. Explique que cada grupo terá 10 minutos para pensar sobre uma história e chegar a um acordo sobre ação e personagens. A base das histórias deve ser a seguinte: 

 

Eles devem criar uma cena sobre algum tema polêmico, onde um dos atores estará  colocando-se no lugar da pessoa vivenciando um problema polêmico específico, e todos os outros devem ser parte da situação.

 

3. Os alunos devem começar a estruturar a história e fazer escolhas sobre o caráter de seu personagem na situação, e como vai agir na história. Tudo é possível. Cada aluno pode assumir um caráter e uma opinião que não tenha nada a ver com a sua opinião pessoal, e defender a ideia na cena . Não há escolhas erradas, desde que todos comprometam-se a contar a história com convic-ção. Diga aos alunos para manterem a história  simples. 

 

4. Depois que as ideias de cena tiverem sido criadas, dê aos alunos mais 10 minutos para  ensaiar as ideias. Lembre a todos para partilhar a liderança e envolver todos no grupo. Após o período de ensaio, designe uma parte da sala como palco e outro como plateia, e peça que todos sentem-se na área destinada a plateia, como público.  

 

5. Os grupos se apresentam um por um. Peça que todos de cada grupo digam juntos: AÇÃO, no início, e CORTA, no final de cada cena. 

 

Lembre aos alunos que eles devem se concentrar antes de suas apresentações.

 

6. O feedback é muito importante nesse exercício, para o compartilhamento de significados. Após cada apresentação, peça que a “plateia” comente sobre o que eles gostaram, o que os surpreendeu, e quaisquer outras observações que eles possam ter em mente. 

 

Explique que o feedback é uma oportunidade para o grupo ouvir e praticar o processo de revisão.

 

 

 

PARTE II

Roteiros

 

1. Imediatamente após as  improvisações os grupos devem escrever o roteiro da cena que apresentaram. Você pode compartilhar com eles algumas páginas de uma peça ou esquete para demonstrar como é a formatação de um roteiro. 

 

2. Escrevendo o roteiro eles podem corrigir ou adicionar algo que eles achem pertinente. 

 

3. Se você tiver tempo suficien-te, os alunos podem reapresentar as cenas após terem escrito os roteiros, e todos poderão sentir que, após roteirizadas, as cenas ficaram melhor estruturadas. 

 

 

  • ENSINO SOCIOEMOCIONAL

  • PROGRAMAS

  • PROJETOS

  • CAPACITAÇÃO

  • IASEA

  • More

    IASEA horizontal.PNG

    Ensino Socioemocional

    Habilidades Sociais e Emocionais

     

    Benefícios

     

    Prevenção do Bullying

     

    Prevenção da Discriminação

     

    Prevenção do Uso de Drogas

     

    Prevenção da Violência 

     

    Artigos

    Capacitação

    Oficinas de Capacitação

     

    Material Educativo

     

    Tecnologia Social

    Programas Educativos

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Socioambiental

    Referências

    Habilidades Socioemocionais

     

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Ambiental

     

    Educação Complementar

    Projetos

    Jogos Para Família

    Conexão Socioemocional

    Conexão Socioambiental

    Na Responsa: Sob Minha Própria Influência

    Projeto com a NASA

    Na Trilha de Darwin

    Arte no Tema

    IASEA

    Quem Somos

     

    Parcerias

     

    Escolas 

    ONGs

     

    Mídia

     

    Contato

    COPYRIGHT © IASEA.  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

    ​

    Todo os materiais  dos programas do IASEA estão protegidos pela Lei 9.610 de Direitos Autorais. A reprodução de conteúdo em sites, blogs, jornais ou qualquer veículo de distribuição e mídia só poderá ser feita mediante prévia autorização do IASEA.