top of page
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   CONCENTRAÇÃO
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
HABILIDADE:   CONCENTRAÇÃO

Exercício de Escuta

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  •  Concentrar-se em escutar 

 

  •  Adotar habilidades inter-pessoais de escuta; aprender a escutar e a responder sem julgamento.

 

  •  Desenvolver o pensamento criativo.

 

 

EXERCÍCIO

 

PARTE 1

 

Divida os jovens em duplas. Cada dupla deve escolher um tema sobre o qual possam ter posições opostas. Explique aos jovens que é melhor que eles escolham temas que não sejam muito polêmicos ou controver-sos,  para não gerar grandes debates emocionais. O impor-tante é que  todos possam se concentrar no exercício e no desenvolvimento da habilidade específica: entender a impor-tância de saber escutar em um processo eficaz de comunica-ção. Dê aos jovens o seguinte exemplo de tema e desenvolvi-mento do exercício:

 

"Eu amo Shoppings x Shoppings são terríveis."

 

1. Cada jogador compartilha a sua opinião  com uma frase de cada vez. O importante é que cada frase não tenha relação nenhuma com a frase do outro jogador. Por exemplo:

 

Jogador 1: Shoppings têm tudo o que você precisa em um só lugar.

 

Jogador 2: Shopping são devoradores de energia.

 

Jogador 1: Se eu quero ir para as Lojas Americanas e meus amigos ao cinema, está tudo ali. E você pode almoçar ali mesmo.

 

Jogador 2: Shoppings são um inferno. As pessoas se tornam cada vez mais consumistas e não têm contato nenhum com a natureza.

 

Cada confronto deve durar 1 minuto e meio. Dê as duplas de 5 a 10 minutos para que possam escolher o tema, e para que cada um possa pensar nas suas frases de defesa.

 

 

 

PARTE 2

 

Dessa vez, utilizando o mesmo tema, cada jogador comparti-lha a sua opinião em uma frase de cada vez. O parceiro dessa vez deve responder para-fraseando a sentença do outro jovem, mas sem usar qualquer uma das mesmas palavras. Todos  devem começar  a parafrasear utilizando: "Então o que você está dizendo é ..."   Exemplo:

 

Jogador 1: Algumas das minhas melhores lembranças com meus amigos se passaram em shoppings.

 

Parceiro 2: Então, o que você está dizendo é que há momen-tos felizes com pessoas que você gosta de lembrar e que muitos deles ocorreram em lugares onde as lojas estão todos dentro de um grande edifício rodeado por um enorme parque de estacionamento.

 

O Jogador 1 deve dizer, conforme sua concordância com a interpretação do colega:

 "Sim, foi isso que eu disse" ou 

“ Não, não foi isso que eu disse.

 

Se o Jogador 1 concordar, o Jogador 2 compartilha sua frase e o Jogador 1 a parafraseia. Se o Jogador 1 não concordar, o Jogador 2 deve refazer sua leitura do que foi dito pelo Jogador 1. 

 

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE:

 

  •   Como foi tentar ouvir a outra pessoa, ao mesmo tempo em que você estava falando e defendendo sua opinião?

 

  •   Você pode pensar em momentos em que você está tentando ouvir a outra pessoa , mas os seus próprios pensamen-tos não estão         deixando você prestar atenção?

 

  •   Como foi a experiência de falar sem que o seu parceiro respondesse ao que você disse?

 

  •   Como foi parafrasear o que seu parceiro disse?

 

  •   Algo atrapalhou você no processo de parafrasear o que seu parceiro disse? Você estava ciente de que seus próprios preconceitos,         julgamentos ou percepções simplesmente poderiam interferir na sua interpretação?

COPYRIGHT © 2025 IASEA.  ALL RIGHTS RESERVED.

All IASEA educational materials are protected by Copyright Law 9.610. Content may only be reproduced on websites, blogs, newspapers or any other distribution or media outlet with prior authorization from IASEA. 

bottom of page