EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS
HABILIDADE: CONCENTRAÇÃO
EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS
HABILIDADE: ASSERTIVIDADE
Fórmula para a Assertividade
OBJETIVOS DE DESEMPENHO
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Os alunos aprenderão formas práticas de se expressar assertivamente para defender suas necessidades e direitos.
EXERCÍCIO
Converse com seus alunos sobre a assertividade ser uma ferramenta particularmente útil para lidar com situações desafia-doras.
Se eles precisam, por exemplo, se preparar para uma conversa importante, onde precisam medir as possíveis consequências de suas falas e opiniões, saber ser assertivo pode ser extremamente valioso.
CENA:
A Fórmula
Os alunos trabalharão individualmente. Eles terão 10 minutos para preparar uma fala a partir das orientações dadas.
Depois todos ficarão lado a lado no palco, de frente para a platéia, e cada um por vez apresentará sua fala olhando para a platéia, como se estivessem falando com uma pessoa.
Peça que os alunos utilizem a “fórmula” a seguir para ajudá-los a preparar cenas com mensagens assertivas. Chame a atenção dos alunos sobre o tom das cenas: as frases devem ser ditas com firmeza, mas de forma positiva e educada. Eles precisam ter cuidado para não passar uma mensagem que possa parecer agressiva.
O objetivo do exercício é que eles aprendam a desenvolver uma comunicação construtiva.
Cada cena deve ter 5 frases:
CENA EM 5 FRASES
Oriente seus alunos a desenvolver uma fala com 5 frases:
1. Situação: Descreva um comportamento de alguém em relação a você que você gostaria que fosse diferente. Nessa primeira frase eles precisam utilizar: “ Quando...” e “ Eu me sinto...”
2. Proposta: Depois faça uma proposta para essa pessoa. Especifique o comportamento que você gostaria que essa pessoa tivesse no lugar do com-portamento que te incomoda. Nessa segunda frase os alunos devem utilizar: “ Eu prefiro...” ou “ Eu gostaria...”
3. Benefícios: Indique os benefícios dessa mudança para ambos. Mostre como essa alteração no comportamento pode trazer benefícios para você e para a outra pessoa. Para iniciar a terceira frase os alunos devem utilizar: “ Dessa forma...”
4. Consequências: Aponte qual seria a consequência da pessoa mudar seu comportamento ou tentar fazer uma mudança positiva. Inicie a quarta frase utilizando: “ Se você... “
5. Acordo: A última frase deve ser igual para todos: “ Pode ser, tudo bem para você?”
Aqui estão dois exemplos de comunicação assertiva:
EXEMPLO 1
“ Quando eu estou no telefone e você me interrompe, eu me sinto irritada.
Eu prefiro que você espere até que eu tenha terminado para me chamar e falar comigo.
Dessa forma você não vai me incomodar, e eu vou poder te dar toda a minha atenção.
Se você puder esperar em vez de me interromper quando estou no telefone, eu não vou mais me irritar e vou conseguir te dar toda a minha atenção.
Pode ser, tudo bem para você?”
EXEMPLO 2
“ Quando você não contribui para os trabalhos de grupo, e fica sentado com os braços cruzados, olhando para fora da janela, eu me sinto com dificul-dade de concentração, e também isso afeta todo mundo no grupo, a gente se sente trabalhando para você.
Eu gostaria que você tentasse ser participativo, dividindo ideias com a gente.
Dessa forma eu acho que todos nós vamos conseguir melhores resultados como uma equipe.
Se você continuar agindo assim, pior do que atrapalhar a gente, você vai estar atrapalhando a si próprio. A gente precisa da sua participação.
Pode ser, tudo bem para você?”
PERGUNTAS PARA DEBATE
Nesse exercício os jovens podem utilizar a oportunidade da cena para acabar enviando mensagens para colegas do grupo que tenham comporta-mentos que os incomoda. Ou seja, o exercício pode acabar se transformando em uma comunicação indireta a partir de situações reais.
Conhecendo seus alunos, adicione às perguntas abaixo questões que você considere pertinente a tudo que você escutou.
Você pode fazer as perguntas ao grupo todo em geral, ou pode fazer perguntas direciona-das a um aluno por vez:
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Vocês já utilizaram esse tipo de abordagem para conversar com amigos sobre questões que te incomodam?
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Você acha que encarar problemas se comunicando dessa forma pode aliviar tensões entre pessoas?
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De 1 a 10, o quão corajoso você acha que precisa ser para iniciar uma conversa assim?
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Você acha que esse tipo de comunicação pode ajudar a desenvolver o respeito mútuo? Por que?
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Você acha que a comunicação assertiva mostra que você respeita a si próprio, pois você quer defender seus direitos de uma forma honesta e diplomática?
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Você acha que essa é uma boa forma de resolver um problema? Por que?