top of page
JOGOS  COOPERATIVOS

Caronas

OBJETIVOS DE DESEMPENHO

 

  •   melhorar a comunicação entre os alunos no trabalho em equipe

  •   desenvolver a habilidade dos alunos de se ouvirem efetivamente

  •  desenvolver a capacidade técnica do grupo para chegar a consensos na resolução de problemas.

  •   desenvolvimento de pensamento lógico e analítico 

 

 

MATERIAL (ao final do documento para impressão)

 

  • Instruções

  • Cartões de Pistas

  • Cartões de Soluções 

 

 

DURAÇÃO

20 a 25 minutos 

 

 

PROCEDIMENTO

 

1. Divida a turma em equipes de 6 alunos em média. Imprima e recorte um conjunto de Cartões de Pistas e Cartões de Soluções para cada equipe. Divida os Cartões de Pistas de forma que cada aluno receba aproximadamente o mesmo número de pistas. 

 

2. Os jogadores devem manter suas cartas viradas para baixo até que as instruções sejam lidas. Peça que um aluno leia as instruções em voz alta, e tire qualquer dúvida que as equipes possam ter.

 

3. Após as instruções serem lidas, cada equipe deve virar seus Cartões de Pistas, e o jogo começa. 

 

4. O facilitador pode distribuir um jogo de Cartões de Soluções por equipe, para tornar a resolução do enigma mais fácil.  Sem os Cartões de Soluções, o jogo torna-se mais desafiador. 

 

5. Conforme forem desvendando o enigma, as equipes devem avisar, e esperar que todos acabem, para que o facilitador confirme a solução do enigma, e todos possam participar das Perguntas para Debate.

 

 

SOLUÇÃO

 

Roberto:       ciclista, músico, minivan prata 

Eric:             caminha, engenheiro, jeep verde

Marcelo:      jogador de golfe, professor, caminhonete preta 

Cristiano:     alpinista, arquiteto, fiat azul

Antônio:      corredor, advogado, audi vermelho

 

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE

 

Você pode trocar ou inserir mais perguntas para debate, conforme suas percepções do trabalho de cada equipe durante o jogo:

 

  • Quem, em cada grupo, fez mais sugestões para desvendar o enigma?

  • As sugestões de todos foram ouvidas? Por que ou por que não?

  • Qual foi a sensação de ser ouvido, de ter a atenção do grupo, quando voceÌ‚

    fez uma sugestão?

  • O que interferiu com a sua capacidade de ouvir os outros? 

 

 

 

MATERIAL PARA IMPRIMIR E CORTAR

CARTÕES  DE  SOLUÇÕES

COPYRIGHT © 2025 IASEA.  ALL RIGHTS RESERVED.

​

All IASEA educational materials are protected by Copyright Law 9.610. Content may only be reproduced on websites, blogs, newspapers or any other distribution or media outlet with prior authorization from IASEA. 

bottom of page