top of page
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   CONCENTRAÇÃO
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   CONCENTRAÇÃO

Cérebro Frito

 

 

OBJETIVOS DE DESEMPENHO

 

  • Exercitar a concentração e estimular o pensamento criativo

 

 

BASE CONCEITUAL 

 

As pessoas criativas têm ideias revolucionárias porque elas sabem como sair dos seus caminhos habituais de pensamento. 

 

O jogo Cérebro Frito é projetado para dar um curto-circuito nos velhos canais neurais  dos seus alunos e literalmente forjar novos caminhos elétricos em seus cérebros. 

 

Nós sugerimos que você use o jogo Cérebro Frito como aquecimento para ajudar seus alunos antes de qualquer atividade que envolva planejamento ou resolução de problemas. Uma rodada do Cérebro Frito é empolgante,  ideal para incentivar novas perspectivas e insights no início de uma aula.

 

 

Sugestão para uma introdução divertida

 

Levanta a mão quem já conheceu alguém extremamente criativo! Vocês notaram que às vezes essa pessoa tinha ideias ou disse coisas que pareciam bem loucas? 

 

É verdade: a criatividade, às vezes, parece uma coisa um pouco louca. Mas isso é porque a única maneira de obter ideias realmente originais é romper com o chamado pensamento normal. 

 

Portanto, se queremos ser mais criativos hoje... teremos que ficar todos um pouco mais loucos! O que vocês acham de um pouco de loucura para incentivar a criatividade? 

 

 

COMO JOGAR 

 

 

EXERCÍCIO 

 

  • Diga a seus estudantes para escolherem um número de um a três. Peça-lhes para levantar os dedos com os números escolhidos. Agora diga para eles encontrarem rapidamente outras três pessoas que estão com o mesmo número de dedos, e formarem grupos de 4.

 

  • Uma vez que todos estejam em uma equipe de quatro pessoas, diga-lhes para escolher o membro do time com a menor sobrancelha. Essa pessoa vai ser a primeira Pessoa-Alvo. Em seguida, as equipes devem rapidamente escolher entre si as pessoas que serão a segunda, terceira e quarta Pessoa-Alvo.

 

  • A primeira Pessoa-Alvo deve ficar de frente para a equipe, que agora atua como uma Linha de Fogo. Quando você disser: "Comece Linha de Fogo!”, os alunos, em rápida sucessão, devem dizer em voz alta palavras soltas para a Pessoa Alvo: "Céu"! "Cadeira!" "Verde!" As palavras podem ser absolutamente qualquer coisa, não importa. O importante é que a cada palavra dita, a Pessoa-Alvo responda imediatamente com outra palavra aleatória, que não tenha relação nenhuma com a palavra dita : "Vovó!" "Prego!" 

 

Nota:

As palavras de resposta não podem se relacionar com as palavras ditas, elas precisam apenas ser imediatas. A Pessoa-Alvo deve continuar respondendo palavras aleatórias até que seu cérebro “frite”, ou seja, a pessoa responda alguma palavra relacionada com a que foi dita ou de repente não consiga pensar em nenhuma palavra de resposta  rapidamente. 

 

 

  • Avise aos alunos que quando cada um deles for a Pessoa-Alo, e se pegar gaguejando, hesitando, ou respondendo uma palavra relacionada com a que foi dita, ele tem que gritar: “ Fritei!!!” , e comemorar! A Pessoa-Alvo então passará a ser a última pessoa na Linha de Fogo, e a próxima Pessoa-Alvo se posiciona na frente do grupo.

 

  • Continue o jogo até que todos na equipe tenham sido pelo menos uma vez a Pessoa-Alvo. Em seguida, peça que os alunos voltem a seus lugares. 

 

 

Dicas de como fazer este jogo funcionar bem 

 

A principal dica é manter o jogo em movimento rápido. Ande e vá analisando a atuação das equipes. Se qualquer Pessoa-Alvo desacelerar o ritmo,  falar uma palavra relacionada,  ou hesitar , felicite o aluno por ter sido frito e convide-o a passar a vez. 

bottom of page