top of page
JOGOS  COOPERATIVOS

Como um Relógio

OBJETIVO DE DESEMPENHO

 

  •   melhorar a comunicação entre os alunos no trabalho em equipe

  •   desenvolver a habilidade dos alunos de se ouvirem efetivamente

  •  desenvolver a capacidade técnica do grupo para chegar a consensos na resolução de problemas.

  •   desenvolvimento de pensamento lógico e analítico 

 

 

MATERIAL  (ao final do documento para impressão)

 

  • Instruções

  • Cartões de Pistas

  • Cartões de Soluções 

 

 

DURAÇÃO

20 a 25 minutos 

 

 

PROCEDIMENTO

 

1. Divida a turma em equipes de 6 alunos em média. Imprima e recorte um conjunto de Cartões de Pistas e Cartões de Soluções para cada equipe. Divida os Cartões de Pistas de forma que cada aluno receba aproximadamente o mesmo número de pistas. 

 

2. Os jogadores devem manter suas cartas viradas para baixo até que as instruções sejam lidas. Peça que um aluno leia as instruções em voz alta, e tire qualquer dúvida que as equipes possam ter.

 

3. Após as instruções serem lidas, cada equipe deve virar seus Cartões de Pistas, e o jogo começa. 

 

4. O facilitador pode distribuir um jogo de Cartões de Soluções por equipe, para tornar a resolução do enigma mais fácil.  Sem os Cartões de Soluções, o jogo torna-se mais desafiador. 

 

5. Conforme forem desvendando o enigma, as equipes devem avisar, e esperar que todos acabem, para que o facilitador confirme a solução do enigma, e todos possam participar das Perguntas para Debate.

 

 

SOLUÇÃO

 

Jaqueline:    08:10, café, pão doce

Michel:         08:15,  suco de laranja, pastilhas de hortelã

Catarina:      08:20, leite, rosquinha

Teo:              08:25, chocolate quente, jornal 

Alexandre     08:30, chá, misto quente

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE

 

Você pode trocar ou inserir mais perguntas para debate, conforme suas percepções do trabalho de cada equipe durante o jogo:

 

  • Por que foi importante ouvir as informações de todos?

  • Como você organizou a sua informação?

  • Você acha que um líder era necessário?

  • Quem acha que teve tranquilidade para ouvir? Quem não conseguiu ouvir direito porque ficou ansioso para falar?

 

 

 

 

MATERIAL PARA IMPRIMIR E CORTAR

COPYRIGHT © 2025 IASEA.  ALL RIGHTS RESERVED.

​

All IASEA educational materials are protected by Copyright Law 9.610. Content may only be reproduced on websites, blogs, newspapers or any other distribution or media outlet with prior authorization from IASEA. 

bottom of page