JOGOS COOPERATIVOS
Donos e Cães
OBJETIVO DE DESEMPENHO
-
melhorar a comunicação entre os alunos no trabalho em equipe
-
desenvolver a habilidade dos alunos de se ouvirem efetivamente
-
desenvolver a capacidade técnica do grupo para chegar a consensos na resolução de problemas.
-
desenvolvimento de pensamento lógico e analÃtico
MATERIAL(ao final do documento para impressão)
-
Instruções
-
Cartões de Pistas
-
Cartões de Soluções
DURAÇÃO
20 a 25 minutos
PROCEDIMENTO
1. Divida a turma em equipes de 6 alunos em média. Imprima e recorte um conjunto de Cartões de Pistas e Cartões de Soluções para cada equipe. Divida os Cartões de Pistas de forma que cada aluno receba aproximadamente o mesmo número de pistas.
2. Os jogadores devem manter suas cartas viradas para baixo até que as instruções sejam lidas. Peça que um aluno leia as instruções em voz alta, e tire qualquer dúvida que as equipes possam ter.
3. Após as instruções serem lidas, cada equipe deve virar seus Cartões de Pistas, e o jogo começa.
4. O facilitador pode distribuir um jogo de Cartões de Soluções por equipe, para tornar a resolução do enigma mais fácil. Sem os Cartões de Soluções, o jogo torna-se mais desafiador.
5. Conforme forem desvendando o enigma, as equipes devem avisar, e esperar que todos acabem, para que o facilitador confirme a solução do enigma, e todos possam participar das Perguntas para Debate.
SOLUÇÃO
Gonzo: Karen, poodle, bola de tênis
Oscar: Alice, collie, disco
Zeus: Michele, labrador, bola de golfe
Rex: Sandra, golden retriever, meia velha
Bruno: Janete, vira lata, brinquedo de plástico
PERGUNTAS PARA DEBATE
Você pode trocar ou inserir mais perguntas para debate, conforme suas percepções do trabalho de cada equipe durante o jogo:
-
A partir dessa experiência, o que vocês acham que aprenderam sobre técnicas de resolução de problemas?
-
O que poderia ter sido feito para o processo ter sido mais eficaz?
-
O que você poderia ter feito diferente?
-
O que você descobriu ser Um Grande Desafio no trabalho em equipe para a resolução de um problema?
-
Quais são os benefÃcios de trabalhar em conjunto para resolver problemas?
-
Como podemos usar essa experiência para resolver problemas de forma mais eficaz na sala de aula?
MATERIAL PARA IMPRIMIR E CORTAR