top of page
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   CONCENTRAÇÃO
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   ASSERTIVIDADE

Riscos

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

 

  • Os alunos participarão de   um exercício teatral no qual seus pontos de vista e ações pessoais serão solicitados. A importância do autogerenciamento será explorada.

 

  • Conceito de autogerenciamento para o exercício: “Compreender e controlar efetivamente seus próprios pensamentos e sentimentos. Sentir-se seguro para expor idéias e pontos de vista pessoais diante dos outros.”

 

 

EXERCÍCIO

 

PARTE I 

Poema Riscos

 

1. Peça que os alunos sentem-se afastados uns dos outros, e leia em voz alta o poema Riscos. Antes de ler, peça-lhes para relaxar, fechar os olhos e se concentrar nas palavras e quaisquer significados que elas possam transmitir. 

 

2. Depois da leitura, peça aos alunos para , um por um, resumir este poema em uma palavra ou frase. Oriente-os de que podem resumir com qualquer coisa, um sentimento ou uma observação sobre as palavras do poema.

 

3. Diga que você irá ler o poema novamente, com pausas, e que dessa vez os alunos devem falar nas pausas ,  comentando ou expressando sentimentos ou pensamentos que o poema possa suscitar neles.

 

 

PARTE II 

Expressando Pensamentos

 

1. Peça que os alunos se levantem, andem um pouco e escolham um local para parar. Avise-os que irá falar uma palavra/tema do poema de cada vez, e dará 1 minuto para que todos, de olhos fechados, pensem em como se sentem, pessoalmente, em relação a palavra. 

 

2. Diga que então chamará alunos pelo nome. Ao ser chamado, o aluno deverá improvisar, falando abertamente o que sente sobre a palavra/tema. O aluno deve tentar se descrever a partir da palavra/tema. Por exemplo, o que a palavra/tema significa para ele, como se sente em relação a ela, que características da sua personalidade tem a ver, ou não tem a ver, com a palavra, etc...

 

3, Peça-lhes para pensar cuidadosamente sobre cada palavra/tema, e então expor seus pensamentos  verdadeiramente, sem nenhum tipo de auto-censura . 

 

4. Comece então a dizer as palavras/temas grifados do poema. Escolha 3 alunos por palavra/tema . A cada 3 alunos, mude a palavra/tema , para evitar repetições.

 

 

PARTE II 

Interpretando Pensamentos

 

1. Após ouvir todos os alunos, peça que eles se juntem em grupos de 3. Cada grupo deve ter os 3 alunos que falaram sobre a mesma palavra/tema. Dê algum tempo para que os alunos criem uma cena a partir de sua palavra. Essa improvisação deve envolver o ponto de vista de todos. Eles devem criar uma situação para que possam falar abertamente sobre o tema. Cada um irá reproduzir seus próprios pensamentos, seu ponto de vista real. 

 

2. Oriente os alunos de que a improvisação não precisa ser uma cena completa. Uma situação que possibilite uma troca verbal já é suficiente, principalmente  se você está lidando com um grupo tímido ou inexperiente. 

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE

 

  • De que forma o poema tem a ver com a idéia de assertividade ? 

 

  • Existem certas partes do poema com as quais você se identifica mais ? Quais são?

 

  • Como a idéia de “correr riscos" pode tornar-se algo necessário e positivo ? 

 

  • Como você se sentiu expressando seus pensamentos e pontos de vista sobre um assunto diante de toda turma? 

 

  • Como você acha que sua forma de se expressar pode melhorar depois dessas improvisações ? 

 

  • Como é que a presença de outros afeta a sua forma de se expressar ?                                                         

 

 

 

 

RISCOS

 

Rir - é arriscar parecer o tolo.

Chorar - é arriscar parecer sentimental.
Procurar o outro - é arriscar se envolver.
Expor sentimentos - é arriscar expor seu verdadeiro eu.
Expor suas ideias, seus sonhos diante de uma multidão - é arriscar sua privacidade.
Amar - é arriscar não ser amado de volta.
Viver - é arriscar morrer.
Ter esperança - é arriscar o desespero.
Tentar - é arriscar falhar.

`
Mas os riscos devem ser tomados , porque o maior perigo na vida é não arriscar nada.

A pessoa que não arrisca não faz nada , não tem nada , não alcança nada.

Pessoas que não arriscam podem evitar o sofrimento e a tristeza, mas elas não podem aprender, sentir , mudar, crescer, amar ou viver.

Acorrentadas por sua certeza , elas são escravas , elas perderam a sua liberdade.

Só uma pessoa que arrisca é livre .

 

 

COPYRIGHT © 2025 IASEA.  ALL RIGHTS RESERVED.

All IASEA educational materials are protected by Copyright Law 9.610. Content may only be reproduced on websites, blogs, newspapers or any other distribution or media outlet with prior authorization from IASEA. 

bottom of page