EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   CONCENTRAÇÃO
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   RECONHECER E EXPRESSAR EMOÇÕES

Transferência Emocional

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  • Expressar uma emoção específica em uma interação ao vivo.

 

  • Receber e interpretar informações emocionais.

 

  • Demonstrar o fenômeno do contágio emocional.

 

 

MATERIAL

 

Tabela de Emoções ( imprimir e cortar)

 

 

EXERCÍCIO

 

Divida os alunos em duplas. Os alunos irão destacar e contrastar emoções em uma improvisação, a partir de algum assunto mundano.  Cada ator deverá receber 1 emoção,   sorteada aleatoriamente. A partir daí, cada dupla deverá escolher um tema para a improvisação, onde cada um deverá expressar a emoção recebida.

 

Os estudantes devem realizar interpretações fortes no início da cena, para deixar bem clara a emoção que quer transmitir, e contrastar bem com a emoção escolhida pelo outro. 

 

Em algum momento da improvisação os atores deverão trocar de emoção com o outro. A transferência de emoções entre os atores  funciona melhor se for feita sutilmente, de alguma forma justificada, no contexto da cena de improvisação.

 

 

PONTOS PARA DEBATE

 

A percepção de uma expressão emocional pode fazer com que o espectador identifique elementos dessa expressão e, consequentemente, experimente o estado sentimental associado. 

 

O contágio emocional faz parte de um grupo de fenômenos psicofisiológicos, cognitivos, comportamentais e sociais. No contágio emocional, estímulos indutores de uma pessoa produzem na outra pessoa respostas emocionais que são correspondentes (por exemplo, sorrir em resposta a sorrisos) ou complementares (esquivar-se de um golpe ameaçador). 

 

A susceptibilidade de uma pessoa ao contágio emocional pode ser medida como a frequência com que os estímulos emocionais do outro nos influenciam. 

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE

 

  • Você se considera suscetível ao contágio emocional?  Como o humor de outras pessoas afeta você?

 

  • Quando alguém boceja perto de você, você boceja também?

 

  • Você acha o facebook uma rede de contágio emocional?

 

  • Se alguém está muito nervoso perto de você, você também fica nervoso logo, ou consegue manter a calma?

 

 

Tabela de Emoções