JOGOS COOPERATIVOS
Você!
Antes de iniciar o exercício, é muito importante explicar para seus alunos quais são os objetivos de desempenho de cada ação. Quando os jovens têm a consciência das habilidades que estarão tentando desenvolver e fortalecer durante os jogos e exercícios, o impacto pessoal é bem maior.
OBJETIVOS DE DESEMPENHO
‣ Interromper padrões mentais automáticos, o que é fundamental para o desenvolvimento do pensamento criativo.
‣ Desenvolver foco, concentração e atenção.
EXERCÍCIO
I. Padrão Básico
PARTE 1
Todos devem formar uma roda em pé. O professor, participando da roda, começa o jogo apontando para alguém na roda e dizendo "VOCÊ". Essa pessoa então aponta aleatoriamente para outra pessoa dizendo "VOCÊ".
O jogo continua até que todo mundo já tenha dito "VOCÊ" apontando para alguém. Não é permitido repetir pessoas. A última pessoa a ser apontada, volta para o professor, apontando-o e dizendo "VOCÊ".
PARTE 2
Agora pergunte aos alunos se eles se lembram de quem eles receberam o "VOCÊ" e para quem eles apontaram falando "VOCÊ". O exercício é repetido, sendo que:
-
todos precisarão apontar e falar "VOCÊ" para exatamente as mesmas pessoas que apontaram anteriormente.
-
O exercício terá que ser realizado mais rápido nessa segunda vez.
II. Segundo Padrão
PARTE 1
Diga ao alunos que eles agora realizarão o mesmo exercício com um padrão diferente. Aponte para alguém (diferente da pessoa apontada no Padrão Básico) e peça uma resposta a partir de uma categoria que você escolher. Por exemplo, você pode escolher: ‘a sua comida favorita’.
Repita o procedimento inicial, com alunos apontando para pessoas diferentes das que apontaram no Padrão Básico, até que todo mundo tenha dito sua comida favorita e apontado para alguém que não a mesma do padrão básico (sem repetição de pessoas).
PARTE 2
Agora inicie o jogo novamente com o Padrão Básico "VOCÊ".
Cerca de 30 segundos depois, comece o Segundo Padrão, da comida favorita, com os estudantes tendo também que apontar novamente para a mesma pessoa da rodada anterior. Os dois padrões estarão acontecendo ao mesmo tempo, exigindo um alto grau de concentração e atenção dos jovens.
Antes de iniciar, incentive-os a fechar os olhos por 20 segundos para se concentrar e conseguir manter o ritmo com os dois padrões acontecendo ao mesmo tempo.
III. Terceiro Padrão
PARTE 1
Agora introduza o Terceiro Padrão, com uma categoria diferente. Por exemplo, um animal, super-herói, flor, país, ou o que você escolher. Faça uma rodada com o Terceiro Padrão, seguindo os critérios anteriores ( apontar para uma pessoa que seja diferente das apontadas pelo aluno no padrão básico e segundo padrão).
PARTE 2
Finalizando o exercício, Inicie o Padrão Básico “VOCÊ”, introduza em seguida o Segundo Padrão, e depois o Terceiro Padrão, tudo na mesma rodada.