EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS

EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS
PREVENÇÃO DO BULLYING
Fontes de Estresse
OBJETIVOS DE DESEMPENHO
-
Os alunos usarão técnicas teatrais criativas para reconhecer e identificar fontes de estresse não só em suas próprias vidas, mas em maiores ambientes contextuais, como casa e escola.
TERMO CONCEITUAL
Fonte de Estresse - uma atividade ou situação que faz com que uma pessoa experimente os sintomas físicos e emocionais do estresse.
EXERCÍCIO
PARTE I
AQUECIMENTO
A Máquina do Estresse
1. Explique as diretrizes cênicas de como se forma uma Máquina Humana: um aluno inicia um movimento e um som, ambos repetitivos.
2. Os outros alunos, um por um, integram-se ao movimento de um outro aluno, criando seu próprio movimento e som, que serão repetitivos. A união dos movimentos e sons de todos os alunos criarão a " Máquina Humana ".
3. Explique que esta Máquina vai ser a Máquina do Estresse - uma máquina que descreve como os nosso corpos, expressões e vozes parecem quando estamos vivenciando o estresse.
4. Peça aos estudantes para iniciarem a formação da Máquina do Estresse. Um por um, cada aluno deve entrar na formação da máquina, e o próximo deve esperar alguns segundos até que o movimento e o som do aluno anterior estejam bem definidos.
5. Assim que todos os alunos tiverem integrado seus movimentos, e o ritmo esteja claramente estabelecido, peça que a Máquina “acelere”. Dê um tempo e peça para a Máquina “desacelerar”, com os alunos fazendo os movimentos e sons o mais devagar possível.
6. Depois peça que a máquina volte ao ritmo inicial. Diga que todos devem congelar quando você bater palmas.
7. Dê um tempo, bata palmas e finalize o exercício depois que todos estiverem congelados.
PARTE II
Fontes de Estresse
1. Comece esta atividade com uma breve discussão sobre o que é uma fonte de estresse. Faça essas duas mesmas perguntas para diversos alunos:
-
Em que situações você se sente estressado?
-
Como o estresse que você sente é percebido por outras pessoas em um ambiente específico, como uma sala de aula?
PARTE III
Entrevista
1. Divida os alunos em duplas e peça para cada dupla escolher quem será o Entrevistador e quem será o Entrevistado. O aluno que escolher ser o Entrevistado deverá escolher uma situação de estresse, como as que acabaram de debater. As duplas realizarão uma entrevista, durante a qual os Entrevistadores vão tentar descobrir o máximo possível sobre a fonte de estresse que o Entrevistados estão experimentando.
2. Incentive os Entrevistadores a usar questões como:
-
O que causa estresse em você?
-
Você pode descrever como o estresse que você sente provoca mudanças na sua voz, na forma que você se move, e nas coisas que você pensa e fala?
-
Você reconhece, sabe quais são os sinais de estresse no seu corpo?
-
Qual foi a situação até hoje que causou maior estresse na sua vida?
-
Como você lida com o estresse? Como você faz para tentar relaxar e aliviar o estresse? O que relaxa você?
-
Você sabe meditar?
-
Como você acha que pode usar técnicas como resolução de problemas para gerenciar o estresse?
-
Você sabia que a assertividade pode ajudar muito a diminuir o estresse? Você sabe o que é assertividade?
PARTE IV
Teatro-Fórum
1. Peça que três voluntários de cada vez improvisem uma cena com base em uma situação estressante conversada anterior-mente.
2. Em um ponto de tensão, peça que os atores congelem a cena. Convide outros alunos para andar em volta dos persona-gens congelados descrevendo o que eles acham que os personagens estão sentindo, porque, e como as ações dos outros personagens afetam cada um.