EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
PREVENÇÃO DO BULLYING

Bullycídio

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  • Os estudantes serão apresentados a uma das consequências mais graves do bullying - o chamado bullycídio. 

 

  • Os alunos entenderão as implicações mais amplas do bullying na comunidade como um todo. 

 

  • Os alunos serão estimulados a sentir empatia com todos os envolvidos em um caso de bullying.

 

 

 

EXERCÍCIO

 

1. Comece perguntando aos  seus alunos se eles conhecem a palavra “ Bullycídio”. Esclareça o conceito apresentando a seguinte definição: 

 

Bullycídio é o termo utilizado para designar a prática do suicídio motivado pelo bullying.

 

 

2. Escolha um aluno e peça que ele leia em voz alta  para toda a turma o artigo sobre bullycídio ( em anexo). 

 

 

3. Em seguida peça aos alunos que desenvolvam todos juntos uma lista mencionando todas as pessoas que foram impactadas por este evento. Conforme os alunos forem falando, escreva  a lista no quadro. A lista pode conter pessoas tais como: familiares do jovem que assassinou e cometeu bullycídio ( mãe, pai, irmãos, tios, primos, avós ), familiares das vítimas mortas, familiares dos alunos feridos, alunos que estavam na escola, vizinhos, policiais,  padre ( ou pastor ) local, prefeito, governador, presidente, etc...

 

 

4. Agora divida a turma em duplas. Um aluno de cada dupla será um repórter,  e o outro aluno deverá escolher uma das pessoas listadas para interpretar. Conforme os alunos forem escolhendo seus personagens, corte-os da lista.

 

 

5. Dê aos alunos de 10 a 15 minutos para realizarem a entrevista entre si. A dupla pode desenvolver as perguntas em parceria. Peça-os para usar toda a criatividade, e fugir das perguntas muito óbvias. Mas todas as entrevistas devem começar com a seguinte Pergunta de Apresentação:

 

“ Qual é o seu nome e qual a sua relação com essa tragédia?”

 

 

6. Incentive os alunos a assumir alguns dos personagens mais difíceis - por exemplo, de jovens que cometem bullying. (Em nossa experiência, podemos dizer que na grande maioria dos casos os alunos que cometem bullying nunca pensam nas consequências dos seus atos a longo prazo. Estimule os jovens que representarem os intimidadores a deixar claro, de diversas formas, que nunca poderiam imaginar que “as coisas pudessem chegar tão longe”).

 

 

7. Agora coloque todas as duplas em cena. Cada entrevistador deverá fazer 4 perguntas para o entrevistado: a primeira deverá ser a mesma para todos, a Pergunta de Apresentação. As outras 3 devem ser escolhidas pelas duplas, entre as perguntas que fizeram no exercício anterior. A cena deve ter bastante ritmo e muita atenção de todos. Enquanto cada dupla fala, todas as outras duplas devem permanecer congeladas. As duplas devem ficar lado a lado nas cenas, e as entrevistas acontecem na ordem - a dupla ao lado começa assim que a anterior terminar.

 

 

 

PONTOS PARA DEBATE

 

1. Peça que todos os alunos sentem em um círculo e promova um breve debate sobre as causas e consequências do bullycídio.

 

2. Incentive-os a discutir sobre o impacto do bullycídio em uma comunidade. 

 

 

 

 

 

 

ARTIGO

 

CHACINA E BULLYCÍDIO NA ESCOLA MUNICIPAL TASSO DA SILVEIRA

 

Em 7 de abril de 2011, por volta das 8h30min da manhã , aconteceu uma chacina na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola armado e começou a disparar contra os alunos presentes, matando doze deles e deixando 10 gravemente feridos, todos com idade entre 13 e 16 anos. Depois da chacina ele cometeu suicídio.

 

A nota de suicídio de Wellington e o testemunho público de sua irmã adotiva e de um colega próximo apontam que o atirador era reservado e durante anos sofreu bullying na escola. Foi descrito por familiares e conhecidos como um rapaz calado, tímido, introspectivo, que não se metia em problemas nem desrespeitava regras. Ele estudou na E.M. Tasso da Silveira, onde cometeu o crime e se suicidou, até o 9º ano.

  • ENSINO SOCIOEMOCIONAL

  • PROGRAMAS

  • PROJETOS

  • CAPACITAÇÃO

  • IASEA

  • More

    IASEA horizontal.PNG

    Ensino Socioemocional

    Habilidades Sociais e Emocionais

     

    Benefícios

     

    Prevenção do Bullying

     

    Prevenção da Discriminação

     

    Prevenção do Uso de Drogas

     

    Prevenção da Violência 

     

    Artigos

    Capacitação

    Oficinas de Capacitação

     

    Material Educativo

     

    Tecnologia Social

    Programas Educativos

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Socioambiental

    Referências

    Habilidades Socioemocionais

     

    Ensino Socioemocional

     

    Ensino Ambiental

     

    Educação Complementar

    Projetos

    Jogos Para Família

    Conexão Socioemocional

    Conexão Socioambiental

    Na Responsa: Sob Minha Própria Influência

    Projeto com a NASA

    Na Trilha de Darwin

    Arte no Tema

    IASEA

    Quem Somos

     

    Parcerias

     

    Escolas 

    ONGs

     

    Mídia

     

    Contato

    COPYRIGHT © IASEA.  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

    ​

    Todo os materiais  dos programas do IASEA estão protegidos pela Lei 9.610 de Direitos Autorais. A reprodução de conteúdo em sites, blogs, jornais ou qualquer veículo de distribuição e mídia só poderá ser feita mediante prévia autorização do IASEA.