EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
PREVENÇÃO DO BULLYING

Fontes de Estresse

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  • Os alunos usarão técnicas teatrais criativas para reconhecer e identificar  fontes de estresse não só em suas próprias vidas, mas em maiores ambientes contextuais, como casa e escola.

 

 

TERMO CONCEITUAL

Fonte de Estresse - uma atividade ou situação que faz com que uma pessoa experimente os sintomas físicos e emocionais do estresse.

 

 

EXERCÍCIO

 

PARTE I

AQUECIMENTO

A Máquina do Estresse

 

1. Explique as diretrizes cênicas de como se forma uma Máquina Humana: um aluno inicia um movimento e um som, ambos repetitivos. 

 

2. Os outros alunos, um por um, integram-se ao movimento de um outro aluno, criando seu próprio movimento e som, que serão repetitivos. A união dos movimentos e sons de todos os alunos criarão a " Máquina Humana ". 

 

3. Explique que esta Máquina vai ser a Máquina do Estresse - uma máquina que descreve como os nosso corpos, expressões e vozes parecem quando estamos vivenciando o estresse. 

 

4. Peça aos estudantes para  iniciarem a formação da Máquina do Estresse. Um por um, cada aluno deve entrar na formação da máquina, e o próximo deve esperar alguns segundos até que o movimento e o som do aluno anterior estejam bem definidos.

 

5. Assim que todos os alunos tiverem integrado seus movimentos, e o ritmo esteja claramente estabelecido,  peça que a  Máquina “acelere”. Dê um tempo e peça para a Máquina “desacelerar”, com os alunos fazendo os movimentos e sons o mais devagar possível. 

 

6. Depois peça que a máquina volte ao ritmo inicial. Diga que todos devem congelar quando você bater palmas. 

 

7. Dê um tempo, bata palmas e finalize o exercício depois que todos estiverem congelados. 

 

 

 

PARTE II 

Fontes de Estresse

 

1. Comece esta atividade com uma breve discussão sobre o que é uma fonte de estresse. Faça essas duas mesmas perguntas para diversos alunos: 

 

  • Em que situações você se sente estressado? 

 

  • Como o estresse que você sente é percebido por outras pessoas em um ambiente específico, como uma sala de aula?

 

 

 

 

PARTE III 

Entrevista

 

1. Divida os alunos em duplas e peça para cada dupla escolher quem será o Entrevistador e quem será o Entrevistado. O aluno que escolher ser o Entrevistado deverá escolher uma situação de estresse, como as que acabaram de debater.  As duplas realizarão uma entrevista, durante a qual os Entrevistadores vão tentar descobrir o máximo possível sobre a fonte de estresse que o Entrevistados estão experimentando. 

 

2. Incentive os Entrevistadores a usar questões como: 

  • O que causa estresse em você?

  • Você pode descrever como o estresse que você sente  provoca mudanças na sua voz, na forma que você se move, e nas coisas que você pensa e fala? 

  • Você reconhece, sabe quais são os sinais de estresse no seu corpo?

  • Qual foi a situação até hoje que causou maior estresse na sua vida? 

  • Como você lida com o estresse? Como você faz para tentar relaxar e aliviar o estresse? O que  relaxa você?

  • Você sabe meditar? 

  • Como você acha que pode usar técnicas como resolução de problemas para gerenciar o estresse?

  • Você sabia que a assertividade pode ajudar muito a diminuir o estresse? Você sabe o que é assertividade?

 

 

 

PARTE IV 

Teatro-Fórum

 

1. Peça que três voluntários de cada vez improvisem uma cena com base em uma situação estressante conversada anterior-mente.

 

2. Em um ponto de tensão, peça que os atores congelem a cena. Convide outros alunos para andar em volta dos persona-gens congelados descrevendo o que eles acham que os personagens estão sentindo, porque, e como as ações dos outros personagens afetam cada um.